x

FÓRUM CONTÁBEIS

LEGALIZAÇÃO DE EMPRESAS

respostas 2

acessos 614

Participação Capital x Participação Distribuição

Roberto Moreira Feliciano Junior

Roberto Moreira Feliciano Junior

Iniciante DIVISÃO 5, Contador(a)
há 12 anos Quarta-Feira | 31 agosto 2011 | 16:38

Caros colegas, tenho um cliente que solicitou uma alteração na Participação do Capital dos Sócios, no entanto deseja que o % de Distribuição seja o mesmo antes da Alteração.

Por exemplo:
Capital Social Anterior
Sócio A 50%
Sócio B 50%
Distribuição 50% pra cada (óbvio)

Capital Social a Alterar[]
Sócio A 90%
Sócio B 10%
*Distribuição 50% pra cada (??????)

É possível?! Como posso me embasar Legalmente caso seja permitido ou não, aos sócios?

Grato pela atenção.

Carlos Alberto Souza Moreira
Articulista

Carlos Alberto Souza Moreira

Articulista , Contador(a)
há 12 anos Quinta-Feira | 1 setembro 2011 | 10:41

Prezado Roberto

O Código Civil o qual disciplina as sociedades de responsabilidade limitada diz o seguinte a respeito da distribuição de lucro:

Art. 1.007. Salvo estipulação em contrário, o sócio participa dos lucros e das perdas, na proporção das respectivas quotas, mas aquele, cuja contribuição consiste em serviços, somente participa dos lucros na proporção da média do valor das quotas.

Art. 1.008. É nula a estipulação contratual que exclua qualquer sócio de participar dos lucros e das perdas.

Portanto, sendo uma sociedade LTDA, não vejo problema, entretanto você deverá formalizar isso, podendo ser feito no próprio contrato social.

Atenciosamente

Carlos Alberto S. Moreira

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.