x

FÓRUM CONTÁBEIS

LEGALIZAÇÃO DE EMPRESAS

respostas 170

acessos 193.640

Transformar ME em MEI

THIAGO

Thiago

Prata DIVISÃO 1, Contador(a)
há 5 anos Segunda-Feira | 7 janeiro 2019 | 10:48

Hélcio,

O desenquadramento do MEI pode ser realizado em qualquer época do ano, já a transformação de empresa (individual - ME) para o MEI só pode ser realizada até o dia 31/01 de cada ano.

Se a empresa já for optante pelo Simples ela permanecerá nesse regime e na forma de MEI.

THIAGO TREVISAN
Klebson Gomes da Silva Lima

Klebson Gomes da Silva Lima

Bronze DIVISÃO 4, Contador(a)
há 5 anos Segunda-Feira | 7 janeiro 2019 | 12:41

Colegas, bom dia!

Tenho algumas dúvidas sobre a transformação de ME para MEI.

1º - É necessário fazer alteração de nome empresarial (Razão Social) ?
2º - A empresa encontra-se Inapta no Estado, existe algum evento no REDESIM que posso caracterizar como reativação da Inscrição no Estado ou esse evento é encontrado somente no momento de fazer o DBE?
3º - Com relação ao porte da empresa, é necessário pedir o desenquadramento? (A empresa atualmente é ME).

Atenciosamente,
Klebson Gomes da Silva Lima

Guillermo

Guillermo

Bronze DIVISÃO 2
há 5 anos Quinta-Feira | 10 janeiro 2019 | 13:16

Boa tarde a todos.

Tenho um cliente que gostaria de migrar de ME para MEI.
A empresa já está como - 213-5 - Empresário (Individual).
Na abertura da empresa a mesma foi aberta com CNAEs que não são aceitos como MEI.
Todavia, acredito eu, a área de atividade (fotografia e design), conforme descrito no objeto social, poderiam ser alterados para CNAEs contemplados pelo MEI.

Minha pergunta é:
Para alterar estes CNAEs, é necessário uma alteração contratual, levando em conta que não será alterado o objeto social da empresa, ou basta a alteração através do DBE?

FABIO CORREA DA SILVA

Fabio Correa da Silva

Ouro DIVISÃO 1, Auxiliar Administrativo
há 5 anos Quinta-Feira | 10 janeiro 2019 | 14:34

Guillermo

Boa Tarde, sim terá que fazer uma alteração, tirando os cnaes impeditivos ao MEI, lembrando você pode optar pelo MEI até dia 31/01 precisa regularizar essa situação o mais rápido possível

Att,

Fábio

" Abertura,. alteração, encerramento e legalização de empresas "

E-mail: [email protected]

WhatsApp (13) 99789-0607
DIEGO VALERIO

Diego Valerio

Ouro DIVISÃO 1, Contador(a)
há 5 anos Sexta-Feira | 25 janeiro 2019 | 10:50

Pessoal, fui fazer o pedido para o SIMEI, a empresa tem atividade de confecção de roupas, não permitido, e agora o que fazer?
Tenho que fazer o processo de alteração da atividade na JUCESP?

E-mail¹: [email protected] / Skype: diegovalerio101
CEZAR SILVEIRA

Cezar Silveira

Ouro DIVISÃO 1, Contador(a)
há 4 anos Sexta-Feira | 27 setembro 2019 | 18:02

Boa tarde

Nunca fiz uma transformação de Empresário Individual para MEI, e pelo que li nas postagens , posso fazer desde que a atividade seja permitida para o MEI .                      
Então o EI está como : consultoria e assessoria, então teria de alterar para "artesanato" que vai ser a partir de agora, e só a partir do momento que efetivar a alteração é que pode transformar o EI em MEI, é isso ?
Para fazer a transformação/alteração de EI pra MEI,  atender os requisitos para o MEI, é só entrar no site do simples nacional e fazer a opção de SIMEI  ?
E o nome empresarial ? como alterar ?

Obrigado

Cezar Silveira
Carla Monique

Carla Monique

Prata DIVISÃO 2, Assessor(a) Contabilidade
há 4 anos Terça-Feira | 7 janeiro 2020 | 11:26

Bom dia !!!!
Estou com duvida tenho uma ME e quero enquadrar no MEI ja Fiz as pesquisas sobre as atividades e estão todas enquadradas no MEI, como deve fazer esse enquadramento, sera que tenho que informar algum orgão ou é so entrar no SIMEI e fazer o enquadramento?
Fico no aguardo se alguem puder me ajudar,
Atenciosamente 
Carla Monique 

Barbosa, Manoel Neto

Barbosa, Manoel Neto

Prata DIVISÃO 1, Contador(a)
há 4 anos Quarta-Feira | 12 fevereiro 2020 | 23:34

Boa noite caros colegas!
Transformar uma ME em MEI não é algo tão simples como visto anteriormente.
1. ME tem registro na Junta Comercial, MEI não;
2. Se a ME tiver mais de um empregado, isso é um impeditivo;
3. Temos que ver se o CNAE da ME é compatível para se optar por MEI.

Diante de tudo isso, acho que o correto é baixar a ME, e só no final do processo de baixa da ME, criar o MEI.

CONTAS - CONTABILIDADE & ASSESSORIA
Barbosa, Manoel Neto - Responsável Técnico
(87) 3877-2742 - (87) 9 9924-4132
[email protected]
RENATA BERMUDES

Renata Bermudes

Bronze DIVISÃO 2, Auxiliar Administrativo
há 3 anos Terça-Feira | 25 agosto 2020 | 17:59

Boa tarde, 

Preciso fazer um processo de transformação de uma empresa para MEI, me ajudem a montar uma linha de raciocínio, porque o processo pelo visto será bem burocrático.

1º  A Empresa é EI e está no Lucro Presumido, mas antes preciso trocar o titular, como EI não se transfere titularidade então..
2º precisaria transformar o EI em uma LTDA admitindo um novo sócio.
3º após deferimento, faço uma nova alteração retirando um sócio e transformando novamente em Empresário Individual.
4º regularizar os débitos para que possa ser enquadrada no Simples Nacional em Janeiro de 2021 e após o deferimento, solicitar o enquadramento no SIMEI.

Seria este passo- a passo?  Ltda estando com um único sócio já pode virar MEI ou precisa ser EI para se tornar MEI?

como serão várias alterações, na ultima preciso registar na junta Comercial ou somente pedir a opção pelo SIMEI e fica tudo certo?

O CNAE da empresa é passivel de MEI e o faturamento também.


me ajudem, obrigada!!


magali soares

Magali Soares

Iniciante DIVISÃO 1, Administrador(a)
há 3 anos Quarta-Feira | 20 janeiro 2021 | 16:02

Prezados, boa tarde.

Uma empresa MEI foi desequadrada em 2019, por opção (pq talvez ele fosse contratar 2 empregados. Fiz o desenquaramento na Jucesp.

Em seguida alterei a razão social do Empresário, para  " Fulando de Tal Comercio Eletrônico".

Agora em 2021 ele quer voltar a ser ME (pois não está faturando nada e não contratou empregados), sei que o prazo para solicitação vai até o dia 29/01/21.

Minha dúvida:
Após o Enquadramento no SIMEI, como fica a questão da Razão Social pois hoje está assim " Fulando de Tal Comercio Eletrônico" e no MEI a razão social é o nome completo+CPF, esta alteração é feita de forma automática pela Receita Federal ? Alguém já passou por esta situação ? Quanto tempo leva a atualização da razão social ?

Desde já agradeço, quem puder me auxiliar.

Página 6 de 6

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.