x

FÓRUM CONTÁBEIS

LEGALIZAÇÃO DE EMPRESAS

respostas 2

acessos 1.143

Alteração de Individual para Ltda.

Vivaldo Amaranto Ferreira Filho

Vivaldo Amaranto Ferreira Filho

Bronze DIVISÃO 4 , Contador(a)
há 14 anos Segunda-Feira | 5 março 2012 | 18:27

Boa tarde todos.

Minha amiga mantia um relacionamento estável, abriram uma empresa individual em nome dela, até que um dia romperam o relacionamento, seu ex-companheiro efetuou várias compras no CNPJ,e pegou as mercadorias e as instalações e montou um novo estabelecimento em nome da nova companheira deixando a minha amiga sem nada. Como as compras não foram pagas, o CNPJ foi a protesto e ainda um funcionário levou ao Ministério do Trabalho por falta de recebimento. Se ela encerrar esta empresa o protesto das dívidas saem do CNPJ e passam a apontar no CPF dela? E se ela transformar esta empresa individual numa Ltda e em seguida alterar o contrato saindo da sociedade não sendo mais a responsável pelo CNPJ, seria possível se livrar destes apontamento? e como ficaria junto ao Ministério do Trabalho?

Vivaldo Amaranto
R.obson

R.obson

Ouro DIVISÃO 1 , Contador(a)
há 14 anos Segunda-Feira | 5 março 2012 | 21:12

É uma situação extremamente desconfortável e de tremendo descuido que com certeza é muito mais comum que imaginamos. Não sei se compreendi bem a situação, mas vou embasar minha resposta da forma que compreendi, me desculpe se estiver enganado.

Enfim, vamos ao que interessa. Essa situação que você citou da transformação em Ltda e em seguida saída de sociedade não adiantaria muito a meu ver. isso pois, como o fato gerador das dívidas foi no momento em que ela ainda era a responsável, pode ocorrer de que em ações de cobrança, sejam colocados no processo, além da empresa, os responsáveis. Além disso tem toda a questão da legalidade da situação: Achar 2 "laranjas" pra colocar na empresa? Não acho que seria o melhor caminho. Você estaria tirando areia e construindo um buraco para tapar outro. Minha opinião: sua cliente poderia ajuizar uma ação de cobrança contra o ex-companheiro, fazendo-o responsável pelos títulos que ele assumiu, afinal deve haver a assinatura dele lá.

Fellipe JM

Fellipe Jm

Bronze DIVISÃO 4 , Advogado(a)
há 14 anos Segunda-Feira | 5 março 2012 | 21:38

Em qualquer dos casos haverá a responsabilidade dela.

No primeiro caso e segundo caso, se ela encerrar a empresa com dívidas, haverá a responsabilização do sócio por dívida da empresa, em razão da desconsideração da personsalidade jurídica pelo encerramento irregular.

Se transferir a terceiros, a responsabilidade do sócio retirante permanece por dois anos após averbada sua saída, nos termos do art. 1032 do Código Civil.

Enquete da semana Contabeis

Qual tema mais está travando sua rotina contábil hoje?

Clique para votar

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

1999 - 2026 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade · Preferências de cookies