x

FÓRUM CONTÁBEIS

LEGALIZAÇÃO DE EMPRESAS

respostas 3

acessos 4.203

Registro na Junta Comercial

Priscilla Ribeiro

Priscilla Ribeiro

Prata DIVISÃO 3, Contador(a)
há 12 anos Segunda-Feira | 27 fevereiro 2012 | 14:18

Fiz uma alteração de capital em uma empresa e foi datado o protocolo dia 27/12/2011. No entanto, com as festas de fim de ano, o ato só foi registrado em 04/01/2012. Eu poderia lançar na contabilidade pela data do protocolo? A empresa está com saldo de caixa muito baixo.

Priscilla Ribeiro

Priscilla Ribeiro

Prata DIVISÃO 3, Contador(a)
há 12 anos Terça-Feira | 28 fevereiro 2012 | 09:29

É porque eu sempre lanço na data em que foi registrado o ato no respectivo órgão. Mas nesse caso eu precisava que fosse ainda dentro do exercício (no caso a data do protocolo). Tem alguma norma que me fala sobre isso?

Simone Saldanha Ourique

Simone Saldanha Ourique

Bronze DIVISÃO 4, Contador(a)
há 12 anos Terça-Feira | 28 fevereiro 2012 | 13:24

No meu ponto de vista, ficaria correto lançar dentro do próprio exercício, pois se o protocolo da junta foi em 27/12/2011, provavelmente o fato contábil (que é o aumento do capital) ocorreu próximo a essa data. O registro contábil deve ser realizado na data que ocorreu o fato contábil e o documento que evidencia o fato e a alteração contratual.
(Base legal: NBC T 2.1 - DAS FORMALIDADES DA ESCRITURAÇÃO CONTÁBIL)

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.