Ricardo Tavares da Mota
Bronze DIVISÃO 4 , Analista ContabilidadeBom, gostaria que alguem me ajudasse, estou com um cliente que possui um empresa individual em Minas gerais e quer transferi ela para São Paulo como posso proceder nesse caso?
respostas 6
acessos 8.633
Ricardo Tavares da Mota
Bronze DIVISÃO 4 , Analista ContabilidadeBom, gostaria que alguem me ajudasse, estou com um cliente que possui um empresa individual em Minas gerais e quer transferi ela para São Paulo como posso proceder nesse caso?
Jacyara Alves da Silva
Ouro DIVISÃO 1 , Administrador(a)Ricardo,
Já ia lhe recomendar que desse uma olhada no site do DNRC, no manual do Empresário aprovado pela Instrução Normativa 97/2003, mas, por algum motivo, justamente esse tópico que fala sobre os procedimentos de Transferência de Sede p/outra UF, não está acessível (???).
O acesso terá que ser de outro jeito: no site da JComercial do meu Estado (JUCEAL), vá em "Orientações e Modelos" e clique em "Manual de Atos do Empresário" - página 21. Leia atentamente, e, caso ainda reste alguma dúvida, torne a postar.
Recomendações
Ricardo Tavares da Mota
Bronze DIVISÃO 4 , Analista ContabilidadeJacyara,
Agora vou ver se consigo arrumar a documentação solicitada.
Obrigado.
Ricardo A. B. Teotonio
Ouro DIVISÃO 1 , Contador(a)Bom dia.
É possível transferir a empresa individual para outra pessoa, onde a receptora terá a mesma atividade, capital e endereço?
A empresa será vendida. Posso, então, efetuar a transferência para o comprador ou devo baixar e abrir uma nova?
Obrigado.
Jacyara Alves da Silva
Transferir diretamente vc não pode, mas, se estiver disposto, existe a possibilidade.
Primeiro vc transforma o Empresário em Sociedade Empresária admitindo como sócio o "comprador". Feito isso, vc transforma a agora sociedade em Empresário sob a titularidade do "comprador".
Acesse o site do DNRC e dê uma lida atenta na Instrução Normativa nº 118 (Anexo I), e mãos à obra!
Recomendações
Ricardo A. B. Teotonio
Ouro DIVISÃO 1 , Contador(a)Hum...
melhor, e menos oneroso, baixar uma e abrir outra.
Obrigado Jacyara.
Ricardo.
Jacyara Alves da Silva
Considere que, na transformação o CNPJ permanece o mesmo. Se a firma Empresário já tem certo tempo de existência e está desembaraçada em relação à parte fiscal (e às outras), é um bom negócio. Entre uma antiga e uma nova empresa, melhor fazer negócios c/a antiga - é como pensamos quando clientes/consumidores.
Pense nisso.
Recomendações
O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.
Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies
1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade