Nildo Sales
Prata DIVISÃO 3 , Contador(a)respostas 18
acessos 8.245
Nildo Sales
Prata DIVISÃO 3 , Contador(a)Erick Rivero
Bronze DIVISÃO 5 , DespachanteBoa tarde Nildo,
A receita não guarda na base de dados do CNPJ o RG do responsável. Portanto, não é necessário que se faça um DBE para esse caso. Basta apenas alterar na Junta Comercial de Seu Estado.
Boa sorte.
Abraços.
Nildo Sales
Prata DIVISÃO 3 , Contador(a)Erick, obrigado meu querido.
mas eu acredito que precise da DBE pq o erro foi na formalização, na abertura da empresa dele, então o RG dele tá incorreto pra RFB também, ou não?
Phillipe Gambôa
Consultor Especial , Gestor(a)Para corrigir apenas o RG não é preciso mexer no DBE.
Não é a Receita Federal que administra este documento e sim o SDS (Serviço de Defesa Social), ele pode ir em algum polo que tira 2.via de documentos e solicitar correção caso haja alguma irregularidade ou delegacia também solicitando uma 2.via com os dados corretos.
Receita Federal administra de documento do cidadão o CPF.
Nildo Sales
Prata DIVISÃO 3 , Contador(a)bom dia meu querido Phillipe!!
Não é o documento dele que está incorreto, é a informação "RG" na abertura da empresa que ele colocou trocado, quando ele foi abrir/formalizar o MEI, onde seria pra colocar o nº do RG ele colocou o nº da CNH. Então eu quero corrigir o RG dele no formulário de abertura da empresa, colocar o número correto do RG. entendeu?
Adriano Zavareze Righi
Iniciante DIVISÃO 3 , Não InformadoBom dia Nildo Sales,
No Cadastro de PJ da RFB não há a informação do RG, apenas CPF e nome, portanto não é necessário fazer alteração.
Somente na Junta Comercial é que deve ser alterada a informação.
Nildo Sales
Prata DIVISÃO 3 , Contador(a)ok então...
muito obrigado Adriano, muito obrigado a todos.
forte abraço
Charles Henrique
Prata DIVISÃO 3 , Analista ContabilidadeBom dia Nildo Sales, conforme nossa amigo Adriano Zavareze Righi disse, não precisa informar um novo DBE para esta alteração pois não é informado o RG no DBE.
Mas verifique na prefeitura da sua cidade se precisar arquivar este novo contrato, pois normalmente elas informam no cadastro o numero do ultimo NIRE.
Cassia Borges
Prata DIVISÃO 2 , Não InformadoBoa tarde a todos!
Fiz uma alteração cadastral na RFB e enviel DBE assinado com firma reconhecida e cópia do aditivo.
A RFB recusou o pedido pq a cópia do aditivo não estava autenticada.
Daí pergunto. Tenho q fazer novo pedido na RFB ? Informo q tenho outra cópia do DBF q mqndei anteriormente. Será q se eu enviar essa DBE (outra via) juntamente com a cópia do aditivo autenticado vai resolver meu caso?
Alvimar C Assumpção
Prata DIVISÃO 4 , Contador(a)Francisca,
Bom dia!
Normalmente a RFB elimina todo o processo e documentos, orientando que refaça e reenvie a documentação regular, entretanto, dependendo do seu relacionamento na delegacia de sua jurisdição você pode tentar solicitar para enviar um aditivo autenticado para evitar refazer todo o processo. Caso não aceitem, lamento, mas deverá enviar novo DBE, assinar, reconhecer firma, autenticar o aditivo e enviar a RFB.
Phillipe Gambôa
Consultor Especial , Gestor(a)Cassia Borges
Prata DIVISÃO 2 , Não Informado
Obrigada a todos
Cassia Borges
Prata DIVISÃO 2 , Não InformadoBoa noite
Fiz novo pedido de alteração na RFB, só que dessa vez fiz com certificado digital.
O pedido foi aceito e foi gerado DBE/Protocolo para a solicitação, logo abaixo tem: Clique aqui para imprimir o Protocolo de Transmissão da FCPJ. Quando cliquei só sai o protocolo de transmissão dizendo q foi assinado com o certificado digital.
Eu pregunto: Já que o pedido foi transmitido com o certificado digital o sistema da RFB não disponibiliza o DBE e sim só o protocolo?
Eu tenho que enviar prá receita o protocolo com a cópia autenticada do aditivo?
Por favor alguém me ajude!
Alvimar C Assumpção
Prata DIVISÃO 4 , Contador(a)Bom dia! Exatamente.O Protocolo de Transmissão substitui o DBE.
Cassia Borges
Prata DIVISÃO 2 , Não InformadoAssumpção, obrigada e bom dia!
Phillipe Gambôa
Consultor Especial , Gestor(a)Lembrando que em algumas agências da RFB não estão aceitando DBE's assinados com certificado digital.
Em algumas apenas, não me pergunte o motivo mais deve ter havido algum problema, ai pedem que seje feito o clássico reconhecido em cartório.
Alvimar C Assumpção
Prata DIVISÃO 4 , Contador(a)Mais esta arbitrariedade da RFB? Desobediência clara aos dispositivos da IN 1183/2011, que assim preconiza:
ART.14
§ 1º O DBE:
I - fica disponível no sítio da RFB na Internet, no endereço citado no caput do art. 13, pelo prazo de 90 (noventa) dias, para impressão e encaminhamento conforme previsto nos incisos I e II do caput;
II - deve ser assinado pelo representante da entidade no CNPJ, por seu preposto ou procurador, com reconhecimento da firma do signatário, observado o disposto no art. 9º do Decreto nº 6.932, de 11 de agosto de 2009; e
III - é substituído pelo Protocolo de Transmissão, quando a entidade for identificada pela atribuição de:
a) certificação digital;
b) senhas eletrônicas; ou
c) outras formas de identificação atribuídas pelos convenentes, conforme previsto em convênio.
Charles Henrique
Prata DIVISÃO 3 , Analista ContabilidadeO DBE deverá ser assinado pela pessoa física responsável ou procurador, contendo firma reconhecida em cartório ou assinado por certificado. O reconhecimento de firma da assinatura no DBE é dispensado no caso de solicitação de órgão público ou de utilização de convênio com órgão de registro.
Phillipe Gambôa
Consultor Especial , Gestor(a)Infelizmente aqui em duas agências recusaram o DBE de um de meus clientes assinado com certificado veementemente, obrigado por disponibilizar a lei, próxima vez que acontecer eu mostro ao cidadão arcaico que lá trabalha no setor da RFB.
O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.
Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies
1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade