Inscreva-se CONBCON 2025
x

FÓRUM CONTÁBEIS

LEGALIZAÇÃO DE EMPRESAS

respostas 1

acessos 1.225

Sessão de Quotas

SIRLENE GARCIA

Sirlene Garcia

Prata DIVISÃO 2 , Autônomo(a)
há 13 anos Quarta-Feira | 30 maio 2012 | 17:18

Boa tarde pessoal!
Em uma sociedade Ltda. quando um dos sócios sai da sociedade ele sede ou vende a outro sócio suas cotas. Minha dúvida surgiu porque o sócio que etá saindo me pediu para fazer um contrato de Compra e Venda. Não haverá entrada de outro sócio, após a alteração e empresa se transformará em Empresário Individual. Preciso saber exatamente como fazer e se há diferença entre vender e ceder, pois, o sócio que está deixando a empresa quer tudo muito bem explicado e eu não tenho experiência nesse assunto. Mais um vez conto com a gentil colaboração de meus colegas. Abrigada a todos.

Heloisa Motoki
Consultor Especial

Heloisa Motoki

Consultor Especial , Contador(a)
há 13 anos Domingo | 3 junho 2012 | 19:04

Sirlene
Boa tarde

A venda de quotas é uma operação inicialmente feita entre os socios que são proprietarios da quota, assim geralmente é feito o levantamento do balanço especial (data de saida) para apurar eventuais lucros/prejuizos que serão assumidos por tal.

Nesta operação é feito o contrato particular de compra e venda de quotas, neste link tem um modelo que vc pode usar como base, o conteudo vai depender de como os envolvidos fizeram a negociação.

Depois é necesario fazer a alteração contratual da saida do socio e registrar em todos os órgãos, nesta vc já pode informar tb que a empresa será transformada em empresario individual, mas há opçao tb de ficar sozinho (sociedade unipessoal).

Artigo 1033, IV, da lei 10.406/02, a sociedade permanecerá unipessoal, devendo recompor seu quadro societário no prazo Maximo de 180 (cento e oitenta) dias, sob pena de dissolução.

Neste link há um modelo deste tipo de sociedade unipessoal que vc tb poderá adaptar para empresario.

Heloisa Motoki

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade