x

FÓRUM CONTÁBEIS

LEGALIZAÇÃO DE EMPRESAS

respostas 4

acessos 2.527

Inclusão de sócios apenas para novo investimento

Daniel Ribeiro

Daniel Ribeiro

Iniciante DIVISÃO 4 , Não Informado
há 13 anos Segunda-Feira | 23 janeiro 2012 | 20:27

Boa noite caros amigos.
De antemão, gostaria de parabenizar pelo forúm- organização e qualidade do conteúdo. Porém, sou leigo na área e, após procurar e não encontrar respostas às minhas dúvidas venho até vocês.

Sou sócio (n1) de uma empresa de outdoors tendo 25% do capital social, e o sócio 2, 25% e o 3, 50%. Acontece que surgiu uma proposta de parceria para anunciarmos em caminhões (o que já vi que contempla a atividade da minha empresa). Porém, o problema ocorreu na medida em que nós precisaríamos de capital de mais dois investidores-sócio 4 e sócio 5 que entrariam com 25% cada desse novo aporte e os sócios antigos entrariam agora com 16,6% cada(totalizando os 100%).

Daí que esbarramos num problema que nenhuma das 3 contabilidades que nos prestam serviços conseguiu ainda chegar numa solução que atendesse às nossas necessidades.

Acontece que precisaríamos incluir uma cláusula no contrato social da empresa, no qual apenas o lucro auferido desse novo empreendimento (Mídia no caminhão) fosse dividido na proporção 16,6% para os sócios 1,2 e 3 e 25% para os sócios 4 e 5. E tudo o que diz respeito à outdoors continuasse na proporção estabelecida no contrato social ( 25% do capital social para o sócio 1, e o sócio 2, 25% e o 3, 50%)

Dentro das possibilidades de solução, nos sugeriram fazer um "contrato de gaveta" (que não concordei por não poder justificar para a receita os lucros recebidos pelos novos sócios e também para evitar problemas possíveis caso haja dissolução dessa nova sociedade).
Sugeriram também abrir uma outra empresa com as cotas conforme havia solicitado(o que até então parecia ser a melhor opção, mas esbarramos nos problemas do custo de mais uma empresa e o que foi mais limitante: o fato de que em meu município a prefeitura estar impedindo abertura de novas empresas nessa área a fim de evitar poluição visual)
E por último sugeriram abrir uma filial com outra proporção societária, o que já li aqui no fórum que não é possível.

Peço desculpas pelo longo texto, porém, tentei ser o mais específico possível afim de facilitar a compreensão da dúvida

Jacyara Alves da Silva

Jacyara Alves da Silva

Ouro DIVISÃO 1 , Administrador(a)
há 13 anos Segunda-Feira | 23 janeiro 2012 | 21:31

Daniel,

No teor da Alteração Contratual, ficaria no mínimo "estranho" estabelecer essa divisão de lucros em função do desempenho das atividades, entretanto, um contrato à parte - no qual tudo o que se quer seria disposto claramente - poderia ser formalizado, registrado em Cartório e, posteriormente, arquivado na JComercial sob o título "Documentos de Interesse da Empresa".

Que fique claro que no tal documento, a sociedade e os sócios seriam devidamente qualificados e identificados.

É uma sugestão.

Recomendações

Daniel Ribeiro

Daniel Ribeiro

Iniciante DIVISÃO 4 , Não Informado
há 13 anos Segunda-Feira | 23 janeiro 2012 | 21:39

Grato pela orientação Jacyara!

Gostaria de saber se com esta modalidade de contrato à parte, se os novos sócios poderiam justificar à Receita Federal o lucro que eles receberiam da nossa empresa.

E em caso de dissolução dessa nova sociedade, esse contrato serviria legalmente para respaldar alguma divisão de lucros ou equipamentos?

agradecido pela atenção,

Daniel Ribeiro

Jacyara Alves da Silva

Jacyara Alves da Silva

Ouro DIVISÃO 1 , Administrador(a)
há 13 anos Segunda-Feira | 23 janeiro 2012 | 21:50

Daniel,

Vamos todos juntos torcer p/que os colegas foristas nos socorram nesta dúvida - por absoluta incapacidade minha de saná-la.

Vá desculpando a minha limitação nessa área - da responsabilidade fiscal

Colegas, SOCORREI-NOS, por gentileza...


Recomendações

Daniel Ribeiro

Daniel Ribeiro

Iniciante DIVISÃO 4 , Não Informado
há 13 anos Segunda-Feira | 23 janeiro 2012 | 22:13

Rsrs, grato Jacyara,

Não tem de que se desculpar não, já ajudou até muito.

De qualquer forma, ficarei por aqui aguardando se teria mais alguém a acrescentar algo.

Att

Daniel

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade