x

FÓRUM CONTÁBEIS

LEGALIZAÇÃO DE EMPRESAS

respostas 231

acessos 214.804

DBE Transformação Individual para LTDA

ADAILTON DUTRA

Adailton Dutra

Prata DIVISÃO 2, Técnico Contabilidade
há 7 anos Segunda-Feira | 5 dezembro 2016 | 14:24

Bruna boa tarde, na hora que você gera o DBE, ele pergunta se o ato já foi registrado, você põe que não. Pronto, não vai mais precisar do NIRE.

Espero que ajude..

Adailton Dutra
Diretor da Infinity Contabilidade
Abertura e encerramento de empresas, IR, Impostos e folhas de pgto, Certidões Negativas, cadastros diversos, balanços, etc

Dúvidas ou orientações [email protected]
Orçamento gratis
MARIA

Maria

Bronze DIVISÃO 3
há 7 anos Terça-Feira | 13 dezembro 2016 | 10:08

To fazendo um requerimento de empresario mas aparece o nome de um sócio duas vezes como faço para corrigir?

ADAILTON DUTRA

Adailton Dutra

Prata DIVISÃO 2, Técnico Contabilidade
há 7 anos Quarta-Feira | 14 dezembro 2016 | 18:14

Maria, onde aparece essa informação?

Adailton Dutra
Diretor da Infinity Contabilidade
Abertura e encerramento de empresas, IR, Impostos e folhas de pgto, Certidões Negativas, cadastros diversos, balanços, etc

Dúvidas ou orientações [email protected]
Orçamento gratis
Termy Ferreira de Lima

Termy Ferreira de Lima

Ouro DIVISÃO 1, Contador(a)
há 7 anos Quinta-Feira | 2 fevereiro 2017 | 08:31

Bom dia a todos, estou nessa mesma situação há pelo menos 03 dias e sem sucesso, vou tentar explanar minha dúvida e quem sabe me ajudam a fechar essa questão:
A empresa é Individual a ser transformada em Sociedade Empresária Limitada.
1) Fiz a alteração de transformação diretamente no módulo Integrador, sem Viabilidade e sem DBE (Orientação de Juceg). ok aprovado o pedido.
2) Preenchi o Contrato Social admitindo um sócio, ocasião que preenchi a Viabilidade, usando os Eventos 220 - Alteração de nome empresarial e 225 Alteração da natureza jurídica; ok deferido
3) Transmiti o DBE utilizando os Eventos: 220, 222, 225, 230 e 247 e QSA, ok aprovado.
4) Quando utilizo o módulo Integrador, com Natureza Jurídica 206-2 e Ato 090 Contrato, ao Integrar a Viabilidade e o Cadsinc Recibo e Cadsinc a resposta é que " A Viabilidade informada contém o Evento "Alteração de Nome Empresarial" deve se inserir este evento no FCN/RE ou providenciar outra Viabilidade. Onde estou errando?


Skype termy.ferreira
Tatiana Oliveira

Tatiana Oliveira

Prata DIVISÃO 3, Autônomo(a)
há 7 anos Terça-Feira | 21 fevereiro 2017 | 17:34

Boa tarde colegas,

Estou fazendo uma transformação de firma individual para LTDA aqui em São Paulo, há uma semana e não consigo finalizar o DBE.


Não houve aumento de capital ele foi dividido igualmente entre o velho e o novo sócio.

Fiz a viabilidade e fiz o DBE marcando os seguntes eventos:

Assinalar: Dados cadastrais/ situações especiais e QSA

Eventos: 220-221-222-225 E 247

O DBE foi indeferido pela seguintes razões

RFB
O evento 225, quando indica a troca da natureza jurídica 213-5 para a natureza jurídica 206-2, não permite que haja
eventos de exclusão e alteração de QSA.

RFB
Responsável perante o CNPJ não consta no quadro de sócios e Administradores (Informei o nome da empresária dona da empresa individual)


RFB
Somatório dos valores de capital social dos sócios difere do capital social da empres. Confira os valores de todos os Sócios no
CNPJ e faça as mudanças necessárias no QSA, para que a soma seja igual ao valor do capital social da empresa. (Era R$ 5.000,00 informei R$ 2.500,00 para cada sócio, não sei o que pode estar errado).

RFB
Sócio inexistente na base do QSA (informei como representante a empresária individual - como pode não estar presente na base QSA)

Alguém poderia me ajudar? Preciso entregar urgente esta transformação para o cliente e não sei mais o que fazer.
Já li diversos comentários aqui no fórum, realizei alguns que também não deram certo.

Abraço
Tatiana

Eliene Mendes

Eliene Mendes

Bronze DIVISÃO 2, Auxiliar Escrita Fiscal
há 7 anos Terça-Feira | 21 fevereiro 2017 | 18:06

Tatiana boa tarde
Eu fiz esta transformação aqui no ES , coloquei na DBE os seguintes eventos:
202 Alteração da pessoa física responsável perante o CNPJ aqui eu coloquei o que era administrador individual como sócio e o que entrou na sociedade como sócio-administrador
220 Alteração do nome empresarial (firma, razão social ou denominação comercial)
225 Alteração do código da natureza jurídica
247 (alteração de capital social)
Realmente no QSA não tem como fazer nem exclusão e nem alteração , no meu caso eu coloquei como entrada de sócio/administrador.
Espero que você consiga tive um pouco de trabalho para fazer ,mas no final deu tudo certo.

William Martimiano Beraldo

William Martimiano Beraldo

Prata DIVISÃO 2, Assistente
há 7 anos Terça-Feira | 21 fevereiro 2017 | 18:35

Tatiana Oliveira as informações passadas pela colega Eliene Mendes funciona para São Paulo também, os passos que ela te deu pra fazer o DBE estão todos correctos.

Att,.

William M. Beraldo
Ass. Legalização
Tatiana Oliveira

Tatiana Oliveira

Prata DIVISÃO 3, Autônomo(a)
há 7 anos Terça-Feira | 21 fevereiro 2017 | 19:19

Eliene e William,

Agradeço demais o retorno.

Tenho só mais duvida:

No QSA vocês indicam colocar os dois sócios como entrada (a pessoa física que era empresário entra como sócio e o que entrou na sociedade como sócio administrador) ?

Obrigada
Tatiana

Termy Ferreira de Lima

Termy Ferreira de Lima

Ouro DIVISÃO 1, Contador(a)
há 7 anos Terça-Feira | 21 fevereiro 2017 | 20:43

Tatiana Oliveira, os dois são deve ser cadastrados como entrada de sócios e não como alteração, porque a empresa individual não tem QSA.

Skype termy.ferreira
Loraine Assunção

Loraine Assunção

Bronze DIVISÃO 2, Assistente Administrativo
há 7 anos Quinta-Feira | 23 março 2017 | 16:00

Boa tarde.

Pessoal minha dúvida é a seguinte;tenho que transformar uma LTDA em Empresário Individual(a mesma já está como Unipessoal),no DBE já coloquei todos os eventos citados pelos colegas,mas sempre indefere;

SEFAZ/MG Só é permitido sócio com percentual de participação igual a 100% para contribuintes com Natureza Jurídica "Empresário" Não é permitido informar mais de um sócio

Estou colocando os eventos 220,225,247 e 230 além de fazer a saída da sócia no QSA
Realmente já não sei mais o que fazer.
Alguém poderia me informar se teria mais algum evento
Obrigada.

Eliene Mendes

Eliene Mendes

Bronze DIVISÃO 2, Auxiliar Escrita Fiscal
há 7 anos Quinta-Feira | 23 março 2017 | 16:49

Boa tarde Loraine
Os eventos são estes mesmos, mas fiquei na duvida em uma coisa , se a empresa esta Unipessoal de que sócia você esta fazendo a saída?
Se esta Unipessoal significa que a empresa já esta com somente um sócio, então você só vai alterar a qualificação dela na DBE.

Loraine Assunção

Loraine Assunção

Bronze DIVISÃO 2, Assistente Administrativo
há 7 anos Sexta-Feira | 24 março 2017 | 11:01

Bom dia Eliene e Bruno.

Eliene,está como unipessoal,mas ainda tem QSA por isso a exclusão da sócia,Empresário Individual não tem QSA.

Bruno,estou fazendo a saída no QSA,mas ainda assim não está indeferindo.Vou na Receita Federal e Estadual dar uma olhada.

Obrigada.

DIEGO DE CASTRO

Diego de Castro

Bronze DIVISÃO 5, Analista Informática
há 6 anos Quinta-Feira | 25 maio 2017 | 11:11

Prezados, bom dia!

Estou fazendo uma transformação de Empresário(a) Individual (213-5) para Sociedade Empresária Limitada(206-2). Montei o processo na COLETA ONLINE dessa forma com os eventos;

202 - Alteração da pessoa física responsável perante o CNPJ
211 - Alteração de endereço dentro do mesmo município
220 - Alteração do nome empresarial (firma ou denominação)
222 - Enquadramento / Reenquadramento / Desenquadramento de ME/EPP
225 - Alteração da natureza jurídica
244 - Alteração de Atividades Econômicas (Principal e Secundárias)
247 - Alteração de capital social
QSA
Nesse último evento que não há código (QSA - Quadro de sócios e administradores), a Empresária Individual saiu e entraram outros 2 sócios na Empresa. Eu transmiti com certificado digital, informando que a mesma saiu da sociedade. Estou aguardando o deferimento ou indeferimento. Em qual momento que devo excluir essa empresária individual? No segundo processo? Ela ainda tem que fazer parte do QSA, para na próxima alteração ser excluída? Ou seja o primeiro Ato é de transformação para depois num segundo processo haver a prática da exclusão da Empresária individual?

Já tive minha resposta; segue aí povo -

[25/05/2017 - 10:39:14]
RFB
Sua solicitação foi submetida a verificação automatizada.
Sua solicitação não foi atendida pelo(s) motivo(s) abaixo indicado(s):
ÓRGÃO RFB
MOTIVO

O evento 225, quando indica a troca da natureza jurídica 213-5 para a natureza jurídica 206-2, não permite que haja eventos de exclusão e alteração de QSA.

RAFAEL LAUREANO

Rafael Laureano

Prata DIVISÃO 5, Despachante
há 6 anos Quinta-Feira | 25 maio 2017 | 20:48

Diego de Castro
Não será deferido. Pelo que disse (a empresária individual sai e entra outros sócios) não será permitido. É como se fosse vender a empresa. A legislação diz que que o empresário individual só é passado por sucessão. Mas tem alguns meios de sair:

Você deve transformar o empresário individual em sociedade acrescentando 1 ou mais sócios aguardar deferir e depois retirar o antigo empresário. São 3 processos diferentes: (2 de transformação) e (1 de saída do sócio).

Rafael Laureano
Legalização de Empresas
Despachante Documentalista CRDD-RJ
[email protected]
whatsapp 21-9-7560-9976
skype [email protected]
Decio Pereira Bebiano

Decio Pereira Bebiano

Ouro DIVISÃO 2, Encarregado(a) Fiscal
há 6 anos Sexta-Feira | 26 maio 2017 | 14:27

Diego de Castro ,

Você solicitou a alteração do empresário? Se positivo, coloque como inclusão, pois Empresário na RFB não possui QSA (portanto ele não esta no QSA, e desta forma não se pode "altera-lo")

Qualquer duvida adicional volte a postar!

Um grande abraço

LEDUARDO DA SILVA

Leduardo da Silva

Prata DIVISÃO 4, Técnico Contabilidade
há 6 anos Sexta-Feira | 2 junho 2017 | 17:51

boa tarde colegas vces sabem se mudou algo para transformar empresario individual em ltda na jucesp ,visto ja fui no via rapida e esta um pouco diferente.antes eu ia em sociedade ltda tipo juridico poderiam me informar o processo atual no via rapida.obgd.

CLÁUDIO ANTÔNIO DA SILVA

Cláudio Antônio da Silva

Ouro DIVISÃO 3, Técnico Contabilidade
há 6 anos Terça-Feira | 20 junho 2017 | 12:47

Olá, Maycon Rocha Lima

Me passe teu e-mail que te envio o modelo do contrato.

Cláudio Antônio da Silva
CRIATIVA Contabilidade Ltda
WhatsApp Business (51) 986320450
[email protected]
---
Contabilidade para Igrejas
Emissão de Certificado Digital
---
Empresa Associada à Contadores S/A
Empresa Membro do ICBR | Instituto dos Contadores do Brasil
Luiz Henrique

Luiz Henrique

Prata DIVISÃO 1, Auxiliar Escritório
há 6 anos Quarta-Feira | 21 junho 2017 | 14:38

Junior Junior estou fazendo um processo identico e estou com alguns problemas pra resolver ele queria saber se no dbe de transformação devo somento tranformar a empresa ou ja inclui o socio

Viviane Cristoffoli Cyriaco

Viviane Cristoffoli Cyriaco

Prata DIVISÃO 1, Auxiliar Contabilidade
há 6 anos Quarta-Feira | 4 outubro 2017 | 17:51

Pessoal, estou fazendo alteração de uma empresa de (Empresário Individual para Sociedade limitada) .
lendo as mensagens anteriores, entendi que para fazer o DBE, devo selecionar os eventos:
220
222
225
230 (utilizo esse mesmo o sócio administrador e responsável sendo o mesmo responsável qnd a empresa era individual?), pois a esposa entrará como sócia, mas não responsável
244
247 (utilizo ele , mas o capital será o mesmo valor de quando a empresa era individual), ou devo usar por causa da distribuição das quotas??
257 (qnd usar esse?), não entendi a necessidade

caso possam me ajudar,

pois uma pessoa havia me informado que ao invés de selecionar tudo isso, eu deveria procurar apenas por : Constituição por alteração, mas não encontrei esse item, essa informação confere????

fico no aguardo!
Att,
Viviane

"Posicionamento são escolhas diárias!!"
#EuEscolhoDeus
EVANDRO CARLOS ALERICO

Evandro Carlos Alerico

Prata DIVISÃO 2, Assistente Contabilidade
há 6 anos Segunda-Feira | 30 outubro 2017 | 18:25

Boa tarde

Posso realizar em único processo a alteração de natureza jurídica de empresario individual para LTDA com a inclusão de mais 2 sócios ? junto com alteração de endereço ?
No processo do DBE, quais eventos que devo utilizaR ?
e pelo vr2 jucesp capital ?

"Alguém está sentado na sombra hoje porque alguém plantou uma árvore há muito tempo." Warren Edward Buffett
Página 7 de 8

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.