x

FÓRUM CONTÁBEIS

LEGALIZAÇÃO DE EMPRESAS

respostas 1

acessos 1.241

Sessão de Quotas

SIRLENE GARCIA

Sirlene Garcia

Prata DIVISÃO 2 , Autônomo(a)
há 14 anos Quarta-Feira | 30 maio 2012 | 17:18

Boa tarde pessoal!
Em uma sociedade Ltda. quando um dos sócios sai da sociedade ele sede ou vende a outro sócio suas cotas. Minha dúvida surgiu porque o sócio que etá saindo me pediu para fazer um contrato de Compra e Venda. Não haverá entrada de outro sócio, após a alteração e empresa se transformará em Empresário Individual. Preciso saber exatamente como fazer e se há diferença entre vender e ceder, pois, o sócio que está deixando a empresa quer tudo muito bem explicado e eu não tenho experiência nesse assunto. Mais um vez conto com a gentil colaboração de meus colegas. Abrigada a todos.

Heloisa Motoki
Consultor Especial

Heloisa Motoki

Consultor Especial , Contador(a)
há 14 anos Domingo | 3 junho 2012 | 19:04

Sirlene
Boa tarde

A venda de quotas é uma operação inicialmente feita entre os socios que são proprietarios da quota, assim geralmente é feito o levantamento do balanço especial (data de saida) para apurar eventuais lucros/prejuizos que serão assumidos por tal.

Nesta operação é feito o contrato particular de compra e venda de quotas, neste link tem um modelo que vc pode usar como base, o conteudo vai depender de como os envolvidos fizeram a negociação.

Depois é necesario fazer a alteração contratual da saida do socio e registrar em todos os órgãos, nesta vc já pode informar tb que a empresa será transformada em empresario individual, mas há opçao tb de ficar sozinho (sociedade unipessoal).

Artigo 1033, IV, da lei 10.406/02, a sociedade permanecerá unipessoal, devendo recompor seu quadro societário no prazo Maximo de 180 (cento e oitenta) dias, sob pena de dissolução.

Neste link há um modelo deste tipo de sociedade unipessoal que vc tb poderá adaptar para empresario.

Heloisa Motoki

Enquete da semana Contabeis

Qual tema mais está travando sua rotina contábil hoje?

Clique para votar

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

1999 - 2026 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade · Preferências de cookies