Daniel Ribeiro
Iniciante DIVISÃO 4 , Não InformadoBoa noite caros amigos.
De antemão, gostaria de parabenizar pelo forúm- organização e qualidade do conteúdo. Porém, sou leigo na área e, após procurar e não encontrar respostas às minhas dúvidas venho até vocês.
Sou sócio (n1) de uma empresa de outdoors tendo 25% do capital social, e o sócio 2, 25% e o 3, 50%. Acontece que surgiu uma proposta de parceria para anunciarmos em caminhões (o que já vi que contempla a atividade da minha empresa). Porém, o problema ocorreu na medida em que nós precisaríamos de capital de mais dois investidores-sócio 4 e sócio 5 que entrariam com 25% cada desse novo aporte e os sócios antigos entrariam agora com 16,6% cada(totalizando os 100%).
Daí que esbarramos num problema que nenhuma das 3 contabilidades que nos prestam serviços conseguiu ainda chegar numa solução que atendesse às nossas necessidades.
Acontece que precisaríamos incluir uma cláusula no contrato social da empresa, no qual apenas o lucro auferido desse novo empreendimento (Mídia no caminhão) fosse dividido na proporção 16,6% para os sócios 1,2 e 3 e 25% para os sócios 4 e 5. E tudo o que diz respeito à outdoors continuasse na proporção estabelecida no contrato social ( 25% do capital social para o sócio 1, e o sócio 2, 25% e o 3, 50%)
Dentro das possibilidades de solução, nos sugeriram fazer um "contrato de gaveta" (que não concordei por não poder justificar para a receita os lucros recebidos pelos novos sócios e também para evitar problemas possíveis caso haja dissolução dessa nova sociedade).
Sugeriram também abrir uma outra empresa com as cotas conforme havia solicitado(o que até então parecia ser a melhor opção, mas esbarramos nos problemas do custo de mais uma empresa e o que foi mais limitante: o fato de que em meu município a prefeitura estar impedindo abertura de novas empresas nessa área a fim de evitar poluição visual)
E por último sugeriram abrir uma filial com outra proporção societária, o que já li aqui no fórum que não é possível.
Peço desculpas pelo longo texto, porém, tentei ser o mais específico possível afim de facilitar a compreensão da dúvida