x

FÓRUM CONTÁBEIS

LEGALIZAÇÃO DE EMPRESAS

respostas 60

acessos 43.396

demora para liberar CNPJ

Rene de Freitas Lopes Netto

Prata DIVISÃO 1 , Técnico Contabilidade
há 13 anos Sexta-Feira | 12 agosto 2011 | 19:04

Boa Noite

Amigos do Fórum

Venho aqui expressar como contabilista minha imensa insatisfação quanto a demora para liberação do CNPJ.

Aconteceu o seguinte,

Fiz um solicitação de CNPJ pelo 3.1 no dia 02 de agosto de 2011 me liberarão o DBE e no outro dia já encaminhei toda a documentação para a receita federal na rua tuiuti no Tatuapé. já se passaram 9 dias e ate agora a receita não me da nenhuma posição quanto a solicitação, fui ate a receita no dia 08/08/2011 e disseram que estavam com falta de pessoal.

Infelizmente isso e mais um descaso do maior órgão federal do nosso Brasil, pois olhem que a 2 meses atras você não esperava nem 1 semana para ter a liberação do CNPJ.

Bem amigos e isso que acontece

Se mais alguém estiver com o mesmo problema comunique aqui.

abraço

Renê Lopes

JUNIOR

Junior

Bronze DIVISÃO 5 , Administrador(a)
há 13 anos Domingo | 14 agosto 2011 | 11:33

Marcelo / Rene, bom dia !
No posto da receita federal do Tatuape esta demorando em média 20 a 45 dias mesmo.
Podera haver casos em que os documentos saiam antes.
Porem caso vc queira ser atendido pessoalmente vc nao conseguirá data para agendar.
Ou seja nao há vagas disponíveis para o agendamento pessoal.
Nos resta mesmo é esperar. Infelizmente !

SERGIO ROCHA PIMENTA

Sergio Rocha Pimenta

Bronze DIVISÃO 4 , Contador(a)
há 13 anos Quarta-Feira | 17 agosto 2011 | 08:56

Bom dia amigos Rene e Marcelo,

Eu também estou impaciente com a situação. Após liberação do DBE, entreguei os documentos na unidade RFB tatuapé no dia 12/08 e até agora, se quer registraram a entrada dos documentos para indicar que está em anáise.

Vocês já tiveram algum retorno positivo?

Abraços,

Sergio Pimenta

há 13 anos Quarta-Feira | 17 agosto 2011 | 10:53

Bom dia

Sergio Pimenta

Ontem obtive um retorno positivo da receita e liberarão o CNPJ.

Apos um serie de reclamações na unidade do tatuape.

demorou exatamente 15 dias apos o envio da documentação.

O que me deixa mais revoltado com o orgão maximo federal, e que em uma reclamação so podera ser feita diretamente no orgao de origens e por telefone so se pode reclamar sobre PF.

mais o importante que apesar da demora me liberarão
so aviso uma coisa amigos nao prometam nada a respeito de CNPJ aseus clientes pois esta demorando e infelizmente nao tem jeito.

atenciosamente

Rene Lopes

SERGIO ROCHA PIMENTA

Sergio Rocha Pimenta

há 13 anos Quarta-Feira | 17 agosto 2011 | 11:27

Realmente Rene, não podemos prometer nada para não gerar expectativas e queixas posteriores por parte dos clientes.

Registrei um questionamento/queixa diretamente na Ouvidoria da RFB. Vejam o questionamento a resposta obtida:

QUESTIONAMENTO:

Prezados Senhores, desejo informações sobre os motivos ou dificuldades que estão levando a unidade da RFB do tatuapé a estender consideravelmente o tempo para análise e emissão de inscrição de CNPJ. Procedimentos que habitualmente eram realizados em até 3 dias, estão demoramdo semanas. Será que, em respeito aos contribuintes e profissionais da área que os atendem, vocês podem tomar alguma providência para resolver isto, além de uma simples resposta de que existe falta de pessoal? É a primeira vez que uso este canal para queixar-se da RFB, e espero sinceramento que seja senvível no sentido de averiguar o que está acontecendo, pois são inúmeras empresas que deixam de iniciar em tempo desejável suas atividades.

RESPOSTA DA RFB:

Sr. Sergio Rocha Pimenta

A análise dos pedidos de inscrição/alteração de CNPJ segue rigorosamente a ordem cronológica de protocolo de entrada, medida que visa garantir que sejam respeitados os direitos de todos. O número de processos, cuja documentação tem que ser analisada individualmente, é muito grande (somente em São Paulo, capital, cerca de 1000 por dia), o que algumas vezes, acaba ocasionando demora na solução.

Não existe prazo determinado na legislação para conclusão dos procedimentos. No município de São Paulo, o tempo médio tem sido de 3 a 5 dias úteis. Porém, em determinadas épocas, dependendo do volume de serviço e da disponibilidade de servidores para executá-lo, ou quando ocorrem problemas episódicos e pontuais, como férias, treinamentos, problemas de sistema, etc, o prazo é dilatado para até 30 dias.

Houve um atraso nos procedimentos devido a problemas estruturais, orçamentários e de pessoal. Infelizmente, no momento, não há providência que possa ser tomada. Todos estão se empenhando para solucionar as ocorrências e, assim evitar prejuízos aos contribuintes. Os transtornos são temporários. Até que a situação se normalize, o tempo necessário para liberação da inscrição/alteração de CNPJ será de 10 a 30 dias.

Atenciosamente,

Ouvidoria do Ministério da Fazenda
SAS Quadra 6, Bloco O, 7° Andar, Brasília/DF, CEP 70070-917
0800 702 1111 - http://portal.ouvidoria.fazenda.gov.br

-------------------------------------------------------------------
Abraços,

Sérgio Pimenta

ROSEMEIRE RIZZI

Rosemeire Rizzi

Bronze DIVISÃO 5 , Técnico Contabilidade
há 13 anos Quinta-Feira | 15 setembro 2011 | 12:07

Bom dia pessoal, estamos realmente decepcionados com os serviços que a Jucesp e Receita Federal não estão realizando. Tenho um cliente que está fazendo alteração de contrato p/ representante comercial. Jucesp demorou 15 dias p/liberar alteração e agora a Receita Federal nem sequer diz que recepcionou os documentos. Meu cliente perdeu o salário de comissão neste mês por não ter emitido a n.fiscal eletrônica. E agora quem vai sanar com os prejuízos dele e a nossa moral onde fica? Onde vamos parar?

marcelo oliveira mendes

Marcelo Oliveira Mendes

Ouro DIVISÃO 2 , Relações Públicas
há 13 anos Quinta-Feira | 15 setembro 2011 | 12:18

Rosemeire Rizzi

Todos os dias faço alguma leitura sobre receita federal/ sefaz e nosso dia a dia tudo quê vejo é um verdadeiro caos total falta de respeito com os contribuintes, e somos obrigados a pedir desculpas em nome da receita federal quê vive alegando falta de servidores, isto é uma vergonha não podemos calar a boca e achar quê está tudo cérto, pois não está pois a conta está alta e é justamente nós quê está pagando.

Alguém precisa fazer alguma coisa do jeito quê está pior não fica!!!

Marcelo

ROSE

Rose

Bronze DIVISÃO 3 , Administrador(a)
há 13 anos Quinta-Feira | 15 setembro 2011 | 12:22

Bom dia pessoas !
No CAC Paulista a baixa de cnpj está sendo processada em 10 dias.

Boa sorte a todos !

Casa do Laptop : ) Sua Grife em Portáteis ; )
Rua dos Gusmões, 310 Loja 10 - Santa Efigênia - São Paulo - SP
Visite: https://www.casadolaptop.com.br
Fones: (11) 3223-9000 ou (11) 3334-0243

* Peças e serviços para laptops ou computadores portáteis *
Rodrigo Araújo Xavier

Rodrigo Araújo Xavier

há 13 anos Quinta-Feira | 29 setembro 2011 | 09:42

Bom dia à todos,
Também estou na situação com 2 alterações na receita, ambas enviadas em 22/09/2011, até o momento a resposta é que a documentação foi recebida com sucesso, e se encontra em análise.
Sacanagem né.

marcelo oliveira mendes

Marcelo Oliveira Mendes

há 13 anos Quinta-Feira | 29 setembro 2011 | 12:08

Carlos Alberto Souza Moreira

Obrigado pela informação, muito estranho pois estou on line com uma contadora do polo industrial e no escritório déla está totalmente sem sistema.

Saudades de curitiba de 10 anos atrás!!!

Marcelo

ANTONIO GOMES

Antonio Gomes

Prata DIVISÃO 4 , Contador(a)
há 13 anos Segunda-Feira | 21 novembro 2011 | 09:07

BOM DIA,
Eu ia postar sobre isso agora, é absudo, porque tanta demora?

mandei o docto do cnpj e já tem duas semanas, é empresa de seviços, não entendo oq pq da demora, pior q meu cliente perdeu um contrato por nao ter o cnpj,
já cheguei a mandar doctos do cnpj na parte da manha e de tarde ja estava cpom o cnpj ok, porq agora esta assim????

depois dizem que querem desburocratizar aberturas, cada vez q passa fica pior, e isso que conseguimos agilizades no processo da jucesp, se nao fosse isso uma abertura vai demorar dois meses? q é isso...

e ainda esse povo vem dizer q estao fazendo de acordo, nos prazos, com rigor, pela mor...

bom, desculpem, mas precisava desabafar essa indignação...

marcelo oliveira mendes

Marcelo Oliveira Mendes

há 13 anos Segunda-Feira | 21 novembro 2011 | 19:23

Falta de respeito!!!
Sei quê não sou o uníco contabilista prejudicado pela ( jucesp )
além de exigências absurdas sem fundamentos legais somos obrigados a esperar uma eternidade, para conseguirmos nossos contratos sem falar o tempo de espéra e infelizmente ninguém está fazendo absolutamente nada para solucionar os problemas.

Na ultima sexta feira estive na rua barra funda e uma funcionária relatou quê está sem pagamento a mais de 2 mêses isto é lamentável pois pagamos caro por algo quê dependemos e não funciona, gostaria de abrir um posto da jucesp só para cobrar os r$ 50,00 cinquenta reais digitalizar as informações e enviar para jucesp, pois os sindicatos e associações estão ganhando muito dinheiro para fazer oquê a jucesp não faz.

Marcelo

ANTONIO GOMES

Antonio Gomes

há 13 anos Terça-Feira | 22 novembro 2011 | 08:41

caro Marcelo, é absurdo mesmo, precisamos fazer algo, vamos mandar diversos -emails ai CRC, sescon, precisamos deles agora

da Jucesp é lamentavel mesmo, vc acredita que fiz uma baixa, e realmente não me atentei e a cnd da previdencia mandei a comum, não a de baixa, deu exigencia, td bem, errei mesmo, ai fiz a cnd da previdencia de baixa e mandei o processo novamente, mandei pelo poupatempo, vc acredita q fiu retirar e deu exigencia, sabe qual? dizia assim, cumprir-se exigencia anterior, nossa, fiquei muito bravo pois a cnd correta etsava la, falei com 3 pessoas da jucesp do poupatempo e todos concordatam comigo, pediram para eu ir reclamar na barra funda, como se adintasse, capaz de dizeram q mudei só depois a cnd, dei entrada novamente como as mesmas cnds e deu ok, como pode?

enfim, cada ano q passa, mais informatização, mais impostos e nós, andando para trás em alguns sentidos

Amaro |

Amaro |

Prata DIVISÃO 2
há 13 anos Quinta-Feira | 1 dezembro 2011 | 18:42

Estou também no mesmo barco! Pendurado a 10 (dez) dias a espera da liberação de alteração do CNPJ postada em 17/11/11. As unidades da SRF estão restringindo o atendimento presencial, convergindo tudo para eletrônico. Você envia toda documentação e fica aguardando liberação no Site da SRF. E nada pode mais fazer, a não ser esperar... esperar... esperar.

Amaro |

Amaro |

Prata DIVISÃO 2
há 13 anos Quinta-Feira | 1 dezembro 2011 | 18:45

Caro Sérgio Pimenta, pela resposta que você recebeu da Ouvidoria da RFB posso concluir que somente o contribuinte têm prazo e sujeição de penalidades "multa" no caso de não cumprir prazos e datas legais. Menos a RFB em cumprir com sua parte.

marcelo oliveira mendes

Marcelo Oliveira Mendes

há 13 anos Quinta-Feira | 1 dezembro 2011 | 18:53

Saco cheio!!!

Ontem levei um processo de baixa de cnpj na unidade tatuapé hoje conseguí fazer dois agendamentos um para a luz outro para santo amaro, fico monitorando o site da receita federal com o objetivo de fazer agendamentos, hoje as 8:00 ninguem atendia no 146 quanto aos processos só deus sabê quando vão ser liberados infelizmente deixamos de fazer outras tarefas tudo por um bendito agendamento.

Para sêr bem claro tenho saudades do tempo das filas para pegar senhas pois muitas noites passei acordado ao menos conseguia atendimento, com tanta modernização milhões de reais arrecadados e a receita federal não abre concursos tão pouco está fazendo licitação para novos atendentes.

Isso é uma vergonha

Marcelo

ANTONIO GOMES

Antonio Gomes

há 13 anos Sexta-Feira | 2 dezembro 2011 | 08:28

amigos,

acabei de entrar no site do SESCON e cliquei em ouvidoria, abre sugestões,copiei este link dessa nossa conversa e perguntei se eles estão cientes e se podem fazer algo

mandei

mandem tbm vamos encher o email deles pra ver se eles nos representam nessa, pois nós sequer estamos sendo atendidos, mandem pessoal, vamo resolver isso.

Marcelo, tbm peguei aquelas filas, mas temos de trabalhar hj com a modernidade e isso tem de funcionar, pagamos por isso, tem de funcionar e temos de saber, e poder dizer pro cliente, q o cnpj demora tantos dias e não dizer q nao sabemos, isso sim é absurdo, vamos utilizar nossas armas, e trbalhar com as ferramentas, concordo, por mim iria pra fila mas eles tem de resolver

mandem pessoal

http://www.sescon.org.br/

vamos ver oq responde, se eles responderem posto aqui, e como copiei o link la, copiem tbm, para eles saberem oq está ocorrendo

abraços

Marco Antonio Faé Venancio

Ouro DIVISÃO 1 , Contador(a)
há 13 anos Sexta-Feira | 2 dezembro 2011 | 12:24

Pessoal, bom dia!

Também estou com processos parados lá. Os nossos prazos são determinados em Lei. Os prazos deles.... simplesmente não existem.

Desculpem-me postar aqui a dúvida abaixo, mas é que não consegui resposta no tópico especifico que fiz (www.contabeis.com.br):

[code]Estou fazendo um processo de Baixa CNPJ com Inscrição Estadual (Sincronizado).

Fiz o preenchimento do CNPJ usando a versão 3.3 e enviei normalmente, informando no final do processo o usuário e a senha do PFE (códigos de acesso da empresa, não é a minha não).

Quando faço a pesquisa do processo, dá a seguinte mensagem:

SEFAZ-SP Senha inválida do controle de acesso do PFE

Já fiz três vezes o processo. Na primeira até pensei que tivesse errado na digitação. No segundo erro, fiz o acesso ao PFE e ao CADESP pra ver se a senha estava com problemas. Mas acessei normalmente com a senha que possuo.

Na terceira tentativa usei uma dica aqui do fórum de digitar o usuário em maiuscula, mas também não deu certo.
[code]

Agradeço atenção e qualquer ajuda que possa orientar-me

MARCO VENANCIO
Contabilista
NÃO EXISTE UMA RECEITA PARA O SUCESSO. MAS HÁ BONS REMÉDIOS PARA PREVENIR O FRACASSO!
ANTONIO GOMES

Antonio Gomes

há 13 anos Sexta-Feira | 2 dezembro 2011 | 16:15

Caro Antonio,

O SESCON-SP está ciente de toda problemática enfrentada pelos contribuintes e empresários de serviços contábeis. Ao mesmo tempo mantemos contato com a Receita Federal do Brasil para que promova alterações e otimize o tempo gasto na obtenção do CNPJ.

Atenciosamente,

Marcos Kazuo Yamaguchi| Ouvidoria

marcelo oliveira mendes

Marcelo Oliveira Mendes

há 13 anos Sexta-Feira | 2 dezembro 2011 | 18:40

Toninho Silva

Prezado Coléga, Estamos no mesmo barco já enviei dezenas de reclamações para ouvidoria ninguém deu resposta, sou persistente não abro mão de meus direitos e de minhas obrigações justamente por este motivo tenho investido pesado em tecnologia de ponta, tudo para estar plugado no setor mas infelizmente com tanta tecnologia e no dia a dia a realidade é outra envelopes código de acesso e muitos papéis tudo isso para nada, e nossos clientes mentir não é uma alternativa honesta mas infelizmente todo dia alguém nos conta alguma e fingimos quê acreditamos.

Até

Marcelo

DARLEI KAMIA

Darlei Kamia

há 13 anos Terça-Feira | 6 dezembro 2011 | 09:54

Colegas de trabalho, Bom Dia..

Também estou com uma constituição de CNPJ desd o dia 22/11/2011.
Um portador compareceu no CAC/tatuapé e ele alegam que o andar que faz esse serviço está passando por reforma.

Infelizmente um descaso com a classe contábil.

Fabio Kobuti Cavalcante

Fabio Kobuti Cavalcante

Iniciante DIVISÃO 1 , Analista Tecnologia
há 13 anos Terça-Feira | 17 janeiro 2012 | 13:18

Dei a entrada no meu CNPJ no dia 17 de dezembro.

Somente no dia 04 de janeiro foi aparecer no site da Receita que os documentos foram entregues para análise. Hoje 17 de janeiro ainda nada. Os colegas sabem me dizer se há algum problema com a emissão de CNPJ aqui em São Paulo?

Segue a novela:

DATA - HORA

ÓRGÃO

STATUS

[15/12/2011 - 09:36:26]

RFB

Sua solicitação foi submetida a verificação automatizada.

[15/12/2011 - 09:36:26]

RFB

Foi gerado DBE/Protocolo para a solicitação.

[04/01/2012 - 14:16:23]

RFB

A documentação encaminhada referente à sua solicitação foi recebida pela RFB e encontra-se em análise.

marcelo oliveira mendes

Marcelo Oliveira Mendes

há 13 anos Terça-Feira | 17 janeiro 2012 | 13:28

Fabio Kobuti Cavalcante

Amigo realmente extrapolou-se o prazo para liberação da sua inscrição no cnpj existe alguns comentários quê a receita federal estaria fazendo licitação para a contratação de novos atendentes, porém já passa uns 100 dias + ou - e nada continuamos a sêr prejudicados pela ineficácia deste orgão quê tanto dependemos.

Lamento pois tenho pedidos de baixa protocolados no final de novembro e até agóra nada!!!

Pior é ficar explicando tal questão para clientes quê não tem noção do constrangimento quê estamos passando.

Lametável

Marcelo

Ouro DIVISÃO 1 , Contador(a)
há 13 anos Terça-Feira | 17 janeiro 2012 | 13:53

Boa Tarde Amigos

Marcelo, quando li teu post falando de processos final de novembro aliviei aqui, pois tenho um processo Baixa de 12/dezembro e estava estranhando que não avançava na pesquisa. Eu estava até pensando em ir à Receita Federal para verificar se tinha algo errado, mas lendo teus argumentos, caiu minha ficha. Puro atraso mesmo!
Obrigado. Poupou-me de uma viagem desnecessária.

MARCO VENANCIO
Contabilista
NÃO EXISTE UMA RECEITA PARA O SUCESSO. MAS HÁ BONS REMÉDIOS PARA PREVENIR O FRACASSO!
Fábio de Oliveira Camargo

Fábio de Oliveira Camargo

Bronze DIVISÃO 4 , Consultor(a)
há 13 anos Quinta-Feira | 19 janeiro 2012 | 17:12

Boa tarde a todos

Estava aguardando desde o dia 26/12 e hoje vi que não atenderam minha solicitação do CNPJ dizendo que o endereço informado na FCPJ é diferente do ato constitutivo, só que o endereço está correto. Já conferi todos os dados da FCPJ e estão certos.
E agora ? Reclamo com quem ?

REGINA H. A.

Regina H. A.

Prata DIVISÃO 2 , Técnico Contabilidade
há 13 anos Segunda-Feira | 23 janeiro 2012 | 14:10

Boa tarde, Senhores (as)!

Eu estou com 2 processos um dei entrada em 29/12/11 e nada o outro em 10/01/2012 também nada ..... aproximadamente quase um mês, que absurdo!!!!

Vai ai minha indignação .....

Grata,
Regina H. A.

Regina H. A.
Página 1 de 3
1 2 3

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade