x

FÓRUM CONTÁBEIS

LEGALIZAÇÃO DE EMPRESAS

respostas 231

acessos 214.954

DBE Transformação Individual para LTDA

Ana Caroline Alves da Costa

Ana Caroline Alves da Costa

Prata DIVISÃO 1, Contador(a)
há 9 anos Quarta-Feira | 24 setembro 2014 | 09:49

Bom dia,

Estou realizando a alteração de empresário individual para sociedade ltda, estou fazendo o DBE tentando colocar os eventos que vi aqui no fórum (202, 220, 222, 225, 247 e QSA), porém não consigo incluir o 202 (alteração de pessoa física responsável pelo CNPJ) pois ele não se encontra na listagem. Gostaria de saber se isso já ocorreu com alguém, se sim qual o procedimento devo adotar?

Obrigada!

Nelia Maria de Faria

Nelia Maria de Faria

Bronze DIVISÃO 4, Contador(a)
há 9 anos Quarta-Feira | 24 setembro 2014 | 09:59

Bom dia Ana Carolina
Já aconteceu comigo, deixei sem o evento 202, quando fui verificar a pendência pediu para que o colocasse, aí voltei na lista e ele já estava lá..

tente fazer assim, talvez dê certo.

Att, Nélia Faria

Daniela Garcia Martins

Daniela Garcia Martins

Bronze DIVISÃO 4, Contador(a)
há 9 anos Quarta-Feira | 14 janeiro 2015 | 11:58

Bom dia!

Preciso de ajuda também quanto a DBE. Peguei um serviço de alteração de endereço de um hospital municipal da minha cidade, quando consulto o CNPJ aparece tudo certo, nome empresarial, data de abertura, endereço, mas quando entro no Coleta Web para fazer alteração não aparece os dados já cadastrados na Receita Federal. Como devo proceder??? Será que o site está com algum problema???

Atenciosamente,

Daniela Garcia.

FABIO N DOS SANTOS

Fabio N dos Santos

Bronze DIVISÃO 5, Técnico Contabilidade
há 9 anos Quinta-Feira | 5 fevereiro 2015 | 19:43

com essa transformaÇÃo de empresario individual para sociedade ltda o cnpj continuarÁ o mesmo?

no meu caso É uma empresa que estÁ no nome da esposa, o marido quer entrar como sÓcio, depois a esposa irÁ sair ficando sÓ o marido, logo apÓs eles querem transformar a empresa em individual novamente, ficando esta empresa no nome do marido.

ADAILTON DUTRA

Adailton Dutra

Prata DIVISÃO 2, Técnico Contabilidade
há 9 anos Quinta-Feira | 5 fevereiro 2015 | 20:07

Boa noite Fábio

O CNPJ continua sim o mesmo, o problema será o trabalho que você vai ter para fazer essas transformações,
porque para fazer uma transformação já são dois atos distintos, um de alteração da EI e outro de constituição da LTDA
depois terá que fazer o contrário.

Abçs

Adailton Dutra
Diretor da Infinity Contabilidade
Abertura e encerramento de empresas, IR, Impostos e folhas de pgto, Certidões Negativas, cadastros diversos, balanços, etc

Dúvidas ou orientações [email protected]
Orçamento gratis
Sandra Regina

Sandra Regina

Bronze DIVISÃO 4, Contador(a)
há 9 anos Sexta-Feira | 6 fevereiro 2015 | 09:48

Bom dia, alguem ja teve este problema?.... estou fazendo alteração de endereço, mas a Insc estadual está suspensa, posso fazer o encerramento desta inscrição on line?

ADAILTON DUTRA

Adailton Dutra

Prata DIVISÃO 2, Técnico Contabilidade
há 9 anos Sexta-Feira | 6 fevereiro 2015 | 13:11

Fábio boa tarde,
pendências com débitos creio que não haverá problemas!
Terá problemas se for cadastral.

Abçs

Adailton Dutra
Diretor da Infinity Contabilidade
Abertura e encerramento de empresas, IR, Impostos e folhas de pgto, Certidões Negativas, cadastros diversos, balanços, etc

Dúvidas ou orientações [email protected]
Orçamento gratis
Uilton Fernando de Souza

Uilton Fernando de Souza

Bronze DIVISÃO 5, Contador(a)
há 9 anos Sexta-Feira | 13 março 2015 | 10:31

Bom dia,

Estou realizando a alteração de empresário individual para sociedade ltda, estou fazendo o DBE tentando colocar os eventos que vi aqui no fórum (220, 222, 225, 230, 247 e QSA), para a alteração no evento 225 esta me pedindo o nº do NIRE só que o mesmo ainda não foi registrado na Junta Comercial do Paraná e tbm não me aparece a OPÇÃO para eu dizer que não foi registrado ainda e que quero convenio com a Junta, estou no Coleta Web, já liguei na Junta pedir ajuda eles tbm não sabem me responder

Alguém com o mesmo problema que o meu???

Uilton Fernando de Souza
ADAILTON DUTRA

Adailton Dutra

Prata DIVISÃO 2, Técnico Contabilidade
há 9 anos Sexta-Feira | 13 março 2015 | 19:13

Boa noite Uilton

As vezes acontece isso comigo, tenta o seguinte.

Selecione uma outra natureza jurídica, que não seja 213 nem 206
selecione e não faça mais nada, ele vai te perguntar se vai registrar na junta.

aí você, volta a selecionar a 206, ele pergunta novamente e você diz não.

Comigo resolve,

Espero que consiga

Abraços

Adailton Dutra
Diretor da Infinity Contabilidade
Abertura e encerramento de empresas, IR, Impostos e folhas de pgto, Certidões Negativas, cadastros diversos, balanços, etc

Dúvidas ou orientações [email protected]
Orçamento gratis
Danilo  Videira

Danilo Videira

Bronze DIVISÃO 5, Contador(a)
há 9 anos Quarta-Feira | 25 março 2015 | 15:26

Boa tarde.

Caros amigos eu estou fazendo uma alteração de ltda para unipessoal, utilizei os eventos -202- 247- voltou da jucesp com exigência ( harmonizar dados entre os instrumentos)
não estou certo de que deveria utilizar o evento -247 alteração de capital- pois o capital não sera alterado, continuara o mesmo valor, porem o valor do sócio que esta saindo passara para o que vai ficar.

minha duvida é se estou fazendo corretamente? " tirando a parte da exigência" e o que seria essa exigência ( harmonizar dados entre os instrumentos) que pra ser sincero não entendi muito bem.

A dúvida é o principio da sabedoria.
"Aristóteles"
ADAILTON DUTRA

Adailton Dutra

Prata DIVISÃO 2, Técnico Contabilidade
há 9 anos Quinta-Feira | 26 março 2015 | 17:11

Danilo boa tarde, esse evento é do DBE?

Outra coisa, se não está alterando o capital, é certo de não ter este evento.


abraços

Adailton Dutra
Diretor da Infinity Contabilidade
Abertura e encerramento de empresas, IR, Impostos e folhas de pgto, Certidões Negativas, cadastros diversos, balanços, etc

Dúvidas ou orientações [email protected]
Orçamento gratis
Danilo  Videira

Danilo Videira

Bronze DIVISÃO 5, Contador(a)
há 9 anos Sexta-Feira | 27 março 2015 | 09:09

Bom dia
Adailton Dutra,

Na vdd é tanto na junta como no DBE, olhei um que foi feito anteriormente e vi que na junta foi feito apenas com o ato inclusão/Alteração de integrantes.
A empresa era individual, porem ele quis passar para o nome da mãe então foi alterado pra ltda e agora estou alterando pra unipessoal pra depois transformar em individual de novo.
Estive pensando e acho que a exigência seja referente a isso, na junta esta inclusao alteração de integrantes com redistribuição do capital e saida de um dos socios e no DBE esta evento -202- Alteração da pessoa fisica responvel perante o CNPJ- 247- Alteração de capital social-
se nao for isso nao sei o que é.
se na juta eu colocar o ato, inclusão/Alteração de integrantes, qual evento eu vou utilizar na DBE?

A dúvida é o principio da sabedoria.
"Aristóteles"
ADAILTON DUTRA

Adailton Dutra

Prata DIVISÃO 2, Técnico Contabilidade
há 9 anos Sexta-Feira | 27 março 2015 | 12:17

Então Danilo, este é o problema,
você só altera o capital se o mesmo for alterado, as cotas não influenciam.

Se a sócia entrar e comprar parte das cotas do empresário, o capital continuará o mesmo
e o evento 202 você põe se alterar se for alterar a pessoa responsável na Receita, se não mudar, também não precisará alterar.
eu, já altero o responsável quando transformo para ltda, depois só faço a exclusão do sócio deixando-a unipessoal.

Abçs

Adailton Dutra
Diretor da Infinity Contabilidade
Abertura e encerramento de empresas, IR, Impostos e folhas de pgto, Certidões Negativas, cadastros diversos, balanços, etc

Dúvidas ou orientações [email protected]
Orçamento gratis
Danilo  Videira

Danilo Videira

Bronze DIVISÃO 5, Contador(a)
há 9 anos Sexta-Feira | 27 março 2015 | 13:28

Acho que entendi, provavelmente vou ter que fazer a alteração do responsável também, vou seguir seu exemplo e na próxima ja altero quando transformar em ltda rsrsrs, vou tentar aqui, se não der certo eu volto a pedir a ajuda dos colegas aqui do forum que tem sido de grande ajuda.

Valew Adailton Dutra
abçs

A dúvida é o principio da sabedoria.
"Aristóteles"
Gisele Sá Lopes

Gisele Sá Lopes

Prata DIVISÃO 2, Analista Fiscal
há 8 anos Segunda-Feira | 11 maio 2015 | 17:07

Ola, estou fazendo uma transformação de SOCIEDADE LTDA em EMPRESARIO INDIVIDUAL, a empresa não esta alterando o capital e ja esta como unipessoal.

Gostaria de saber quais eventos eu tenho que selecionar?!

Coloquei os eventos:
225 ALTERAÇÃO DA PESSOA JURÍDICA.
220 ALTERAÇÃO DO NOME EMPRESARIAL.

tenho que colocar mais algum?

Samuel José de Oliveira

Samuel José de Oliveira

Bronze DIVISÃO 4, Contador(a)
há 8 anos Terça-Feira | 12 maio 2015 | 08:08

Bom dia Gisele!

Finalizei uma transformação onde a empresa já estava como Unipessoal e além desses eventos que você mencionou eu também coloquei o 221 -Alteração do Título do estabelecimento (nome de fantasia), no seu caso só se houver a mudança do nome Fantasia. Verifique, também, o evento 222 - Enquadramento/Reenquadramento/Desenquadramento de ME/EPP.
Não esqueça de preencher o Quadro de Sócio (QSA) excluindo o sócio remanescente.

Espero ter ajudado,

Samuel Oliveira

Gisele Sá Lopes

Gisele Sá Lopes

Prata DIVISÃO 2, Analista Fiscal
há 8 anos Terça-Feira | 12 maio 2015 | 08:26

ok muito obrigada, eu acrescentei o Código 222 - Enquadramento/Reenquadramento/Desenquadramento de ME/EPP.

A empresa ja esta como unipessoal, logo ja esta com apenas 1 sócio, eu preciso preencher o quado se Sócio (QSA)?
A exclusão do outro sócio foi feita no contato de unipessoal.

Samuel José de Oliveira

Samuel José de Oliveira

Bronze DIVISÃO 4, Contador(a)
há 8 anos Terça-Feira | 12 maio 2015 | 10:19

Oi Gisele,

Você deve excluir o sócio, caso contrário o DBE será indeferido. No meu processo eu enviei sem a exclusão do sócio remanescente e o DBE foi indeferido com a seguinte orientação: Natureza Jurídica exige a exclusão de todos os integrantes do QSA constante na base CNPJ. Mesmo por que você vai transformar essa empresa em Empresário Individual e nesse caso não há o que se falar em sócios. Okay?

ADAILTON DUTRA

Adailton Dutra

Prata DIVISÃO 2, Técnico Contabilidade
há 8 anos Terça-Feira | 19 maio 2015 | 15:38

Cristiano depende das alterações que você está fazendo,
é só a transformação? Se for, os eventos são:
220 alt nome empresárial
225 alt nat jurídica

Caso altere alguma coisa, coloque os eventos da alteração
eu já fiz com os eventos 202, 211, 247, 220 e 225 todos juntos

Abçs

Adailton Dutra
Diretor da Infinity Contabilidade
Abertura e encerramento de empresas, IR, Impostos e folhas de pgto, Certidões Negativas, cadastros diversos, balanços, etc

Dúvidas ou orientações [email protected]
Orçamento gratis
Heber da Costa Santos

Heber da Costa Santos

Bronze DIVISÃO 4, Assistente Contabilidade
há 8 anos Terça-Feira | 25 agosto 2015 | 10:21

Olá Pessoal,

Para Resolver esse assunto trago a resolução aos senhores,

Para alterar de EMPRESARIO para SOCIEDADE LIMITADA deve-se usar os eventos:

220- ALTERAÇÃO DO NOME EMPRESARIAL(SE FOR O CASO)
221- ALTERAÇÃO DO TITULO DO ESTABELECIMENTO
222- ENQUADRAMENTO/REENQUADRAMENTO/DESENQUADRAMENTO DE ME/EPP(SE FOR O CASO)
225- ALTERAÇÃO DA NATUREZA JURÍDICA
QSA

Quanto algumas solicitações tais como capital social, nome de socios, ou correlações que fuja da finalidade de alteração da natureza juridica, não é possivel fazer no mesmo ato, tem que ser antes ou depois da alteração da natureza juridica da empresa.

Tenho uma solicitação DEFERIDA dessa forma.

GABRIEL DUARTE DE BARROS

Gabriel Duarte de Barros

Prata DIVISÃO 3, Auxiliar Contabilidade
há 8 anos Terça-Feira | 6 outubro 2015 | 09:45

Ola Heber, lendo sua responta, fiquei em duvida:


" Quanto algumas solicitações tais como capital social, nome de socios, ou correlações que fuja da finalidade de alteração da natureza juridica, não é possivel fazer no mesmo ato, tem que ser antes ou depois da alteração da natureza juridica da empresa".


Tenho que fazer uma transformação de ME para LTDA.

Já quero me precaver à futuros indeferimentos.

Grato

Descomplicando a Contabilidade
https://www.mcontabeis.com
junia santos

Junia Santos

Ouro DIVISÃO 1, Auxiliar Contabilidade
há 8 anos Sexta-Feira | 16 outubro 2015 | 09:22

BOM DIA
li aqui no forum mas nao cheguei a conclusao sobre minha duvida
uma empresa SOCIEDADE LIMITADA 02 SOCIOS, alterando para empresa individual, como deve ser o qsa?
eu vou sair com um socio e o outro sera o evento de alteracao?
alguem aqui pode me ajudar?



grata
junia

Junia Meireles
Página 5 de 8

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.