x

FÓRUM CONTÁBEIS

LEGALIZAÇÃO DE EMPRESAS

respostas 231

acessos 222.875

DBE Transformação Individual para LTDA

JUNIOR

Junior

Prata DIVISÃO 3 , Analista Tecnologia
há 13 anos Sexta-Feira | 20 janeiro 2012 | 11:28

Estou com dúvida no preenchimento da DBE para transformação de empresa individual para sociedade.

Os códigos que eu tenho que colocar são esses abaixo? Tem mais algum

220 - Alteração de nome empresarial,
225 - Alteração da natureza juridica,
230 - Alteração da qualificação do responsavel pelo CNPJ,
247 - Alteração do Capital,
257 - Alteração do numero de registro
QSA - inclusão de todos os sócios

Nathercia Coelho

Nathercia Coelho

Bronze DIVISÃO 4 , Gerente Contabilidade
há 12 anos Quinta-Feira | 6 setembro 2012 | 10:58

bom dia,
estou com uma mesma situação do junior,
coloquei todos esses codigos masa o unico que nao entra pois fica em conflito com os outros é o 257.
o que devo fazer??
agradeço desde já,

Nathércia Coelho
RAFAEL LAUREANO

Rafael Laureano

Prata DIVISÃO 5 , Despachante
há 12 anos Quinta-Feira | 20 dezembro 2012 | 15:24

Simoni Gheno

vc deve usar os seguintes eventos:
225 - Alteração da natureza juridica (p/empresário individual),
257 - Alteração do numero de registro (NIRE)

*** não esqueça de alterar o porte da empresa

Rafael Laureano
Legalização de Empresas
Despachante Documentalista CRDD-RJ
[email protected]
whatsapp 21-9-7560-9976
skype [email protected]
Antonio Fonseca de Oliveira

Antonio Fonseca de Oliveira

Bronze DIVISÃO 4 , Sócio(a) Administrativo Financeiro
há 12 anos Segunda-Feira | 14 janeiro 2013 | 14:17

Boa tarde Pessoa, fiz um processo de transformação de Empresario individual para Ltda, coloquei todos os códigos no DBE citados pelo Junior acima, além do Porte da empresa, porém a RFB não aceitou o meu processo por causa do QSA, informou que: Sua solicitação não foi atendida pelo(s) motivo(s) abaixo indicado(s):

A qualificação dos sócios/administradores informada no QSA é diferente da constante no ato constitutivo/alterador.

Sendo que no QSA eu informei o Empresario individual como sócio Administrador e coloquei o percentual correto de participação na empresa Ltda.

Vocês podem me ajudar com esse caso, alguém já passou por isso?

Mila

Mila

Iniciante DIVISÃO 4 , Não Informado
há 12 anos Sábado | 16 março 2013 | 15:28

boa tarde!também estou fazendo uma transformação de individual em ltda.onde o empresario não fará mais parte da empresa.os sócios serão outras duas pessoas.
coloquei os códigos:
202 alt. de pf responsável perante cnpj.
211 alt. de endereço dentro do mesmo município.
220 alt. de nome empresarial (firma ou denominação)
222 enquadramento/reenquadramento/desenquadramento de me /epp
225 alt. de natureza jurídica
244 alt. de atividade econômica(princ.ou secund)
247 alt. de capital social

porém foi indeferido por que:
deu que o nome dos sócio 1 e 2 estão divergente do nome que consta no cadastro de pessoa física.( onde já fiz a consulta pelo site da receita e os dois nomes estão ok, não sei o que esta acontecendo?)

e o outro que erro:
a qualificação do responsável perante o cnpj é diferente da qualificação constante no qsa. (me informei e me disseram que era para colocar o código 202 onde altera a pf responsável,mais já tinha feito isso.)

então meu problema permaneceu não sei o que fazer!
se alguém poder me esclarecer,tente colocar o código 257 alt. o número do registro do órgão competente , mais o erro: não pode ser praticado junto com alteração de qsa.
me ajudem é realmente esse código que estava faltando, se sim terei de fazer as alteração separadas por etapa?deixando por ultimo a alteração do quadro societário. me ajudem!obrigada!

Pablo Ewerton Carvalho dos Santos

Bronze DIVISÃO 5 , Analista
há 12 anos Terça-Feira | 19 março 2013 | 15:05

MILA,
eu cuido desses processos aqui no escritorio e ja passei algumas vezes por esse tipo de rotina!
Ja fiz de duas formas, ambas querendo transformar individual em ltda;
Em uma das formas fiz primeiro uma alteração de dados(exceto no empresarial) no requerimento de empresario do cliente com as respectivas modificações que iram ser feitas(ex: endereço que ia mudar, nome fantasia, email, objto e etc) e depois fiz a mesma coisa no dbe(usando os eventos 211, 221 e o 244). Foi dado entrada e deferido, para ai sim depois ser feito a trasformação em ltda. Onde fiz a transformação no requerimento do empresario e no dbe´junto com o contrato social, capa de processo e etc.( eventos no dbe de transformação: 202, 220, 222, 225, 247 e o QSA, tbm nao consegui colocar o evento 257). Dei entrada e foi resolvido.
A outra forma que eu fiz a pedido do cliente e converçando e tentando ver a melhor situação p ele. Foi a seguinte.
Fiz uma trasformação direto em ltda no DBE e tbm fiz uma transformação no requerimento de empresario mudando apenas o nome fantasia e o capital, junto com o contrato social de acordo com os dados do requerimento do empresario. Dado entrada na junta foi deferido. Para depois ser feita as alterações que o empresario queria, que era o logradouro da empresa, o objeto social e etc. (mas nesse caso foi conversado antes com cliente e vendo o que ele realmente queria, neste caso queria se transforma em eirele.

Mila

Mila

há 12 anos Quarta-Feira | 20 março 2013 | 11:32

Obrigada Pablo!
Vou fazer primeiro como vc fez na segunda parte inverso com QSA!
No preenchimento na parte da identificação nome empresarial coloco o novo nome empresaria e novo codigo da natureza juridica LTDA e o nome capital social ou os dados antigos?
Reenvie um aqui e deu erro com os mesmo dados.
-Não consta QSA para o CNPJ informado. Esta natureza jurídica não comporta QSA.
Mesmo que coloque o 202 de Alteração de PF responsável.
Ou será pq estou colocando o representante/preposto o nome de um dos sócios já que a empresária individual não fará parte da sociedade?

há 12 anos Quarta-Feira | 20 março 2013 | 12:14

OLA MILA,
Olha so, to percebendo que realmente vai continuar os msm erros. Neste caso eu acredito - e ate estou com um processo igual ao seu - que vc tenha que fazer o seguinte:
Pois qndo se faz uma transformação, nao se pode fazer alterações no cadastro do empresario. Com exeção do nome empresarial, capital social, tudo isso no seu requerimento de empresário! E no seu Dbe vc coloca apenas os eventos 220, 222, 225, 247 e se for o caso( no meu estou colocando)o evento 202. E preenche o QSA. Junto com seu contrato social alterando, como eu lhe disse apenas o capital e nome empresarial. Depois que der entrada na junta e for deferido!
Ai vc vai conversa com o cliente para ai sim poder fazer as alterações no contrato social! Se ele quizer mudar de endereço, de atividade e etc.
Flo isso pois estou fazendo o msm procedimento e ate então esta dando certo! Mas antes explique ao cliente que essa e uma das formas! Abraço.

Mila

Mila

há 12 anos Quarta-Feira | 20 março 2013 | 14:41

Obrigada vou mandar para ver!
No preenchimento na parte da identificação nome empresarial coloco o novo nome empresaria e novo codigo da natureza juridica LTDA e o nome capital social ou os dados antigos?
Ou será pq estou colocando o representante/preposto o nome de um dos sócios já que a empresária individual não fará parte da sociedade?

há 12 anos Segunda-Feira | 25 março 2013 | 15:45

Mila,
no nome empresarial vc pode colocar o novo nome com ltda e o novo codigo da natureza juridica! Ja no representante nao sei lhe informar ainda se pode colocar o o novo sócio. No meu caso eu coloquei o evento 202 e acrescentei o novo representante. Estou esperando para ver se vai ser deferido.

LUCIVANIA RUBIN ROCHA

Lucivania Rubin Rocha

Bronze DIVISÃO 5 , Contador(a)
há 12 anos Quarta-Feira | 17 abril 2013 | 16:11

Pessoal estou com o seguinte problema.
Fiz a transformação de empresario individual para sociedade Ltda. No qual eu estaria admitindo uma sócia que passará a ser a responsável pela sociedade e o sócio (anteriormente o empresário individual) passaria a constar na sociedade apenas como sócio cotista.
Porém quando vou fazer o DBE não esta saindo o seu deferimento.
Preenchi com os seguintes códigos:
220 - Alteração de nome empresarial.
222 - Enquadramento/Reemquadramento de ME/EPP. (Este evento é obrigatório pois estou alterando a natureza e o nome empresarial)
225 - Alteração de Natureza jurídica.
230 - Alteração da qualificação da pessoa física responsável pelo CNPJ
247 - Alteração de capital social.
Preenchi também o quadro de QSA (pois estou fazendo alteração do sócio responsável e a inclusão de novo sócio).
Esta dando os erros:
* O evento 225, quando indica a troca de natureza jurídica 213-5 para a natureza jurídica 206-2, não permite que haja eventos de exclusão e alteração de QSA.
* Qualificação do responsável pelo CNPJ é diferente da qualificação constante no QSA (correto, pois a empresa não tinha QSA preenchido)
* Responsável perante o CNPJ não consta no QSA (correto pois não tinha QSA).
* Sócio inexistente no QSA da base CNPJ (tb correto, pois não tinha QSA).

Tendo em vista esses erros, gostaria de saber se terei que primeiramente fazer um DBE com a alteração da qualificação do sócio (antigo empresário individual) mudando a qualificação dele de 05 - Empresário para 22 - Sócio ou alguma outra resolução pra este problema? Lembrando que estou usando a versão CNPJ 3.6.
Já perdi as contas de quantas vezes tentei enviar este DBE.

há 12 anos Quinta-Feira | 18 abril 2013 | 11:12

Bom dia Lucivania!
Já resolvi alguns processos dessa natureza e o meu procedimento foi bem parecido. E até estou com um em mãos para dar entrada na transformação. Mas de primeira este evento 230 esta errado! Você teria que colocar o evento 202 - que e alteração da pessoa física responsável perante o cnpj. Tenho certeza que que boa parte dos erros irão sumir!
Preenchi o DBE da seguinte maneira:
202, 220, 222, 225, 247 e o QSA.
Na mudança de pessoa física responsável pelo cnpj, vc inclui o novo representante com cuidado para não errar ao digitar seu nome!
E no QSA vc inclui os dois sócios - o novo recém admitido como sócio administrador e o antigo como sócio - e sua correta distribuição de quotas.

Mais dúvidas pode perguntar que tentaremos solucionar!

RAFAEL  CEVE

Rafael Ceve

Bronze DIVISÃO 2 , Contador(a)
há 12 anos Quinta-Feira | 18 abril 2013 | 16:06

olá?
estou com o seguinte problema.
ontem levei a dbe na receita, ( transformação de individual para limitada), com os seguintes eventos:
220, 222, 225, 247 e qsa.

a senhora que avaliou meu processo disse que agora não pode mais colocar o evento 220 com o 222, que o sistema o faz automaticamente e se não ficaria empresa ltda me me.
utilizo o cnpj 3.6.
tentei tirar o enquadramento, não da certo.
tirei alteração do nome empresarial, não se faz com o evento de alteração de natureza jurídica...
alguém sabe como resolver esse problema?
agradeço desde já.

RAFAEL LAUREANO

Rafael Laureano

Prata DIVISÃO 5 , Despachante
há 12 anos Sexta-Feira | 19 abril 2013 | 09:08

Rafael Ceve
O uso dos eventos 222 e 257 estão sendo preenchido automaticamente(enquadramento e alteração do número de registro) não sendo necessário a utilização destes.

vc deve usar os seguintes eventos e preencher o QSA:
225 - Alteração da natureza juridica (p/empresário individual),

*** não esqueça de alterar o porte da empresa

Rafael Laureano
Legalização de Empresas
Despachante Documentalista CRDD-RJ
[email protected]
whatsapp 21-9-7560-9976
skype [email protected]

há 12 anos Sexta-Feira | 19 abril 2013 | 09:45

O programa 3.6 e O mesmo creio que de todos, e sempre fiz minhas transformações de Empresario em LTDA com os mesmos eventos e nunca foi questionado dessa maneira! Até porque o próprio programa obriga vc a utilizar o evento 222 nessa ocasião. E como e uma transformação, tem sim que se mudar o nome empresarial! Hoje mesmo acabei de consultar meu dbe para dar entrada, com os seguintes eventos:
202, 220, 222, 225, 247 e o QSA.
E se for vier ocorrer alguma exigência tenho certeza que não vai ser no Dbe.

RAFAEL  CEVE

Rafael Ceve

Bronze DIVISÃO 2 , Contador(a)
há 12 anos Sexta-Feira | 19 abril 2013 | 10:02

Exatamente. sempre fiz dessa forma, mais do nada ela barrou minha dbe.
mandou eu excluir o evento 222. ai já não sei o que fazer...
Quando estou preenchendo a dbe aparece a seguinte mensagem :
O evento 225 necessita que os seguintes sejam praticados:
-222
Não vejo como excluir um evento ou outro, já que um necessita do outro.
Veja como vai ficar a questão da sua dbe...O problema deve ser aqui em Ponta Grossa mesmo.
Obrigado pela ajuda.

há 12 anos Sexta-Feira | 19 abril 2013 | 10:32

Olha so Rafael, o rapaz que trabalha conosco fazendo essa parte externa acabou de me ligar que ja foi dado entrada no processo!
Então que dizer que vc tem levar seu dbe novamente e procurar alguém responsável pelos processos que correm na receita federal e pedir uma explicação!

ROBERTO CELESTINO RODRIGUES

Roberto Celestino Rodrigues

Bronze DIVISÃO 4 , Contador(a)
há 12 anos Sábado | 20 abril 2013 | 10:12

Bom dia!
Lucivania Rubin,
Para a DBE ser deferida na situação que vc descreveu, faz necessário inclui os eventos:
202- Alteração de pessoa física responsável perante o CNPJ, no campo de indentificação do representante/preposto, coloque o CPF e o nome do sócio que admistrará a sociedade.
220- Alteração do nome empresarial
222- Enquadramento/reenquadramento
225- Alteração da natureza jurídica
247- Alteração de capital
Quadro de sócios e administradores-QSA
No QSA a natureza do evento será 001- Entrada de Sócio/administrador para ambos, porém, a Qualificação do Sócio serão: 22 Sócio quotista e 49 para o sócio que adminstrará a sociedade.

Att..

robertocelestinorc
Página 1 de 8

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade