x

FÓRUM CONTÁBEIS

LEGALIZAÇÃO DE EMPRESAS

respostas 1

acessos 791

Abertura de uma outra empresa

Emerson de Castro

Emerson de Castro

Iniciante DIVISÃO 1 , Administrador(a)
há 13 anos Quinta-Feira | 3 novembro 2011 | 16:23

Tenho uma empresa voltada para o ramo gstronomico, com mais 2 sócios.
Nos 3 criamos a marca, o logo, e a empresa ao todo, mas agora os meus 2 sócios querem abrir uma outra empresa, como sendo uma outra filial, com uma outra pessoa, ou seja, são 3 nesta outra, como não gostaria de fazer parte da sociedade neste momento com eles 2 e uma outra pessoa, desisti de ter a 2º empresa, mas eles vão junto com esta que esta somente nesta que vão abrir. Minha pergunta é a seguinte, eles podem utilizar a marca, logo, e etc...sendo que somente terão 2 dos 3 sócios nesta 2º empresa ? a abertura da empresa será separada, mas o nome fantasia, as cores e tudo mais, será igualmente da outra. Pela lei isto é correto? ou o certo seria, ser igualmente se todos tivessem junto? Obrigado, Emerson

Carlos Alberto Souza Moreira
Articulista

Carlos Alberto Souza Moreira

Articulista , Contador(a)
há 13 anos Quinta-Feira | 3 novembro 2011 | 16:44

Emerson

Boa tarde,

...
Neste caso, você deverá verificar se A Marca logo foi registrada no INPI? Qual é seu percentual na sociedade existente?

Salientando que a marca e logo são de propriedade da pessoa jurídica, e não poderá ser utilizada por outra sem que a detentora lhe autorize, ou seja, vocês (sócios) deverão concordar, caso contrário não pode.

Caso a marca não tenha sido registrada no INPI qualquer possoa poderá utilizar da mesma, e até mesmo registrá-la em seu nome, e se isso ocorrer pode até mesmo impedir que o detendor original a use.

Sugiro que verifique essa questão e tente entrar em acordo com seus sócios, pois isso pode ser entendido como concorrência desleal, passivel de ação judicial.

Atenciosamente
**

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade