x

FÓRUM CONTÁBEIS

LEGALIZAÇÃO DE EMPRESAS

respostas 231

acessos 215.032

DBE Transformação Individual para LTDA

ELIZETE FATIMA DALL AGO DA SILVA

Elizete Fatima Dall Ago da Silva

Prata DIVISÃO 4, Administrador(a)
há 8 anos Sexta-Feira | 16 outubro 2015 | 11:30

Bom dia Junia!

Voce tem uma empresa LTDA, com dois socios, voce podera retirar o socio que quer sair, deixando apenas um socio por 180 dias continuando a empresa como LTDA.
REGISTRA ESTE ATO PERANTE A JUNTA COMERCIAL, juntamente com ao DBE geraqdo na coleta WEB da RFB.
Após o registro voce transformará a LTDA EM EMPRESÁRIO INDIVIDUAL, não esquecendo de colocar todos os codigos dos atos, tais como, alterção de nome, de endereço, de atividades, se for alterar tbem, e o principal que é o codigo da alterãção da natureza jurídica no DBE para protocolar junto na Junta Comercial.
DESTA FORMA VOCE ENTENDEU QUE TERÁ QUE FAZER DOIS ATOS PERANTE A JUNTA PARA CONCRETIZAR A EMPRESA!

Qualquer duvida, entre em contato conosco.

Elizete

LEDUARDO DA SILVA

Leduardo da Silva

Prata DIVISÃO 4, Técnico Contabilidade
há 8 anos Segunda-Feira | 18 janeiro 2016 | 13:41

boa tarde,colegas estou fazendo uma alteraçao de empresario individual para sociedade porem estou usando os eventos no dbe 220,222,225 e qsa nao vou alterar o capital e esta dando exigencia em participaçao em porcentagem do socio sendo o que e era dono do cnpj ,,,ou seja estou fazendo assim

valor do capital 40.000

socio dono do cnpj 1000,00 0,10% socio
socio que esta entrando 39.000,00-0,90% socio adm.

o que o colegas podem acrescentar,obrigado.

Eduardo Molinari
Consultor Especial

Eduardo Molinari

Consultor Especial , Controller
há 8 anos Segunda-Feira | 18 janeiro 2016 | 13:44

Boa tarde Leduardo!

Explane o exigência por completo para que possamos te ajudar.



Sds

Não se iluda com os seus seguidores no Facebook, Twiter, WhatsApp, etc....
Jesus só tinha 12 e ainda foi traído por um...

Meus filhos... minha vida
RAFAEL LAUREANO

Rafael Laureano

Prata DIVISÃO 5, Despachante
há 8 anos Terça-Feira | 19 janeiro 2016 | 09:01

Leduardo da Silva
Para entender melhor o que a coleta web precisa filtrar, inclua o evento de alteração de capital, por mais que não vai alterar o valor e distribua novamente no QSA. O que pode estar acontecendo é que o somatório não está incluindo o sócio que você não mexeu.

Rafael Laureano
Legalização de Empresas
Despachante Documentalista CRDD-RJ
[email protected]
whatsapp 21-9-7560-9976
skype [email protected]
Alexsandro Martins

Alexsandro Martins

Bronze DIVISÃO 4, Técnico Contabilidade
há 8 anos Terça-Feira | 19 janeiro 2016 | 09:59

Leduardo da Silva, se estiver colocando os valores desse modo não somará os 100%:

Tente colocar 90,00% de 40.000,00= 36.000,00
10,00% de 40.000,00= 4.000,00
_________________________________
100,00% 40.000,00

LEDUARDO DA SILVA

Leduardo da Silva

Prata DIVISÃO 4, Técnico Contabilidade
há 8 anos Quinta-Feira | 25 fevereiro 2016 | 10:38

bom dia colegas estou fazendo uma alteração de mei para ltda já desequadrei no fim de ano ,agora vou transformar em sociedade. Os colegas poderia dar uma força.fiz estes eventos.
220
225
232
247
qsa

o dbe foi deferido pela rfb porem ainda não levei o processo na jucesp os colegas acha que dará certo ou vai indeferir por parte da jucesp. eu não entendi porque foi deferido sendo que lendo os posts pelos colegas acredito que seria os eventos 202,220,222,225,232,247 e qsa. ou tb esta errado.

Andreia

Andreia

Prata DIVISÃO 2, Contador(a)
há 8 anos Sexta-Feira | 26 fevereiro 2016 | 13:03

A empresa LTDA será enquadrada como ME ou EPP? Caso positivo deverá informar este evento pois está criando uma novo tipo de empresa como se fosse uma constituição inclusive gera outro NIRE. Se não informar no seu DBE seu processo será indeferido na Junta Comercial.
o evento 202 é utilizado quando ocorre a troca do responsável perante o CNPJ, se ocorrer deverá informar.

Espero ter lhe ajudado.

Eurides A. M Cunha

Eurides A. M Cunha

Prata DIVISÃO 1, Sócio(a) Proprietário
há 8 anos Quarta-Feira | 23 março 2016 | 13:57

Boa tarde!
Pessoal,

Tenho uma pergunta da qual não vi nada parecido:
- Fiz a abertura de uma empresa na junta comercial como ME simples nacional em 02/2016, um dos sócios, já participa com 90% de uma empresa no lucro presumido e está participando com 10% na nova empresa, a sócia administrativa da nova empresa está pedindo para que seja enquadrada em EPP, pois tem certeza que faturamento das duas juntas será superior aos R$ 360.000,00.
Minha pergunta:
- Posso em qualquer tempo fazer a alteração de ME para EPP na junta comercial;
- Posso apresentar o mesmo contrato social da 1ª constituição ou tenho que fazer alteração no contrato social uma vez que já esta constituída na junta comercial como ME, colocando como alteração para EPP:
Ex: 1º contrato social já com registro na Jucesp, João e Maria Manutenção de computadores Ltda, se for para alterar ficará da seguinte forma:
João e Maria Manutenção de computadores Ltda - ME e acrescento uma cláusula de alteração como passando de ME para EPP, isto no contrato social ou não;
- Em tópicos anteriores, via que o código de alteração é o 222, para o DBE correto;
- Tenho que levar todas as documentações na Jucesp, como contrato social, e documentos dos sócios, junto com o DBE ou não?
Espero estar na sala correta e ter sido clara nas minhas colocações, caso contrário por favor me direcionem ou peçam mais clareza nas colocações.
Att:
Eurides

Andreia

Andreia

Prata DIVISÃO 2, Contador(a)
há 8 anos Quarta-Feira | 23 março 2016 | 14:05

Ola Boa Tarde,

Para alteração apenas de enquadramento não é necessário alterar o contrato da empresa. Necessário apenas solicitar alteração de enquadramento do Cadastro Web da Jucesp irá emitir declaração de enquadramento que deverá ser assinado por todos os sócios colher assinaturas e o DBE com o evento 222.
Não precisa pagamento de taxa da Junta comercial.

Espero ter ajudado.

Ivone

Ivone

Ouro DIVISÃO 1, Contador(a)
há 8 anos Terça-Feira | 19 abril 2016 | 06:09

Bom dia!

Alguém sabe quais códigos devo usar para fazer o DBE de transformação de Individual para LTDA?
Usei:
- 222
- 225
- 220
- 247
- 202
E deu erro: O evento 225, quando indica a troca da natureza jurídica 213-5 para a natureza jurídica 206-2, não permite que haja eventos de exclusão e alteração de QSA.
A soma dos percentuais de participação no capital social coletados é menor que 100%.
Sócio inexistente no QSA da base CNPJ

Andreia

Andreia

Prata DIVISÃO 2, Contador(a)
há 8 anos Terça-Feira | 19 abril 2016 | 07:58

Bom Dia,

Na transformação é admitido apenas a alteração do nome empresarial e capital social e neste caso como é transformação em LTDA a inclusão de sócio. Não existe alteração de sócio somente inclusão.
Sócio inexistente pois deve ser feito apenas inclusão não é admitido alteração ou exclusão neste ato.

Espero ter ajudado.

Shi_Andrade

Shi_andrade

Bronze DIVISÃO 5, Assistente Administrativo
há 7 anos Segunda-Feira | 27 junho 2016 | 11:08

É possível fazer alteração de endereço direto no ato de transformação de empresário para sociedade limitada, ou tenho que fazer processos separados?
Ao gerar a DBE, a mesma foi indeferida pois não tem Certificado Digital, nem usuário e senha do PFE.
Meu caso é o seguinte: Tenho essa transformação, porém o empresário está há anos sem movimentação e era atividade de comércio, tendo desta forma inscrição estadual, a qual está inapta (cassada por inatividade presumida) desde 2008.
Realmente na época, não foi solicitada a senha PFE.
Fui ao PF e me disseram para pedir uma nova inscrição - evento 601 junto as demais alterações, porém dentre as exigências, pedem contrato de locação, IPTU e fotos do local.
Mas como apresentar isso, sendo que a empresa há muito não funciona no local? (por isso a pergunta se posso fazer a alteração de endereço na transformação).

Eliene Mendes

Eliene Mendes

Bronze DIVISÃO 2, Auxiliar Escrita Fiscal
há 7 anos Quinta-Feira | 8 setembro 2016 | 10:42

Bom dia
Preciso de ajuda urgente , meu problema é o seguinte , estou alterando a empresa de individual para lTDA , porem quando faço a DBE sempre da o mesmo erro :Somatório dos valores de capital social dos sócios difere do valor do capital social da empresa. Confira os valores de todos os sócios no CNPJ e faça as mudanças necessárias no QSA, para que a soma seja igual ao valor do capital social da empresa.
Estou colocando os eventos : 225,220,247 . Esta entrando somente um sócio no QSA eu coloco o novo sócio como sócio-administrador e coloco o valor da sua participação no capital; já o empresário que no caso é o Administrador eu coloco ele como entrada de novo sócio e já coloquei ele como 22-Sócio , 49-sócio-administrador e sempre da erro porque ele é o Administrador , e não aparace o evento 202 para que eu possa alterar o responsável. Não sei o que faço mais , já perdi a conta de quantos DBEs já fiz .

JUCA RIBEIRO

Juca Ribeiro

Ouro DIVISÃO 1, Administrador(a)
há 7 anos Quinta-Feira | 8 setembro 2016 | 11:10

No ato da transformação, não se pode fazer alteração de endereço!

Atenciosamente

Juca Ribeiro
Adm

"Quando vires um homem bom, tenta imitá-lo; quando vires um homem mau, examina-te a ti mesmo"
Confúcio
Eliene Mendes

Eliene Mendes

Bronze DIVISÃO 2, Auxiliar Escrita Fiscal
há 7 anos Quinta-Feira | 8 setembro 2016 | 11:21

Decio bom dia
Sim estou incluindo no QSA os dois como entrada de sócio e estou alterando o capital.
Eu inclui o empresário atual que é o Administrador como entrada de sócio e tentei colocar ele como 49 - sócio -Administrador e em outro DBE coloquei 22-Socio e nos dois deu o seguinte erro: Qualificação do responsável perante o CNPJ é diferente da qualificação constante no QSA.
não esta alterando o valor do Capital mas mesmo assim estou informando o evento 247 porque esta alterando o valor das quotas.

Decio Pereira Bebiano

Decio Pereira Bebiano

Ouro DIVISÃO 2, Encarregado(a) Fiscal
há 7 anos Quinta-Feira | 8 setembro 2016 | 11:25

Eliene Mendes ,

Tem um evento que é alteração da qualificação do responsável pela PJ, inclua este evento também (que hoje o responsável esta como Empresário), você deve altera-lo para Sócio Administrador!

Tenho certeza que vai dar certo!

Poste o resultado!

Um grande abraço

Eliene Mendes

Eliene Mendes

Bronze DIVISÃO 2, Auxiliar Escrita Fiscal
há 7 anos Quinta-Feira | 8 setembro 2016 | 16:46

Decio
Consegui ! eu coloquei o evento que você disse alteração da qualificação do responsável pela PJ , fiz a primeira vez deu erro , porque onde esta identificação da pessoa jurídica eu ainda estava colocando 5-Administrador , então eu refiz e coloquei 49- sócio-administrador e no QSA também coloquei o 49- sócio-administrador ai sim deu certo.
Muito obrigada pela ajuda

JUCA RIBEIRO

Juca Ribeiro

Ouro DIVISÃO 1, Administrador(a)
há 7 anos Sexta-Feira | 9 setembro 2016 | 08:46

obrigado pela dica!

Atenciosamente

Juca Ribeiro
Adm

"Quando vires um homem bom, tenta imitá-lo; quando vires um homem mau, examina-te a ti mesmo"
Confúcio
Cristiano Gatto Carraro

Cristiano Gatto Carraro

Prata DIVISÃO 1, Assistente Contabilidade
há 7 anos Segunda-Feira | 12 setembro 2016 | 17:51

Boa tarde Amigos!

Estou com uma duvida como todos aqui, cuido de uma empresa Eireli que sera Ltda EPP, porem preciso retirar a socia e colocar os dois novos socios, e fazer as mudancas normais conforme codigos. Como procedo com as informações. Quais codigos realmente escolho no DBE? e na Jucesp, que parte eu escolho, Sociedade limitada?

A segunda questão é a seguinte: alguem tem um contrato feito de transformação ou o contrato social do jeito que tem que ser feito?

Elizete Fatima Dall Ago da Silva Bom dia!

E no inverso, eu faço a mesma coisa? Transformar Eireli em Ltda. Qual o processo? Primeiro mudo as informações da empresa? insiro e excluo socios, e no segundo ato modifico a natureza juridica para sociedade empresaria limitada 206-2?.

Obrigado

Cristiano Gatto Carraro
SAYONARA RAQUEL TELES

Sayonara Raquel Teles

Iniciante DIVISÃO 2, Auxiliar Contabilidade
há 7 anos Terça-Feira | 4 outubro 2016 | 16:43

Gente, boa tarde!

Estou tentando fazer a transformação de Empresário Individual para Ltda, já fiz o DBE e está tudo ok. Qual o próximo passo? Ja tinha feito a viabilidade (JUCEB), porém, quando tentei fazer o RE aparece a mensagem: Viabilidade possui evento de alteração de natureza jurídica, não contemplado pelo requerimento eletrônico

R. Garcia

R. Garcia

Prata DIVISÃO 2, Auxiliar Contabilidade
há 7 anos Quinta-Feira | 17 novembro 2016 | 10:01

Boa tarde colegas, estou fazendo uma transformação de uma firma individual para LTDA aqui no
Rio Grande do Sul.

Estou fazendo direto no DBE, eu deveria ter feito algo antes via requerimento de empresário?

Não houve aumento de capital ele foi dividido igualmente entre o velho e o novo sócio.

Fiz a viabilidade e fiz o DBE marcando os seguntes eventos:

Assinalar: Dados cadastrais/ situações especiais e QSA

Eventos: 220-222-225 E 247

O DBE foi indeferido pela seguintes razões:

RFB
O evento 225, quando indica a troca da natureza jurídica 213-5 para a natureza jurídica 206-2, não permite que haja
eventos de exclusão e alteração de QSA.

RFB
Responsável perante o CNPJ não consta no quadro de sócios e Administradores (Informei o nome do empresário dona da empresa individual pois ele continuará a ser o responsável)

RFB
Somatório dos valores de capital social dos sócios difere do capital social da empres. Confira os valores de todos os Sócios no
CNPJ e faça as mudanças necessárias no QSA, para que a soma seja igual ao valor do capital social da empresa.

(O capital não mudou é R$ 3.000,00 e informei R$ 1.500,00 para cada sócio, não sei o que pode estar errado).

Alguém poderia me ajudar?

Abraço
Garcia

Bruna Silene de Moraes

Bruna Silene de Moraes

Iniciante DIVISÃO 2, Assistente Recursos Humanos
há 7 anos Segunda-Feira | 5 dezembro 2016 | 11:08

Olá, bom dia Gente..
Por favor preciso de uma ajuda quanto ao preenchimento do DBE tambem..


Estou preenchendo um DBE referente a transformação de empresa Individual para LTDA com a entrada de um socio.
Coloquei entao os codigos a seguir:

225
222
220

Faço todo o preenchimento normalmente, porem ele exige o numero do NIRE, e nao aceita o NIRE que era utilizad para a individual, porem a empresa ainda nao tem o NIRE novo, de LTDA.

Como devo proceder?

Página 6 de 8

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.