x

FÓRUM CONTÁBEIS

LEGALIZAÇÃO DE EMPRESAS

respostas 18

acessos 21.482

Alteração Quotas de Sócio no DBE

CARLOS  SILVA

Carlos Silva

Ouro DIVISÃO 1 , Técnico Contabilidade
há 13 anos Terça-Feira | 20 março 2012 | 11:50

Bom dia!

Por favor, estou fazendo uma Alteração Contratual onde um sócio se retirou e um novo entrou na empresa.Na divisão da quotas o que está se retirando tinha 50% (15.000,00) e está cedendo 10.500 quotas para o sócio remanescente e 4.500 quotas para o novo sócio. A distribuição ficou em 85% para o antigo e 15% para o novo. Para informar essa alteração das quotas do sócio remanescente devo colocar o evento (Alteração de dados do sócio/administrador) informando 85% ou devo colocar o evento (entrada de sócio/administrador). Acho que a segunda opção não está correta pois o mesmo já se encontra no Quadro Societário e está somente alterando as sua quotas.

Agradeço a quem puder me ajudar.

Att,

Carlos

"Quando se olha para o futuro, não faz mal deixar o passado para trás"
Caroline Temporini

Caroline Temporini

Prata DIVISÃO 2 , Analista Fiscal
há 13 anos Terça-Feira | 20 março 2012 | 13:20

Quando entrar na seleção do QSA -

Deve colocar para alterar dados - Alteração/Administrador (se não me engano esta assim, e muda de todos os sócios, para poder dar o total de 100% do valor do capital!!

Espero ter ajudado!

Grata!

CAROLINE TEMPORINI
[email protected]
Telefone: 19-992108013
"Duas coisas me deu o destino: uns livros de contabilidade e a vontade de sonhar" Fernando Pessoa
CARLOS  SILVA

Carlos Silva

há 13 anos Terça-Feira | 20 março 2012 | 14:09

Boa tarde Caroline,

No caso da assinatura do DBE quem assina agora é o novo sócio administrador, correto?

Desde já te agradeço pela ajuda!

Att,

Carlos

ADAILTON DUTRA

Adailton Dutra

Prata DIVISÃO 2 , Técnico Contabilidade
há 13 anos Terça-Feira | 20 março 2012 | 14:13

Oi Carlos, bem o Administrador é quem assina, se este antigo sócio, não era o Administrador, terá que incluir o evento de alteração de responsavel

nas cotas, o antigo sócio voce altera pra 85%, inclui o novo com 15% e exclui o que saiu

abraços

Adailton Dutra
Diretor da Infinity Contabilidade
Abertura e encerramento de empresas, IR, Impostos e folhas de pgto, Certidões Negativas, cadastros diversos, balanços, etc

Dúvidas ou orientações [email protected]
Orçamento gratis
CARLOS  SILVA

Carlos Silva

há 13 anos Terça-Feira | 20 março 2012 | 14:49

Boa tarde Adailton,

O administrador era o sócio que vai sair e o novo é o que está entrando, nesse caso coloquei código do evento "202" (Alteração de Pessoa Física Responsável perante o CNPJ. O sócio remanescente aumentou suas quotas para 85% e o novo ficou com 15%, porém ficou como administrador. Existe algum problema de o administrador ter menos quotas que o outro sócio? Outra pergunta: O administrador tbm é aposentado por tempo de serviço. Existe algum impedimento para essas situações?

Muito obrigado pela atenção dispensada!

Abraços,

Carlos

ADAILTON DUTRA

Adailton Dutra

há 13 anos Terça-Feira | 20 março 2012 | 14:56

Neste caso, o sócio com 85% tambem tem que ser Administrador, por ser majoritário, poe o majoritário como responsavel na RFB e os dois como Sócios Administradores, quanto ao aposentado, creio que não há problemas, tenho um que é, só não pus como adm e nem retira prolabore
só sócio cotista...

Abçs

Adailton Dutra
Abertura e encerramento de empresas, IR, Impostos e folhas de pgto, Certidões Negativas, cadastros diversos, balanços, etc

Orçamento gratis
CARLOS  SILVA

Carlos Silva

há 13 anos Terça-Feira | 20 março 2012 | 15:08

Olá Adailton,

Estou num impasse, pois o sócio majoritário é funcionário Público, e a Legislação não permite que seja administrador. Nesse caso, ia colocar o novo sócio como administrador pois o mesmo teria tempo disponível para resolver assuntos pertinentes à empresa. Agora não sei que solução vou tomar, acho que só me resta mesmo é colocar o novo sócio com 51% das quotas e o remanescente com 49%, assim o mesmo se tornaria majoritário. Vc pensa de maneira semelhante ao que eu penso?
Desculpe o incômodo ok!

Obrigado e abraços!

Carlos

ADAILTON DUTRA

Adailton Dutra

há 13 anos Terça-Feira | 20 março 2012 | 16:00

por nada Carlos

é neste caso seria melhor isso, o novo com mais cotas
bem que pra te ser sincero, não tenho esta resolução de que o Administrador possa ter menos cotas, desculpe não poder ter te ajudado nesta parte

eu faria como voce disse, é como eu sempre faço, nunca pus o Adm com menos cotas, (se é possivel ou não tmb não sei)

Abçs

Adailton Dutra

Orçamento gratis
CARLOS  SILVA

Carlos Silva

há 13 anos Terça-Feira | 20 março 2012 | 16:21

Olá Adailton,

Como tbm tenho dúvidas quanto a se o admnistrador pode ter menos quotas do que o sócio quotista, vou propor para que as quotas sejam divididas em partes iguais, assim como no Contrato Social, alterando nesse caso, apenas a saída de um sócio-admnistrador e a entrada de outro sócio-administrador.

Mais uma vez te agradeço pela atenção!

Att,

Carlos

CARLOS  SILVA

Carlos Silva

há 13 anos Quarta-Feira | 21 março 2012 | 10:05

Bom dia Adailton,

Ficou resolvido que as quotas serão divididas em 50% para cada sócio. Nesse caso devo irformar no DBE os dados do sócio remanescente ou apenas a retirada de sócio-administrador e a entrada de outro,já que as sua quotas permanceram em 50%. É preciso informar 100% das quotas para o programa aceitar ou não é necessário?

Muito obrigado pela ajuda novamente!

Att,

Carlos

ADAILTON DUTRA

Adailton Dutra

há 13 anos Quarta-Feira | 21 março 2012 | 11:14

Bom dia Carlos

neste caso não precisaria informar, só caso alterasse alguma coisa,(tipo cotas ou a qualificação do sócio)
neste caso, só retira o que esta saindo, e inclui o que esta entrando

não esqueça de alterar o responsavel pelo 202, (se for resp o que entrar)

Abçs

Adailton Dutra

Orçamento gratis
CARLOS  SILVA

Carlos Silva

há 13 anos Quarta-Feira | 21 março 2012 | 11:19

Bom dia Adailton,

Quero te agradecer mais uma vez pela cooperação!

Tenha um ótimo dia,

Abraços,

Carlos

ADAILTON DUTRA

Adailton Dutra

há 13 anos Quarta-Feira | 21 março 2012 | 11:21

Igualmente

sempre que puer ajudar, estarei a disposição

Abraços

Adailton Dutra

Orçamento gratis
IGOR AYRES HEMETRIO

Igor Ayres Hemetrio

Prata DIVISÃO 5 , Coordenador(a) Contabilidde
há 13 anos Quarta-Feira | 21 março 2012 | 11:22

Eu estava lendo este tópico e o sócio que possui maior porcentagem não empresa não precisa ser necessariamente o sócio administrador. Ele pode ter participação na empresa, mas o outro sócio é quem vai administrar. Já fizemos aqui no meu escritório vários contratos sociais dessa forma e nunca tivemos problema.

Att,

Igor

Igor Ayres Hemetrio
CRC/MG 105.791
ADAILTON DUTRA

Adailton Dutra

há 13 anos Quarta-Feira | 21 março 2012 | 11:26

Olá Igor, foi como eu disse ao Carlos
eu nunca fiz, todos os meus socios adm, ou tem as mesmas cotas ou a maioria, mas achava que poderia ter algum problema, já que voce faz e não tem, é bom pra aprendermos mais um pouco...

Abraços

Adailton Dutra

Orçamento gratis
IGOR AYRES HEMETRIO

Igor Ayres Hemetrio

Prata DIVISÃO 5 , Coordenador(a) Contabilidde
há 13 anos Quarta-Feira | 21 março 2012 | 11:38

Com certeza! É sempre importante estarmos apromorando nossos conhecimentos. Temos um caso parecido com o seu. Uma empresa onde o sócio majoritário é funcionário público. Somente o outro sócio é o administrador. Tivemos que fazer uma alteração contratual somente para mudar isso, quando o sócio passou no concurso.

Igor Ayres Hemetrio
CRC/MG 105.791
CARLOS  SILVA

Carlos Silva

há 13 anos Quarta-Feira | 21 março 2012 | 12:16

Boa tarde Igor,

Obrigado por participar deste tópico com seus conhecimentos, assim como o nosso colega Adaílton. Quanto mais informações, melhor para os usuários do Fórum.

Abraço a todos,

Carlos

GABRIELA MENESES

Gabriela Meneses

há 12 anos Quinta-Feira | 14 junho 2012 | 09:47

BOM DIA, COLEGAS!
ESTOU COM UM PEPINO E GOSTARIA QUE ME AJUDASSEM:

A empresa foi vendida, logo alterou seus 2 sócios que tinham e seu endereço. No DBE informe os seguintes eventos:

202 - Alteração responsável CNPJ
211 - Alteração endereço

No campo responsável pelo CNPJ coloquei os dados do NOVO sócio-gerente e no QSA informei a saída dos antigos sócios e a entrada dos novos e suas respectivas qualificações.

PORÉM, a DBE não foi gerada pelos seguintes motivos:

Responsável perante o CNPJ não consta no Quadro de Sócios e Administradores.

O sócio informado é o responsável e deve constar no QSA. (175.xxx.xxx-xx - Que é o CPF do ANTIGO sócio-gerente)

O que estou fazendo errado para este bendito DBE ñ sair?!!?!

Desde já agradeço à atenção de todos.

CARLOS  SILVA

Carlos Silva

há 12 anos Quinta-Feira | 14 junho 2012 | 10:12

Bom dia Gabriela,

Na CNPJ na na parte da FCPJ (Representante/Preposto)vc deve colocar o código 49 e informar o novo sócio-admnistrador. No QSA vc deve informar a natureza do evento (entrada de sócio-administrador)tbm informando o novo sócio e informar a saída do sócio-administrador antigo, assim o sistema vai liberar o DBE.

Boa Sorte!

Att,

Carlos

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade