Anapaula Salomon
Bronze DIVISÃO 3 , Não InformadoGostaria de uma ajuda sobre fechamento de uma empresa, como devo proceder: a empresa é lucro presumido e encerra suas atividades em 29.06.2007, aguardo retorno. Desde já agradeço.
respostas 98
acessos 46.842
Anapaula Salomon
Bronze DIVISÃO 3 , Não InformadoGostaria de uma ajuda sobre fechamento de uma empresa, como devo proceder: a empresa é lucro presumido e encerra suas atividades em 29.06.2007, aguardo retorno. Desde já agradeço.
Claudio Rufino
Moderador , Contador(a)Ana De uma olhada nesse link pode ser útil vá até o artigo 8, 28 e anexo II.
http://www.receita.fazenda.gov.br/legislacao/ins/2005/in5682005.htm
Anapaula Salomon
Bronze DIVISÃO 3 , Não InformadoSR. CLAUDIO
Agradeço a atenção.
Luiz José
Emérito , Contador(a)Anapaula e Claudio.
Anexei um arquivo sobre baixa de empresa, quem puder acrescentar mais informações a comunidade agradece.
AnaPaula, se restar dúvidas poste novamente no forum.
Claudio Rufino
Moderador , Contador(a)Tá ai o que consegui extrair aqui nas minhas anotações espero que seja útil.
A baixa de inscrição no Cadastro Nacional das Pessoas Jurídicas (CNPJ) de sociedade limitada será procedida pela entrega da seguinte documentação:
- FCPJ, transmitida exclusivamente pela Internet por meio do programa ReceitaNet;
- dos documentos abaixo relacionados, que devem ser entregues pelo contribuinte diretamente na unidade da RFB de sua jurisdição:
- original do DBE, assinado pela pessoa física responsável perante o CNPJ, preposto anteriormente indicado ou procurador, com firma reconhecida em cartório. No caso de DBE assinado por procurador, deverá acompanhar cópia autenticada da procuração pública (registrada em cartório) ou particular (firma reconhecida do outorgante);
- cópia do recibo de entrega da declaração de encerramento, se for o caso;
- cópia autenticada do ato de extinção registrado no órgão competente (distrato social registrado na Junta Comercial, se sociedade empresária, ou no Cartório de Registro Civil das Pessoas Jurídicas, se sociedade simples), observando-se que a autenticação da cópia poderá ser feita, à vista do original, pelo servidor a quem deva ser apresentado o documento, conforme estatuído no parágrafo único do art. 5º do Decreto nº 83.936/1979.
Em tempo é sempre bom checar a legislação pertinente a fim de atestar a veracidade das informações. (Arts. 8º e 28 e Anexo II - Eventos de Baixa - da Instrução Normativa RFB nº 568/2005)
Anapaula Salomon
Bronze DIVISÃO 3 , Não InformadoAgradeço essas informações, é de grande utilidade, gostaria de saber também o procedimento para contabilizar esta baixa na contabilidade. Desde já agradeço.
Claudio Rufino
Moderador , Contador(a)Ana Paula.
Esse procedimento é tranquilo pois Contabilmente, liquidar uma empresa significa realizar (transformar em dinheiro) o Ativo, saldar as obrigações com terceiros (Passivo) e restituir aos sócios a parte que cabe a cada um no Patrimônio Líquido remanescente.
É preciso que os sócios tenham informações adequadas sobre a situação patrimonial da empresa no momento em que decidirem dissolver a sociedade(tal inormação você já deve ter certo?)
Ora, de posse dessas informações é so seguir com as contabilizações, ok? havendo dúvidas nessa questão das contabilizações, disponha do forum.
Hábraços!
Anapaula Salomon
Bronze DIVISÃO 3 , Não InformadoSr. Claudio
Realmente tenho dúvidas de como proceder a contabilização, já me informaram que tenho que zerar as contas do ativo e passivo e lançar na conta dos sócios, procede esta informação? esta conta dos sócios fica onde no plano de contas? Desde já agradeço.
Claudio Rufino
Moderador , Contador(a)Ana, tenho um material aqui que te servirá por toda a vida, me escreva nesse e-mail que te enviarei:
Anapaula Salomon
Bronze DIVISÃO 3 , Não InformadoBom dia Claudio
Muito obrigada pelo material, fiz como estava no material, mas agora surgiu uma dúvida na impressão do livro diário, na impressão do livro diário normal do ano é composto por (diário, balanço,dre,delpa,doar e mutação do patrimonio) e no livro diário de baixa da empresa também é assim? aguardo retorno, desde já agradeço.
Ninha
Bronze DIVISÃO 3 , Administrador(a)Boa Tarde Cláudio,
Tenho que contabilizar a baixa de uma empresa e também tenho as mesmas duvidas que a Ana Paula, vi que você ia disponibilizar para ela, um material via e-mail e gostaria de pedir , se possivel, que também me enviasse. Desde Já agradeço e aguardo um retorno.
Tania
Claudio Rufino
Moderador , Contador(a)Tania tem um anexo é so baixar e proceder com as baixas ok?
Abraço
Ninha
Bronze DIVISÃO 3 , Administrador(a)Boa tarde novamente Sr Cláudio,
Baixei o arquivo e com relação a documentação ficou ok.
Realmente tenho dúvidas de como proceder a contabilização, já me informaram que tenho que zerar as contas do ativo e passivo e lançar na conta dos sócios, procede esta informação? esta conta dos sócios fica onde no plano de contas? Essa empresa foi aberta em 02/09/2004 e desde então não houve fechamento. Tenho que fechar ano a ano? E com relação aos livros, essa empresa está enquadrada no Simples, preciso só imprimir o livro caixa? Nossa tenho muitas dúvidas. Se vc puder me ajudar vou ser muito grata. Um abraço
Claudio Rufino
Moderador , Contador(a)Celso Oliveira
Iniciante DIVISÃO 3 , Contador(a)gostaria que me enviasse um modelo de distrato social onde um dos sócios da empresa já falaceu e é representado pela inventariante, como fica no preambulo do distrato e ainda a empresa há de cinco anos encontra-se inativa.
aguardo atenção ao exposto.
@Oculto
Elsa Silva Oliveira Valente
Bronze DIVISÃO 5 , Técnico ContabilidadeBOA NOIE, Gostaria de saber se uma empresa cadastrada na Jucesp na forma deRequerimento de Empresário, já esta inativa há 3 anos . Essa empresa pode se iniciar a baixa no cancelamento diretamente na Junta Comercial como Inatividade.
São Pauo, 09 de Setembro de 2007.
Elsa Silva Oliveira Valente.
Elaine Cristina
Bronze DIVISÃO 2 , Técnico ContabilidadeAna, tenho um material aqui que te servirá por toda a vida, me escreva nesse e-mail que te enviarei:
Bom dia Claudio Rufino. Gostaria se possivel que me enviasse esse material que foi enviado a Ana no dia 17 de julho de 2007, referente aos lançamentos contábeis sobre o encerramento de firma. Meu email @Oculto.Sem mais , agradeço muitissimo.
Márcia Coutinho Oliveira de Moraes
Iniciante DIVISÃO 2 , Contador(a)Boa Tarde
Tenho dúvidas com relação a uma baixa efetuada em uma empresa, cuja situação é a seguinte :
Ativo: Caixa 4.559,77
Imobilizado 894,00
Passivo
Simples a Recolher 3,19
Capital 6.000,00
Prejuízos Acumulados 549,42
- Como são feitos os lançamentos do Ativo? São distribuidos ao sócios? Ou jogados contra o passivo?
- Tenho um Imposto a pagar, mas nao pode emitir um DAS nesse valor, considero esse imposto pago e depois resolvo Receita quando for baixar o CNPJ?
Obrigado
Márcia
Marquesete Sironi
Bronze DIVISÃO 3 , Contador(a)Bom Dia!
Muito útil esse material sobre encerramento de empresas!
Obrigada!
Marquesete
Levi Clemente Muniz
Bronze DIVISÃO 1 , Analista ContabilidadeOlá,
como faço pra baixar uma empresa que ainda tem saldos de vendas a receber. mas o patrão quer fechar a empresa. ??
Levi
Demetrio Venancio
Bronze DIVISÃO 4 , Técnico ContabilidadeParabens pelo material
abraços a todos
Demetrio
Nilton Ari Rocha
Bronze DIVISÃO 2 , Auxiliar ContabilidadeBoa ,noite!
Alguem pode me ajudar, gostaria de saber de uma empresa prestadora de serviço de:vigilancia e segurança privada incluida no simples nacional.
Pergunto qual o Código que devo usar na Gfip ,o 2100 ou 2003.
Agradeço!
Luiz José
Emérito , Contador(a)Bom dia Nilton.
Em relação aos empregados alocados exclusivamente nos anexos I, II ou III, a empresa recolherá o INSS dentro da tabela do Simples Nacional aplicável para suas atividades, o qual será calculado sobre a receita daquela atividade. Para este recolhimento a empresa fará um DAS com o INSS incluído e para o recolhimento da parte descontada dos segurados fará uma GPS com código 2003;
Em relação aos empregados alocados exclusivamente nos anexos IV ou V, recolherá o INSS fora da tabela do Simples Nacional. A empresa fará um DAS, sem o INSS incluído, e fará uma GPS no código 2100, onde recolherá a parte patronal, 20% + SAT, e a parte descontada de todos os segurados.
Regina Filomena Napolitano de Araujo
Iniciante DIVISÃO 2 , Auxiliar ContabilidadePreciso de um roteiro de baixa de empresas, quais são as regras, o que precisa ser apresentado em cada órgão, tudo que for necessário, agradeço a colaboração;
abraços
Erik Martins de Oliveira
Prata DIVISÃO 2 , Contador(a)Regina,
neste topico ha um arquivo onde demonstra exatamente tudo que é necessario para baixar uma empresa, clique em "Fazer Download do Anexo"
Donizetti Bge
Bronze DIVISÃO 3 , Contador(a)com relação a este assunto tenho tambem uma duvida, que é quanto a DIRPJ, a empresa sendo simples o declaração deve ser tambem como simples ou normal
Day Cris Santos
Bronze DIVISÃO 4 , SecretáriaOla Pessoal.
Estou com uma duvida, como proceder a baixa da Inscrição
Estadual, Ja registrei a baixa
na JUCESP, ja dei baixa no CNPJ,
a inscricao da prefeitura tambem esta baixada, O que fazer para baixar no Posto Fiscal ? O que tem que levar lá ?
Obrigada!! quais copias de documentos, livros, enfim, tudo que tenho que apresentar no posto fiscal?
desde já agradeço
Marcos Teixeira
Prata DIVISÃO 2 , Contador(a)Boa tarde,
Estou fazendo um distrato social e tenho algumas dúvidas:
01) Somente os socios assinam, não precisa de adv e nem de testemunhas ?
02) Um dos sócios é casado, precisa informar a esposa ou apenas o regime de bens do casamento.
Se possivel, gostaria de receber este material citado sobre encerramento de empresas e procedimentos contábeis.
Muito obrigado
(@Oculto)
Celeste Oliveira Silva Camilo
Articulista , Advogado(a)Olá
Se for ME ou EPP, não há necessidade da assinatura do advogado..Quando o sócio é casado basta informar o regime de bens.
Celeste Camilo
Marcos Teixeira
Prata DIVISÃO 2 , Contador(a)Celeste,
A empresa é Ltda, pesquisei alguns modelos e não vi exemplos de assinatura de adv ou testemunha.
Abs
O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.
Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies
1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade