x

FÓRUM CONTÁBEIS

LEGALIZAÇÃO DE EMPRESAS

respostas 2

acessos 4.334

Divisão de Cotas (como proceder?)

CARLOS  SILVA

Carlos Silva

Ouro DIVISÃO 1, Técnico Contabilidade
há 12 anos Quinta-Feira | 26 janeiro 2012 | 10:58

Bom dia a todos!

Duas pessoas resolveram iniciar uma sociedade numa oficina mecânica. No ato da elaboração do contrato social foi solicitado que as quotas fossem divididas em 50% para cada sócio, no entanto, colocaram esposa e irmã, para constarem no contrato social. No momento está havendo uma divergência, porque apesar do contrato estar com as quotas divididas em 50% para cada, um dos sócios teve um gasto muito superior ao outro, que se propôs a quitar o restante do investimento num espaço curto de tempo. Agora, mediante alteração contratual, o sócio que investiu menor valor não concorda que as quotas sejam dividas de acordo com o investimento que ambos tiveram na abertura da empresa.
Existe a possibilidade de incluir uma cláusula onde possa ser informado sobre esse débito existente, como gasto com materiais, mão de obra, legalização e etc? Se na alteração não for possível há como fazer um documento citando os referidos débitos?

Agradeço a atenção de todos!


Abraços,

Carlos

"Quando se olha para o futuro, não faz mal deixar o passado para trás"
Phillipe Gambôa
Consultor Especial

Phillipe Gambôa

Consultor Especial , Gestor(a)
há 12 anos Quinta-Feira | 26 janeiro 2012 | 11:06

Sua pergunta é duplicada verifique na busca a anterior.

Débitos existentes antes da constituição não podem ser considerados da empresa pois não há registro legal em nenhuma esfera da referida empresa, o débito sendo dos sócios também não entra em atos constitutivos para nenhuma sanção legal, se a empresa abrir dia X toda lei e ocorridos terão validade apenas da data X da constituição. Você pode fazer um documento com as informações e registra-lo em cartório caso queira algo válido, mais fora da empresa que não tem nada a ver com débitos anteriores.

No caso das despesas, a informação entrará no balanço, após fechamento contábil registra-lo na Junta para ter validade lá terá tudo que foi investido, gasto, ou recebido pela empresa.

-----
Abertura, alterações e baixas em PE
Revisão de processos
Implantação de padronização em escritórios contábeis
Consultoria e assessoria empresarial
Auditoria para escritórios e gestão de processos internos
-----
Orçamento gratuito
-----
Tel/Whats - (81) 99801.9055
CARLOS  SILVA

Carlos Silva

Ouro DIVISÃO 1, Técnico Contabilidade
há 12 anos Quinta-Feira | 26 janeiro 2012 | 11:15

Bom dia Phillipe!

Era exatamente essa orientação que eu procurava, pois achava que era dessa maneira que vc expôs, porém não tinha certeza. Hj vai haver uma reunião entre os sócios e vou repassar as suas informações.

Muito obrigado pela atenção!

Abraço!

Carlos

"Quando se olha para o futuro, não faz mal deixar o passado para trás"

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.