Tiago Franceschi
Iniciante DIVISÃO 3 , Médico(a) Clínico GeralBoa tarde a todos;
Gostaria de saber se existe alguma lei que impeça a criação de duas empresas distintas que atuem no mesmo ramo de atividade, porém com quadro societário exatamente igual nas duas empresas;
Essa dúvida apareceu já que eu e meu irmão seremos sócios franqueados de uma empresa já existente na área de estética, abrindo inicialmente 2 unidades da franquia, com intenção de posteriormente abrir outras unidades; e já para abrir as duas primeiras unidades, em conversa com o nosso contador, ficamos na dúvida sobre a legalidade disso;
Temos que criar duas razões sociais distintas entre si, para a criação de duas empresas "diferentes"; porém, na prática elas são exatamente iguais. Isso é legal?? No meu entender, a partir do momento que eu tenha duas ou mais empresas idênticas, porém com CNPJ diferentes, elas deveriam se enquadrar como uma única empresa (matriz e filiais). Ou estou fazendo muita confusão?
Pensamos também na possibilidade de abrir a primeira unidade como nossa matriz, e em seguida abrir a segunda como sendo uma filial, e assim por diante a cada nova unidade de franquia; porém, sabemos que dessa forma o faturamento de todas as unidades se somariam para efeito de tributação pelo SIMPLES, e portanto incidiria em alíquotas bem maiores de recolhimento;
O nosso contador nos disse que poderíamos fazer as duas coisas, ou seja, abrir uma empresa distinta para cada nova unidade, ou abrir uma matriz e em seguida uma filial a cada nova unidade, sem nenhum impedimento legal em ambos os casos.
Como não queremos fazer nada irregular, gostaria de saber se realmente podemos optar por qualquer uma dessas possibilidades, já que isso vai influenciar diretamente nos cálculos de tributos a serem recolhidos e portanto devem ser ponderados com cautela;
Sabemos que o enquadramento no SIMPLES tem um teto de 3.600.000 de faturamento, mas mesmo somando o faturamento estimado das 10 unidades pretendidas, não deve ser atingido esse limite, e portanto essa não é uma preocupação no momento.
Agradeço desde já pelas respostas!