x

FÓRUM CONTÁBEIS

LEGALIZAÇÃO DE EMPRESAS

respostas 3

acessos 2.999

Aumento de capital para absorção de prejuízo

ADEMAR HANSAUL JUNIOR

Ademar Hansaul Junior

Iniciante DIVISÃO 2 , Contador(a)
há 13 anos Segunda-Feira | 4 julho 2011 | 15:19

Alguém sabe como eu faço nesse caso: a empresa está sem movimento mas está tendo despesas, essas despesas os sócios estão colocando todo mês como empréstimo com um contrato de mútuo, minha pergunta é se posso aumentar o capital social da empresa para absorção desse prejuízo e zerar o valor dos contratos de mútuo ou se tem alguma outra opção?

Juan Gustavo Lorente Gaston

Prata DIVISÃO 1 , Assistente Auditor
há 13 anos Segunda-Feira | 4 julho 2011 | 15:39

Boa tarde.

A meu ver, não tem como baixar o prejuízo da empresa aumentando o capital.
Pois no próprio lançamento do aumento de Capital ele teria apenas (Resumido):
D - Caixa/Banco
C - Capital Social

O certo é a empresa ter uma receita, pois a "empresa" é criada para gerar receita e se não vai ocorrer isso então o melhor é ela ser fechada, visando que os empréstimos nunca serão pagos.

Acredito que tenham mais coisas em aberto para a empresa ainda estar em aberto.

Lembro que essa é minha opnião.

Juan Gaston
Consulcamp Auditoria e Assessoria
Campinas - SP
https://www.consulcamp.com.br

Prata DIVISÃO 1 , Assistente Auditor
há 13 anos Segunda-Feira | 4 julho 2011 | 16:32

Entendo.

Acredito que tem três opções a serem seguidas, visando que os Sócios não querem mais ter essa divida com a empresa:
- Aumentar o Capital Social com deposito em Banco e assim com esse dinheiro pagar o empréstimo.
- "Procurar" um advogado e fazer um contrato para "zerar" a divida sem que ocorra o pagamento (Não sei se é possível)
- Lembrar os Sócios que para a empresa normalmente não vai acarretar nada ela ter esses empréstimos em aberto, e quando a empresa tiver gerando "lucro" ela vai pagando esses empréstimos.

Juan Gaston
Consulcamp Auditoria e Assessoria
Campinas - SP
https://www.consulcamp.com.br

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade