x

FÓRUM CONTÁBEIS

LEGALIZAÇÃO DE EMPRESAS

respostas 231

acessos 214.783

DBE Transformação Individual para LTDA

JUNIOR

Junior

Prata DIVISÃO 3, Analista Tecnologia
há 12 anos Sexta-Feira | 20 janeiro 2012 | 11:28

Estou com dúvida no preenchimento da DBE para transformação de empresa individual para sociedade.

Os códigos que eu tenho que colocar são esses abaixo? Tem mais algum

220 - Alteração de nome empresarial,
225 - Alteração da natureza juridica,
230 - Alteração da qualificação do responsavel pelo CNPJ,
247 - Alteração do Capital,
257 - Alteração do numero de registro
QSA - inclusão de todos os sócios

Nathercia Coelho

Nathercia Coelho

Bronze DIVISÃO 4, Gerente Contabilidade
há 11 anos Quinta-Feira | 6 setembro 2012 | 10:58

bom dia,
estou com uma mesma situação do junior,
coloquei todos esses codigos masa o unico que nao entra pois fica em conflito com os outros é o 257.
o que devo fazer??
agradeço desde já,

Nathércia Coelho
RAFAEL LAUREANO

Rafael Laureano

Prata DIVISÃO 5, Despachante
há 11 anos Quinta-Feira | 20 dezembro 2012 | 15:24

Simoni Gheno

vc deve usar os seguintes eventos:
220 - Alteração de nome empresarial,
225 - Alteração da natureza juridica (p/empresário individual),
247 - Alteração do Capital,
257 - Alteração do numero de registro (NIRE)

*** não esqueça de alterar o porte da empresa

Rafael Laureano
Legalização de Empresas
Despachante Documentalista CRDD-RJ
[email protected]
whatsapp 21-9-7560-9976
skype [email protected]
Antonio Fonseca de Oliveira

Antonio Fonseca de Oliveira

Bronze DIVISÃO 4, Sócio(a) Administrativo Financeiro
há 11 anos Segunda-Feira | 14 janeiro 2013 | 14:17

Boa tarde Pessoa, fiz um processo de transformação de Empresario individual para Ltda, coloquei todos os códigos no DBE citados pelo Junior acima, além do Porte da empresa, porém a RFB não aceitou o meu processo por causa do QSA, informou que: Sua solicitação não foi atendida pelo(s) motivo(s) abaixo indicado(s):


A qualificação dos sócios/administradores informada no QSA é diferente da constante no ato constitutivo/alterador.


Sendo que no QSA eu informei o Empresario individual como sócio Administrador e coloquei o percentual correto de participação na empresa Ltda.

Vocês podem me ajudar com esse caso, alguém já passou por isso?

Mila

Mila

Iniciante DIVISÃO 4, Não Informado
há 11 anos Sábado | 16 março 2013 | 15:28

boa tarde!também estou fazendo uma transformação de individual em ltda.onde o empresario não fará mais parte da empresa.os sócios serão outras duas pessoas.
coloquei os códigos:
202 alt. de pf responsável perante cnpj.
211 alt. de endereço dentro do mesmo município.
220 alt. de nome empresarial (firma ou denominação)
222 enquadramento/reenquadramento/desenquadramento de me /epp
225 alt. de natureza jurídica
244 alt. de atividade econômica(princ.ou secund)
247 alt. de capital social

porém foi indeferido por que:
deu que o nome dos sócio 1 e 2 estão divergente do nome que consta no cadastro de pessoa física.( onde já fiz a consulta pelo site da receita e os dois nomes estão ok, não sei o que esta acontecendo?)

e o outro que erro:
a qualificação do responsável perante o cnpj é diferente da qualificação constante no qsa. (me informei e me disseram que era para colocar o código 202 onde altera a pf responsável,mais já tinha feito isso.)

então meu problema permaneceu não sei o que fazer!
se alguém poder me esclarecer,tente colocar o código 257 alt. o número do registro do órgão competente , mais o erro: não pode ser praticado junto com alteração de qsa.
me ajudem é realmente esse código que estava faltando, se sim terei de fazer as alteração separadas por etapa?deixando por ultimo a alteração do quadro societário. me ajudem!obrigada!

Pablo Ewerton Carvalho dos Santos

Pablo Ewerton Carvalho dos Santos

Bronze DIVISÃO 5, Analista
há 11 anos Terça-Feira | 19 março 2013 | 15:05

MILA,
eu cuido desses processos aqui no escritorio e ja passei algumas vezes por esse tipo de rotina!
Ja fiz de duas formas, ambas querendo transformar individual em ltda;
Em uma das formas fiz primeiro uma alteração de dados(exceto no empresarial) no requerimento de empresario do cliente com as respectivas modificações que iram ser feitas(ex: endereço que ia mudar, nome fantasia, email, objto e etc) e depois fiz a mesma coisa no dbe(usando os eventos 211, 221 e o 244). Foi dado entrada e deferido, para ai sim depois ser feito a trasformação em ltda. Onde fiz a transformação no requerimento do empresario e no dbe´junto com o contrato social, capa de processo e etc.( eventos no dbe de transformação: 202, 220, 222, 225, 247 e o QSA, tbm nao consegui colocar o evento 257). Dei entrada e foi resolvido.
A outra forma que eu fiz a pedido do cliente e converçando e tentando ver a melhor situação p ele. Foi a seguinte.
Fiz uma trasformação direto em ltda no DBE e tbm fiz uma transformação no requerimento de empresario mudando apenas o nome fantasia e o capital, junto com o contrato social de acordo com os dados do requerimento do empresario. Dado entrada na junta foi deferido. Para depois ser feita as alterações que o empresario queria, que era o logradouro da empresa, o objeto social e etc. (mas nesse caso foi conversado antes com cliente e vendo o que ele realmente queria, neste caso queria se transforma em eirele.

Mila

Mila

Iniciante DIVISÃO 4, Não Informado
há 11 anos Quarta-Feira | 20 março 2013 | 11:32

Obrigada Pablo!
Vou fazer primeiro como vc fez na segunda parte inverso com QSA!
No preenchimento na parte da identificação nome empresarial coloco o novo nome empresaria e novo codigo da natureza juridica LTDA e o nome capital social ou os dados antigos?
Reenvie um aqui e deu erro com os mesmo dados.
-Não consta QSA para o CNPJ informado. Esta natureza jurídica não comporta QSA.
Mesmo que coloque o 202 de Alteração de PF responsável.
Ou será pq estou colocando o representante/preposto o nome de um dos sócios já que a empresária individual não fará parte da sociedade?




Pablo Ewerton Carvalho dos Santos

Pablo Ewerton Carvalho dos Santos

Bronze DIVISÃO 5, Analista
há 11 anos Quarta-Feira | 20 março 2013 | 12:14

OLA MILA,
Olha so, to percebendo que realmente vai continuar os msm erros. Neste caso eu acredito - e ate estou com um processo igual ao seu - que vc tenha que fazer o seguinte:
Pois qndo se faz uma transformação, nao se pode fazer alterações no cadastro do empresario. Com exeção do nome empresarial, capital social, tudo isso no seu requerimento de empresário! E no seu Dbe vc coloca apenas os eventos 220, 222, 225, 247 e se for o caso( no meu estou colocando)o evento 202. E preenche o QSA. Junto com seu contrato social alterando, como eu lhe disse apenas o capital e nome empresarial. Depois que der entrada na junta e for deferido!
Ai vc vai conversa com o cliente para ai sim poder fazer as alterações no contrato social! Se ele quizer mudar de endereço, de atividade e etc.
Flo isso pois estou fazendo o msm procedimento e ate então esta dando certo! Mas antes explique ao cliente que essa e uma das formas! Abraço.

Mila

Mila

Iniciante DIVISÃO 4, Não Informado
há 11 anos Quarta-Feira | 20 março 2013 | 14:41

Obrigada vou mandar para ver!
No preenchimento na parte da identificação nome empresarial coloco o novo nome empresaria e novo codigo da natureza juridica LTDA e o nome capital social ou os dados antigos?
Ou será pq estou colocando o representante/preposto o nome de um dos sócios já que a empresária individual não fará parte da sociedade?

Pablo Ewerton Carvalho dos Santos

Pablo Ewerton Carvalho dos Santos

Bronze DIVISÃO 5, Analista
há 11 anos Segunda-Feira | 25 março 2013 | 15:45

Mila,
no nome empresarial vc pode colocar o novo nome com ltda e o novo codigo da natureza juridica! Ja no representante nao sei lhe informar ainda se pode colocar o o novo sócio. No meu caso eu coloquei o evento 202 e acrescentei o novo representante. Estou esperando para ver se vai ser deferido.

LUCIVANIA RUBIN ROCHA

Lucivania Rubin Rocha

Bronze DIVISÃO 5, Contador(a)
há 11 anos Quarta-Feira | 17 abril 2013 | 16:11

Pessoal estou com o seguinte problema.
Fiz a transformação de empresario individual para sociedade Ltda. No qual eu estaria admitindo uma sócia que passará a ser a responsável pela sociedade e o sócio (anteriormente o empresário individual) passaria a constar na sociedade apenas como sócio cotista.
Porém quando vou fazer o DBE não esta saindo o seu deferimento.
Preenchi com os seguintes códigos:
220 - Alteração de nome empresarial.
222 - Enquadramento/Reemquadramento de ME/EPP. (Este evento é obrigatório pois estou alterando a natureza e o nome empresarial)
225 - Alteração de Natureza jurídica.
230 - Alteração da qualificação da pessoa física responsável pelo CNPJ
247 - Alteração de capital social.
Preenchi também o quadro de QSA (pois estou fazendo alteração do sócio responsável e a inclusão de novo sócio).
Esta dando os erros:
* O evento 225, quando indica a troca de natureza jurídica 213-5 para a natureza jurídica 206-2, não permite que haja eventos de exclusão e alteração de QSA.
* Qualificação do responsável pelo CNPJ é diferente da qualificação constante no QSA (correto, pois a empresa não tinha QSA preenchido)
* Responsável perante o CNPJ não consta no QSA (correto pois não tinha QSA).
* Sócio inexistente no QSA da base CNPJ (tb correto, pois não tinha QSA).

Tendo em vista esses erros, gostaria de saber se terei que primeiramente fazer um DBE com a alteração da qualificação do sócio (antigo empresário individual) mudando a qualificação dele de 05 - Empresário para 22 - Sócio ou alguma outra resolução pra este problema? Lembrando que estou usando a versão CNPJ 3.6.
Já perdi as contas de quantas vezes tentei enviar este DBE.

Pablo Ewerton Carvalho dos Santos

Pablo Ewerton Carvalho dos Santos

Bronze DIVISÃO 5, Analista
há 11 anos Quinta-Feira | 18 abril 2013 | 11:12

Bom dia Lucivania!
Já resolvi alguns processos dessa natureza e o meu procedimento foi bem parecido. E até estou com um em mãos para dar entrada na transformação. Mas de primeira este evento 230 esta errado! Você teria que colocar o evento 202 - que e alteração da pessoa física responsável perante o cnpj. Tenho certeza que que boa parte dos erros irão sumir!
Preenchi o DBE da seguinte maneira:
202, 220, 222, 225, 247 e o QSA.
Na mudança de pessoa física responsável pelo cnpj, vc inclui o novo representante com cuidado para não errar ao digitar seu nome!
E no QSA vc inclui os dois sócios - o novo recém admitido como sócio administrador e o antigo como sócio - e sua correta distribuição de quotas.

Mais dúvidas pode perguntar que tentaremos solucionar!

RAFAEL  CEVE

Rafael Ceve

Bronze DIVISÃO 2, Contador(a)
há 11 anos Quinta-Feira | 18 abril 2013 | 16:06

olá?
estou com o seguinte problema.
ontem levei a dbe na receita, ( transformação de individual para limitada), com os seguintes eventos:
220, 222, 225, 247 e qsa.

a senhora que avaliou meu processo disse que agora não pode mais colocar o evento 220 com o 222, que o sistema o faz automaticamente e se não ficaria empresa ltda me me.
utilizo o cnpj 3.6.
tentei tirar o enquadramento, não da certo.
tirei alteração do nome empresarial, não se faz com o evento de alteração de natureza jurídica...
alguém sabe como resolver esse problema?
agradeço desde já.

RAFAEL LAUREANO

Rafael Laureano

Prata DIVISÃO 5, Despachante
há 11 anos Sexta-Feira | 19 abril 2013 | 09:08

Rafael Ceve
O uso dos eventos 222 e 257 estão sendo preenchido automaticamente(enquadramento e alteração do número de registro) não sendo necessário a utilização destes.

vc deve usar os seguintes eventos e preencher o QSA:
220 - Alteração de nome empresarial,
225 - Alteração da natureza juridica (p/empresário individual),
247 - Alteração do Capital,

*** não esqueça de alterar o porte da empresa

Rafael Laureano
Legalização de Empresas
Despachante Documentalista CRDD-RJ
[email protected]
whatsapp 21-9-7560-9976
skype [email protected]
Pablo Ewerton Carvalho dos Santos

Pablo Ewerton Carvalho dos Santos

Bronze DIVISÃO 5, Analista
há 11 anos Sexta-Feira | 19 abril 2013 | 09:45

O programa 3.6 e O mesmo creio que de todos, e sempre fiz minhas transformações de Empresario em LTDA com os mesmos eventos e nunca foi questionado dessa maneira! Até porque o próprio programa obriga vc a utilizar o evento 222 nessa ocasião. E como e uma transformação, tem sim que se mudar o nome empresarial! Hoje mesmo acabei de consultar meu dbe para dar entrada, com os seguintes eventos:
202, 220, 222, 225, 247 e o QSA.
E se for vier ocorrer alguma exigência tenho certeza que não vai ser no Dbe.

RAFAEL  CEVE

Rafael Ceve

Bronze DIVISÃO 2, Contador(a)
há 11 anos Sexta-Feira | 19 abril 2013 | 10:02

Exatamente. sempre fiz dessa forma, mais do nada ela barrou minha dbe.
mandou eu excluir o evento 222. ai já não sei o que fazer...
Quando estou preenchendo a dbe aparece a seguinte mensagem :
O evento 225 necessita que os seguintes sejam praticados:
-222
Não vejo como excluir um evento ou outro, já que um necessita do outro.
Veja como vai ficar a questão da sua dbe...O problema deve ser aqui em Ponta Grossa mesmo.
Obrigado pela ajuda.

Pablo Ewerton Carvalho dos Santos

Pablo Ewerton Carvalho dos Santos

Bronze DIVISÃO 5, Analista
há 11 anos Sexta-Feira | 19 abril 2013 | 10:32

Olha so Rafael, o rapaz que trabalha conosco fazendo essa parte externa acabou de me ligar que ja foi dado entrada no processo!
Então que dizer que vc tem levar seu dbe novamente e procurar alguém responsável pelos processos que correm na receita federal e pedir uma explicação!

ROBERTO CELESTINO RODRIGUES

Roberto Celestino Rodrigues

Bronze DIVISÃO 4, Contador(a)
há 11 anos Sábado | 20 abril 2013 | 10:12

Bom dia!
Lucivania Rubin,
Para a DBE ser deferida na situação que vc descreveu, faz necessário inclui os eventos:
202- Alteração de pessoa física responsável perante o CNPJ, no campo de indentificação do representante/preposto, coloque o CPF e o nome do sócio que admistrará a sociedade.
220- Alteração do nome empresarial
222- Enquadramento/reenquadramento
225- Alteração da natureza jurídica
247- Alteração de capital
Quadro de sócios e administradores-QSA
No QSA a natureza do evento será 001- Entrada de Sócio/administrador para ambos, porém, a Qualificação do Sócio serão: 22 Sócio quotista e 49 para o sócio que adminstrará a sociedade.

Att..

robertocelestinorc
Página 1 de 8

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.