x

FÓRUM CONTÁBEIS

LEGALIZAÇÃO DE EMPRESAS

respostas 3

acessos 1.381

Contrato de Locação para tirar IE.

Priscilla Oliveira de Paula

Prata DIVISÃO 2 , Assistente Tributário
há 13 anos Sexta-Feira | 17 fevereiro 2012 | 09:40

Bom dia a todos
Não sei se conseguirei ser clara, mas vou tentar. Fizemos a abertura de uma empresa no endereço onde existia outra, claro que o Estado exigiu a carta de vacância (nem sei se é carta ou termo o correto dizer, quem souber por favor me corrija), e assim o fizemos, mas na Secretaria do Estado o fiscal que nos atendeu no momento nos solicitou o contrato de locação e é a 1ª vez que nos pedem isso, ja fizemos a vacância outras vezes e nunca nos pediram o contrato de locação. Minha pergunta é: essa solicitação do fiscal tem embazamento legal? Me ajudem, meu cliente precisa da IE para emitir as notas e esta parado por conta disso.

Desde já agradeço
Priscilla

Hugo Ribeiro
Moderador

Hugo Ribeiro

Moderador , Contador(a)
há 13 anos Sábado | 18 fevereiro 2012 | 17:52

Priscila, boa tarde.

Não vejo nenhuma irregularidade do pedido do Contrato de Locação por parte do fisco-SP, já que seria o documento comprobatório da efetiva locação.

Aqui no meu estado por exemplo, o Contrato de Locação é obrigatório para montar o cadastro para liberação da IE.

Se de fato tal documento existe, não há porque não apresentá-lo.

Att
Hugo.

Hugo Ribeiro - Cristalina Goiás
[email protected]
ADALGISA RUFINO CAETANO GRILO

Adalgisa Rufino Caetano Grilo

Prata DIVISÃO 4 , Contador(a)
há 13 anos Terça-Feira | 21 fevereiro 2012 | 17:38

Boa tarde, Priscilla.
Peço ao amigo Hugo Ribeiro a licença para poder complementar, haja vista que também estou no estado de São Paulo.
É bastante comum o atendimento da SEFAZ pedir o contrato de locação.
Em todas as aberturas de empresas que fiz e que foi necessário apresentação de documentos, o contrato estava incluído nos itens de exigência.
Caso não haja o contrato exige-se a apresentação do carnê do IPTU para comprovar a propriedade do imóvel.
Como disse o amigo HUGO, se tal documento existe, apresente-o.
Mas caso não tenha...elabore um.
Dará certo desta forma.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade