x

FÓRUM CONTÁBEIS

LEGALIZAÇÃO DE EMPRESAS

respostas 4

acessos 1.562

Encerramento de empresa

ROMINA APARECIDA DA CRUZ SILVA

Romina Aparecida da Cruz Silva

Prata DIVISÃO 1 , Contador(a)
há 12 anos Segunda-Feira | 28 maio 2012 | 11:52

Bom dia a todos!

Estou tentanto ajudar uma pessoa a dar baixa em uma ME. Está empresa foi aberta em 1986. Porém a 20 anos o dono da empresa teve que se desfazer de tudo porque um dos seus filhos precisa de realizar uma cirurgia e naquela época tudo era mais dificil. Hoje o proprietario quer regularizar toda a situação, Quero ajudá-lo, mas não nem por onde começar. Algumas pessoas falaram que talvez ficava mais barato reativar a empresa que dar baixa, mas não sei opinar quanto a isso. Gostaria que vcs me ajudasem me explicando alguns os passos para começar a resolver. Gostaria de começar consultando todos os debitos dele em atraso. Como faço isso?

Tiago  de Lannes

Tiago de Lannes

Ouro DIVISÃO 1 , Contador(a)
há 12 anos Segunda-Feira | 28 maio 2012 | 12:07

Bom dia Romina,

Para consultar os debitos você pode pedir que o representante legal da empresa va até a receita federal e pegue uma consulta fiscal, poderá solicitar também na receita estadual e municipoal; isto para ver quais a pendências que terá que regularizar.

Sobre reativar a empresa, depende da pretensão do empresário, ele irá continuar a exercer a atividade? Se não proceda pela baixa mesmo. Se a empresa tiver sem movimento a muito tempo é possível que Junta de MG já tenha baixado lá por inatividade, assim ficará mais fácil para baixar nos outros orgãos.

Saudações e lhe aguardo para mais esclarecimentos.

Tiago

Tiago

marcelo oliveira mendes

Marcelo Oliveira Mendes

Ouro DIVISÃO 2 , Relações Públicas
há 12 anos Segunda-Feira | 28 maio 2012 | 14:17

Acesse

https://www.receita.fazenda.gov.br
vá no icone ( empresa ) procure o campo emissão de comprovante de inscrição e situação cadastral do cnpj.
Tudo indica que este cnpj esteja cancelado pela propría receita federal, neste caso imprima a certidão de baixa do cnpj.

Caso ocorra oque mencionei acima a melhor alternativa é ele constituir uma nova empresa.

Boa Sorte

Marcelo

ROMINA APARECIDA DA CRUZ SILVA

Prata DIVISÃO 1 , Contador(a)
há 12 anos Terça-Feira | 29 maio 2012 | 19:13

Boa noite! Obrigada pela atenção de vcs.
Marcelo, fui no ícone que vc me indicou e a empresa encontra-se Ativa conforme verificado no campo situação cadastral.
Acho que vou seguir o que Tiago me falou, pedir para o representante procurar um posto da Receita Federal para verificar as pendências.

Não vejo outra solução porque pela internet só conseguir mesmo foi verificar a situação do CNPJ.

Vcs sabem se existe outro caminho online, para que eu mesma possa fazer averiguar a situação?

Tiago  de Lannes

Tiago de Lannes

Ouro DIVISÃO 1 , Contador(a)
há 12 anos Terça-Feira | 29 maio 2012 | 19:41

Boa noite Romina,

Você pode criar um código de acesso pela internet desde que a empresa seja optante pelo simples nacional para verificar as pendências referentes a debitos e obrigações exceto previdência. Com este código de acesso você consegue consultar as declarações e outros debitos. A geração do código é no site da receita federal em CAC.

www.receita.fazenda.gov.br

Para consultar as pendências de previdência você deverá cadastrar uma senha pela internet, para o cadastro de senha desta empresa você precisará possui a documentação da empresa, porque o sistema pede alguns dados para verificar e criar a senha.

http://www010.dataprev.gov.br/CWS/CONTEXTO/CNDFISCO/CNDFISCO.HTML

Agora se a empresa tiver certificado digital, que acho não deve ter. Ai você consegue consultar todas as pendências com o certificado.

Como eu havia lhe falado, pode ser que a junta já tenha baixado por inatividade. Isto porque a junta de MG quando uma empresa não registra nada em 10 anos, ela baixa por inatividade. Se tiver baixado na Junta ficará mais fácil e barato baixar na receita, isto porque não terá as taxas da junta.

Depois que você conseguir consultar as pendências que começará a tomar as medidas para regularizar e proceder com a baixa.

Saudações,

Tiago

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade