Alex Dias dos Santos
Iniciante DIVISÃO 3 , Engenheiro(a)Bom dia gostaria de saber se eu sendo MEI posso ser sócio de LTDA, visto que o contrário não é possível.
respostas 8
acessos 90.108
Alex Dias dos Santos
Iniciante DIVISÃO 3 , Engenheiro(a)Bom dia gostaria de saber se eu sendo MEI posso ser sócio de LTDA, visto que o contrário não é possível.
Wesley Maykson
Ouro DIVISÃO 1 , Técnico ContabilidadeAlex, bom dia,
Estive pesquisando e constatei que um MEI não pode ser sócio e nem proprietário de outra empresa, mesmo que a outra empresa seja registrada no MEI.
Atenciosamente.
Alex Dias dos Santos
Iniciante DIVISÃO 3 , Engenheiro(a)Bom dia Wesley.
Pode me informar qual o fundamento jurídico?
Washington Luiz Ramos Cruz
Ouro DIVISÃO 1 , Contador(a)Boa tarde!
Caros amigos, diante do assunto debatido, um MEI pelo que entendo, pode sim ser sócio de outra empresa.
Abraços Washington
Adalberto José Pereira Junior
Consultor Especial , Contador(a)Alex,
Art. 91. Considera-se Microempreendedor Individual - MEI o empresário a que se refere o art. 966 da Lei nº 10.406, de 2002, optante pelo Simples Nacional, que tenha auferido receita bruta acumulada nos anos-calendário anterior e em curso de até R$ 60.000,00 (sessenta mil reais) e que: (Lei Complementar nº 123, de 2006, art. 18-A, § 1º e § 7º, inciso III)
III - não participe de outra empresa como titular, sócio ou administrador; (Lei Complementar nº 123, de 2006, art. 18-A, § 4º, inciso III)
Fonte: Resolução CGSN 94/2011
Portanto, se você participar do quadro societário de outra empresa, perderá a condição de MEI.
Att.
Adalberto
Alex Dias dos Santos
Iniciante DIVISÃO 3 , Engenheiro(a)Adalberto, vc tem toda a razão.
contudo, eu posso dar início no processo de entrada como sócio em uma LTDA que o processo correrá normalmente até eu conseguir adesão ao quadro societário?
Ao final desse processo serei desqualificado da condição de MEI?
obr
Wesley Maykson
Ouro DIVISÃO 1 , Técnico ContabilidadeAdalberto, boa tarde,
Então só para reforçar o assunto, um MEI não pode ser sócio de outra empresa, conforme Fonte: Resolução CGSN 94/2011, como você mesmo citou,
gostei desta resolução, pois nos dá um apoio maior sobre microempreendedor.
Grato.
Rotson Uchoa Dias
Prata DIVISÃO 2 , Contador(a)Alex Dias dos Santos, vc tem a opção de transformar o MEI em empresario individual. E posteriormente transforma-la em LTDA. Porem se voce ingressar em outra sociedade perderá a condição de MEI, passando a ser microempresario.
espero ter ajudado.
Alex Dias dos Santos
Iniciante DIVISÃO 3 , Engenheiro(a)O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.
Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies
1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade