x

FÓRUM CONTÁBEIS

LEGALIZAÇÃO DE EMPRESAS

respostas 3

acessos 907

Duvida - Empresa Familiar (Socio Investidor)

Joao Pereira

Joao Pereira

Iniciante DIVISÃO 2 , Estagiário(a)
há 14 anos Terça-Feira | 1 novembro 2011 | 14:52

Boa tarde,

Eu estou com a seguinte duvida, meu pai quer reabrir uma sociedade LTDA que esta inativa e com alguns debitos de credores. O seu ex-socio acabou deixando o negocio e todas as dividas na empresa, ficando apenas meu pai como sócio e responsavel pelos débitos. Pelo fato de estar sozinho em uma empresa LTDA ele pediu para que eu entrasse na empresa como socio para regularizar a mesma. Ao conversamos com o contador foi sugerido que que eu entrasse como "SOCIO INVESTIDOR" com direito a pelo menos 5% da empresa, pois desta forma eu não me envolveria com as dividas que a empresa atualmente possuí. Esta informação procede? Pois procurei em varios sites e não achei nenhum que dizia que é possivel uma empresa LTDA ter um sócio que não responderá pelas dívidas da empresa.

Sendo assim teria alguma outra maneira que eu de fato não participe das dívidas passadas, e nem no caso de futuras ? É possivel futuramente sair de uma sociedade endividada e passar os debitos ao socio remanescente no caso meu pai, sem indicar nenhum outro sócio a vaga?

Agradeço a todos pela atenção,

Um abraço.

João P.

marcelo oliveira mendes

Marcelo Oliveira Mendes

Ouro DIVISÃO 2 , Relações Públicas
há 14 anos Quarta-Feira | 2 novembro 2011 | 11:28

Joao Pereira

Pelo fato de seu pai ser o sócio responsável perante a receita federal de fato ele é o responsável pelas divídas da empresa perante o fisco, faça o possível para conseguir um parcelamento dos débitos da empresa perante os orgãos onde exista débitos da empresa.

Marcelo

Joao Pereira

Joao Pereira

Iniciante DIVISÃO 2 , Estagiário(a)
há 14 anos Quarta-Feira | 2 novembro 2011 | 12:35

Prezado Marcelo,

Mais eu entrando normalmente em 5% nas cotas eu estaria assumindo as dividas ativa da empresa certo? O que eu queria era saber se é possivel eu entrar na sociedade sem me relacionar com dividas ativas e nem futuras, pois não irei participar ativamente na empresa, a inteção é apenas regularizar a mesma com 02 sócios.

Obs: as dividas ja estao sendo negociadas e serão quitadas, porem como não irei participar ativamente não queria me comprometer.

Um abraço,

João P.

Enquete da semana Contabeis

Qual tema mais está travando sua rotina contábil hoje?

Clique para votar

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

1999 - 2026 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade · Preferências de cookies