x

FÓRUM CONTÁBEIS

LEGALIZAÇÃO DE EMPRESAS

respostas 7

acessos 20.698

Contador remunerado pode ser MEI?

Solange

Solange

Bronze DIVISÃO 5 , Não Informado
há 13 anos Quarta-Feira | 10 agosto 2011 | 22:31

Boa noite,

Sei que contador/técnico contábil está na lista de profissionais que podem se escrever como empreendedor individual. No entanto, desejo saber se um contador que já trabalha com carteira assinada e presta serviços autônomo em outra empresa, também pode ser um empreendedor individual ao mesmo tempo?
Desde já, obrigada.

Juliana Machado

Juliana Machado

Iniciante DIVISÃO 1 , Não Informado
há 13 anos Sábado | 20 agosto 2011 | 01:26

Boa noite Solange.

Pelo que fui informada, a pessoa pode sim ser registrada e mesmo assim se cadastrar no MEI.

Fique atenta apenas nos seguintes procedimentos:

Ao participar do MEI você tem como débito mensal, o pagamento do Documento de Arrecadação do Simples Nacional (DAS) que dependendo da atividade pode ser de R$ 27,25 a R$ 33,25. Neste tributo está incluso o ISS(5,00), ICMS(1,00) e INSS(5% salário mínimo).

Com isso você terá um CNPJ. Como pessoa jurídica, você pode prestar serviço, com emissão de NF de serviço, para a empresa em que você é autônomo. As Notas Fiscais somente são obrigatórias no caso de prestação de serviço ás pessoas jurídica. Já para pessoas física, a emissão se torna obrigatória somente se for solicitado.

Agora, na empresa em que sua carteira é assinada, você deve apresentar ao RH a sua inscrição no MEI para que eles façam a arrecadação complementar do INSS. Dessa forma você não pagará duas vezes pelo mesmo tributo, que neste caso é desnecessário pois inscrita no MEI, você terá direito a uma aposentadoria de apenas 1 salário mínimo.

Lembrando que, não é permitido prestar seus serviços como MEI, na empresa em que você é registrada.

Espero ter ajudado um pouquinho.

Para outras dúvidas acesse o site: http://empreendedorindividual.sp.sebrae.com.br/Perguntas.aspx

Solange

Solange

Bronze DIVISÃO 5 , Não Informado
há 13 anos Domingo | 21 agosto 2011 | 11:20

Bom dia , colegas.
Obrigada pela atenção, Juliana. Estarei acessando o site informado.

Detalhando mais o caso:

O contador tem sua na carteira assinada onde há o desconto de 11% do INSS.
Assim que ele começou a trabalhar em outra empresa como autônomo, apresentou o contra-cheque da empresa anterior , e o RH dessa onde presta serviços autônomos passou a recolher o complemento do INSS.

1) Caso ele também queira ser MEI para atender a mais PJ. Ele não poderá deixar de recolher o INSS visto que já recolhe nas empresas anteriores ?

2) Em relação a aposentadoria de apenas um salário mínimo para MEI ?
Vocês não acham , que a melhor opção para ele seria de atender as demais PJ como Autônomo também e não obter um CNPJ ?

Obrigada à todos.

Mário Gilberto Barros de Melo
Moderador

Mário Gilberto Barros de Melo

Moderador , Sócio(a) Proprietário
há 13 anos Quarta-Feira | 31 agosto 2011 | 10:52

Bom dia Miria,

Atendidas as demais exigências para enquadramento como MEI, pode sim.

O fato de ser empregado, não impossibilita de possuir um comércio regido pela sistematica do MEI.

Sobre MEI pode ver todas as informações no link a seguir:

http://www.portaldoempreendedor.gov.br/modulos/inicio/index.htm

"O conhecimento é a única riqueza que quando é dividida, automaticamente se multiplica"
Lucas da Rocha Antunes

Lucas da Rocha Antunes

Prata DIVISÃO 2 , Contador(a)
há 13 anos Quarta-Feira | 25 abril 2012 | 01:12

Prezados, Boa Noite

Em relação a informação ao RH da empresa caso eu seja contratado e posteriormente venha a me registrar como MEI. Esta comunicação deve ser feita independentemente de atingido o teto do INSS que hoje é de R$ 430,09. Pois entendo que você estará pagando duas aposentadorias mesmo não atingindo o teto previdenciário, estou correto??

Estou com um cliente nestas condições e ao meu ver este passo é o correto. Aguardo confirmação dos Colegas Contadores.

LUCAS ANTUNES - CONTADOR
LRA ASSESSORIA CONTÁBIL - O Seu Negócio Começa Aqui
(21) 3173-2758 / 99256-5728/97966-2057
[email protected]
https://www.LRACONTABIL.COM.BR

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade