x

FÓRUM CONTÁBEIS

LEGALIZAÇÃO DE EMPRESAS

respostas 3

acessos 814

Automono vs Empreendedor Individual

Andre Luiz

Andre Luiz

Iniciante DIVISÃO 1 , Não Informado
há 13 anos Sábado | 7 janeiro 2012 | 15:09

Boa tarde pessoal,

Sou um profissional Freelancer, mas nunca tive necessidade de fornecer nenhuma documentação e/ou NF para meus clientes, consequentemente nunca fiz nenhuma contribuição para o INSS.

Acontece que estou participando de uma concorrência e para o recebimento será necessário o fornecimento de Recibo de Pagamento e Autonomo (RPA), minha dúvida é: o que preciso fazer para me formalizar?

Autonomo é igual a Empreendedor Individual? Onde consigo infos para esta formalização?

Alguém pode me dar uma luz?

Att
Andre

Carlos Alberto Barbosa Muller

Prata DIVISÃO 4 , Proprietário(a)
há 13 anos Segunda-Feira | 9 janeiro 2012 | 11:37

Bom dia Andre Luiz.

Primeiro voce tem que saber se a concorrencia aceita tanto empresa como autonomo.
Autonomo não é igual a Empreendedor Individual.
Para se formalizar como autonomo voce deve se inscrever na Prefeitura, obter um cadastro de ISSQN. Depois se inscrever no INSS e obter o numero do NIT.
Para o MEI, voce deve acessar o Portal do Empreendedor.

Atenciosamente,

Carlos Muller

MULLER - Assessoria Contabil e Sistemas
Rua Clara Camarão, 549 - Jd Amazonas
13044-390 - Campinas - SP
Fone:(19)2121-2593 - Cel:(19)8142-8004
Andre Luiz

Andre Luiz

Iniciante DIVISÃO 1 , Não Informado
há 13 anos Segunda-Feira | 9 janeiro 2012 | 13:04

Muito obrigado Carlos!

Para o caso de Autônomo, tem idéia do tempo médio para todo o processo burocrático e para "iniciar os negócios"? E um valor aproximado para estes processos?

Desculpe abusar, mas realmente estou meio perdido no caso ...

Att
Andre

Prata DIVISÃO 4 , Proprietário(a)
há 13 anos Segunda-Feira | 9 janeiro 2012 | 14:48

Pois não, Andre.

A inscrição no INSS voce pode fazer pela internet, na hora, sem custo algum.