x

FÓRUM CONTÁBEIS

LEGALIZAÇÃO DE EMPRESAS

respostas 2

acessos 4.176

Reenquadramento de MEI

MARCIO JUNIOR SILVA DUTRA

Marcio Junior Silva Dutra

Prata DIVISÃO 2, Técnico Contabilidade
há 12 anos Quinta-Feira | 26 janeiro 2012 | 13:34

Boa Tarde,

Estou com dúvida quanto ao reenquadramento do SIMEI, explanando melhor:

""" Certo individuo abriu um MEI e pouco depois parou de pagar as guias e também deixou de fazer as declarações. Hoje fui verificar a situação do referido e este está optante pelo SIMPLES NACIONAL e NÃO Optante pelo SIMEI" ou seja ele foi excluido do SIMEI e Incluso no SIMPLES(Correto?), isso em 03/2010, sendo assim terei que gerar codigo de acesso do SIMPLES, depois gerar a DAS zerada para todos os periodos desde 03/2010, fazer as INATIVAS de 2011 e 2012, Pagando multa por atrzo da inativa de 2011 (sao R$200,00 com desconto de 50% para pagamento com 30 dias?). Também terei que gerar a GFIP de 03/2010 com o codigo "906"."""

Minhas dúvidas, além das que ja foram expostas, são:
- Terei que gerar GFIP para todos os meses subsequentes, Inclusive 13º?
- Poderei optar pelo SIMEI novamente logo após realizar essas operações?
- Essas operações terão de serem feitas antes de 31/01/2012 para poder fazer a opção?
- o valor de encargos a pagar para a regularização seria somente a multa por atrazo da INATIVA 2011? e o Valor da multa é o que eu expus acima?


Desde já agrado a quem puder me esclarer essas dúvidas.

"Pouca pessoas realmente vivem, a maioria apenas sobrevivem."
"Cuidado com o que você deseja, você pode conseguir"
"Fale Devagar, mas pense Rapido"
PAULO H M DIONISIO

Paulo H M Dionisio

Iniciante DIVISÃO 4, Contador(a)
há 12 anos Quinta-Feira | 26 janeiro 2012 | 14:33

Gente, boa tarde.

Fiz um abertura do MEI hoje dia 26/01/2012, e gerou o CNPJ e IE normalmente, acontece que foi gerar os DAS e consta a empresa como nao optante do MEI, como isso pode acontecer? Se eu faço opcao pelo SIMPLES consta que ja existe a opção pelo site do "PORTAL DO EMPREENDEDOR", mas entro no site do simples nacional e consulto e consta como nao optante. Será que devo aguardar até dia 30/01 para fazer a opcao pelo MEI?

MARCIO JUNIOR SILVA DUTRA

Marcio Junior Silva Dutra

Prata DIVISÃO 2, Técnico Contabilidade
há 12 anos Quinta-Feira | 26 janeiro 2012 | 15:26

Caro Paulo H M Dionisio,

fiz 03(três) MEIs hoje e nao tive problemas quanto ao referido pelo sr., porem algumas vezes no site do MEI ocorre falhas, se a referida consta como optante pelo SIMEI, basta o Sr. ir tentando imprimir as guias para pagamento, pporem o site esta muito ruim mesmo, ocorrendo varios erros. Lembrando que o primeiro pagamento deverá ocorrer dia 20/02/2012, portanto ainda ha tempo.

"Pouca pessoas realmente vivem, a maioria apenas sobrevivem."
"Cuidado com o que você deseja, você pode conseguir"
"Fale Devagar, mas pense Rapido"

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.