Nádia Camila
Prata DIVISÃO 1 , Analista Fiscalrespostas 170
acessos 194.281
Nádia Camila
Prata DIVISÃO 1 , Analista FiscalElisabete Vitoriano Machado
Ouro DIVISÃO 2 , Não InformadoBoa tarde Nadia Camila,
Nádia Camila
Prata DIVISÃO 1 , Analista FiscalMuito obrigada Elisabete!
Simplesmente efetuando a opção pelo SIMEI já começa a produzir os efeitos?
Tenho outra dúvida tb..
Fiz o pedido de desenquadramento de outra empresa SIMEI. Para dar baixa nesta empresa é como em uma empresa 'normal'?
Desde já agradeço!
Beijooos
Elisabete Vitoriano Machado
Ouro DIVISÃO 2 , Não InformadoNádia,
Se a empresa estiver ok, sim produzirá efeitos desde 01/01/2012, assim que voce fizer a opção consulte a situação em optantes pelo Simples Nacional.
Quanto a cancelamento do SIMEI a baixa é normal, porém se está desenquadrada do SN terá que apresentar as Certidões Negativas.
Abraços!
Alexandre de Oliveira
Prata DIVISÃO 1 , Técnico ContabilidadePessoal entrei no portal do Simples Nacional, opção Contribuintes, SIMEI, em Seguida SOLICITAÇÃO DE ENQUADRAMENTO NO SIMEI. Após Coloquei os Dados e Aceitei o Sistema de Comunicação Eletrônica, Salvei a Solicitação e o resultado saiu de imediato. Sua Opção pelo SIMEI está Confirmada com efeitos a partir de 01/01/2012. Já abri o PGMEI e emiti os DAS referentes a 2012. Saem normais apenas com o CPF do Empresário abaixo. Espero ter ajudado!
Nildo Sales
Prata DIVISÃO 3 , Contador(a)olá pessoal, tô tentando transformar um ME em MEI, vi que no site do simples tem a opção de Solicitação de Enquadramento no SIMEI, queria saber se tem prazo ou pode ser solicitado a qualquer momento?
Phillipe Gambôa
Consultor Especial , Gestor(a)Nildo Sales
Olha prazo não tem, mais pra ficar mais certinho tanto para apuração de impostos ou pra acompanhamento contábil é mudar de regime sempre em janeiro.
Mais pode optar em qualquer mês e aguardar deferimento.
Nildo Sales
Prata DIVISÃO 3 , Contador(a)ok PH muito obrigado companheiro.
Wadyson Taffarel Silva Lima
Prata DIVISÃO 2 , Administrador(a)Nesses casos de transformação de ME para MEI, precisa ser feita alguma alteração na Junta comercial? tipo, alteração de nome empresarial ... FULANO DE TAL ME para FULANO DE TAL Oculto(Nº DO CPF).
???
Phillipe Gambôa
Consultor Especial , Gestor(a)Wadyson Taffarel Silva Lima
A razão social é opcional a mudança. Deverá fazer um ajuste no capital social dependendo de qual foi o valor colocado na constituição.
Wadyson Taffarel Silva Lima
Prata DIVISÃO 2 , Administrador(a)Phillipe Gambôa
Consultor Especial , Gestor(a)Wadyson Taffarel Silva Lima
Creio que neste valor não se faz necessário tal mudança.
A mudança seria mais real se tivesse um capital alto a ponto de ser a margem de faturamento anual do MEI como 60 mil.
Fátima Montagner
Prata DIVISÃO 4 , Contador(a)Bom dia,
- Para alterar de ME para SIMEI basta eu solicitar a migração através do simpmples nacional respeitando a data?
- Quanto a Junta e a Prefeitura preciso fazer alguma alteração?
- Caso o CNAE da ME não seja permitido no SIMEI posso antes solicitar
alteração na Junta?
Grata pela atenção.
Fabio Correa da Silva
Ouro DIVISÃO 1 , Auxiliar AdministrativoFátima Montagner
Bom dia, se o CNAE não é permitido é bom vc ja alterar ele na junta comercial, pois vc só consegue optar pelo SIMEI até 31/01 de cada ano, na prefeitura vc vai ter q alterar tbm logo depois que vc optar pelo SIMEI
Rômulo
Prata DIVISÃO 2 , Administrador(a) Empresasbom dia
1º sim
2º na junta não, prefeitura tem que conversar com eles.
3º se o CNAE não não for permitido você não conseguira migrar para o simei, ai sera necessario fazer a alteração na junta
Espero ter ajudado....
Fátima Montagner
Prata DIVISÃO 4 , Contador(a)Boa tarde, obrigada pela atenção Fabio e Pingo, mas a empresa está enquadrada nos CNAE´S 85929-01 Ensino de Dança e 90019-03 Produção de espetáculos de dança, e olhando a relação do SIMEI não encontrei estes cnae´s nem um outro que eu possa pedir alteração na junta, o faturamento da empresa é menos de 2.000,00 por mês, mas acho que não posso migrar. Alguma sugestão?
Grata.
Phillipe Gambôa
Consultor Especial , Gestor(a)Fátima Montagner
Se não há o CNAE o mesmo deve ficar no Simples Nacional.
Fátima Montagner
Prata DIVISÃO 4 , Contador(a)Ok. Obrigada Ph Gamboa, é o que vai acontecer, inclusive já dei o retorno para o cliente ontem mesmo. Tenha um bom dia.
Rafael Cavalcante de Almeida
Iniciante DIVISÃO 1 , Proprietário(a)Olá, passei de ME para MEI em 2010. Tenho o certificado de microempreendedor individual, porém fui abrir uma conta em um banco (BB) e eles querem um DOCUMENTO DE ALTERAÇÃO de ME para MEI mesmo tendo o certificado de MEI. Procurei em toda parte e não consego esse documento aliás não sei nem se existe. Alguém pode informar onde imprimo ou solicito este documento.
Phillipe Gambôa
Consultor Especial , Gestor(a)Rafael Cavalcante de Almeida
O BB é um dos bancos mais atrasados que tem em termos de legislação empresarial.
Você pode ir no portal do Simples :
www8.receita.fazenda.gov.br
No link acima ele dará um documento que diz a data de opção sua para MEI, e demais informações, poderá imprimir e levar ao banco.
Jhonatas Morais de Albuquerque
Prata DIVISÃO 1 , Técnico Contabilidadefiz a opção no site do simples nacional para mudar de ME para MEI e já saiu o resultado na hora que a empresa está no MEI, porém preciso saber se na secretaria de fazenda aqui do DF se tenho que fazer alguma alteração, e também na junta comercial.
Viviane Mírian Berto
Bronze DIVISÃO 3 , Proprietário(a)Boa noite!
Preciso mudar uma empresa de ME para MEI. Se a empresa estiver com alguma divida na RECEITA FEDERAL, eu consigo fazer a mudança?
Phillipe Gambôa
Consultor Especial , Gestor(a)Viviane Mírian Berto
Não, para optar para o regime do MEI a empresa deve estar regular. Vocẽ poderá optar pelo parcelamento, ao parcelar dos débitos poderá mudar o regime.
Quando você fizer a solicitação do MEI com algum débito, imediatamente ele aparecerá na tela dizendo quais são e pedindo para regulariza-los.
Viviane Mírian Berto
Bronze DIVISÃO 3 , Proprietário(a)Phillipe Hugo Gamboa
Sua resposta me ajudou muito, obrigada.
Luciane Magnino Bernardes
Prata DIVISÃO 2 , Técnico ContabilidadeTenho um empresário individual - ME que foi desenquadrado do Simples Nacional em 2008, será que agora em 2013 ele pode optar por MEI?
Tafarel Toledo
Prata DIVISÃO 5 , Técnico ContabilidadeSe a atividade atual permitir e o faturamento estiver dentro do limite, pode sim Luciane
Prata DIVISÃO 2 , Técnico ContabilidadeTafarel Toledo,
A empresa foi excluída do Simples em 2008 e desde então o proprietário (empresário individual) não teve faturamento entregando apenas declaração de PJ Inativa, isso influencia ou ainda assim ele pode optar pelo MEI?
Tafarel Toledo
Prata DIVISÃO 5 , Técnico ContabilidadeLuciene, essa empresa foi excluida do SN por qual motivo?
Prata DIVISÃO 2 , Técnico ContabilidadeTafarel Toledo,
Até onde consegui documentos a empresa foi excluída por conta de uma multa por atraso na entrega de declaração anual, o pagamento foi regularizado, mas o contador anterior não solicitou nova inclusão e passou a fazer a entrega da PJ Inativa... só que o proprietário tinha solicitado ao mesmo que realizasse a baixa da empresa, agora quando me procurou fui verificar e junto a receita ele tem a empresa, ela está ativa no CNPJ, no Estado e na Junta, e tem algumas pendências de falta de emprega de GFIP desde 01/2008 e essas declarações como Inativa.
Ele me procurou porque queria abrir um MEI, e então quando fui solicitar ele já tinha esta empresa em aberto... agora não sei posso transformar em MEI ou fazer o procedimento de baixa.
Tafarel Toledo
Prata DIVISÃO 5 , Técnico ContabilidadeEntendi, antes de mais nada Luciane, você terá de sanar essas pendências , para logo assim solicitar opção pelo SIMEI.
As atividades não impedindo, e o faturamento dentro do limite, e a empresa estando sem pendências, acredito dar tudo certo.
O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.
Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies
1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade