Boa tarde a todos,
Mauricio di Souza, se seu amigo trabalha apenas com o CRC-SP dele ele deve ser cadastrado como profissional liberal ou autônomo na prefeitura (pois é devido o ISSQN nas prestações de serviços). Como autônomo, se ele for um profissional correto e exemplar ele vai emitir os RPA com as devidas retenções de INSS (11%) e IRRF (%varia), além de entregar a sefip para seus clientes declarando tais retenções (INSS). Quando chegar o DIRPF ele irá declarar e pagar o Imposto de Renda devido (diferença).
Com o exemplo dado, seu amigo tem por volta de 200 clientes, isso a um honorário de por volta "meio salário minimo" vão dar 70.000,00 por mês de receita bruta, onde 11% foram retidos ao INSS e mais a porcentagem do IRRF (irei considerar apenas o INSS no exemplo).
70.000,00 x 11% = 7.700,00
Se seu amigo abrir uma empresa no regime do simples nacional, além de poder ter funcionários,mais facilmente, registrados, ele pagária:
678,00 x 11% = 74,58 (INSS)
70.000,00 x 6% = 4.200,00 (DAS)
Alem de não ter mais retenções de IR, pois emitirá notas fiscais apurando lucro liquido e não pagando IR na pessoa física (isso se tiver contabilidade na "Casa de Ferreiro, espeto de pau").
O mesmo vale para o Contador MEI x Contador autonomo:
Faturamento bruto de 5.000,00 (limite)
Das-MEI: 38,XX (onde já consta INSS, IR, ISSQN, blabla...)
x
Faturamento 5.000,00
INSS retido: 550,00
ISSQN: 250,00 (se for fixo eu não sei)
IRRF: 584,42
Se tiver contabilidade interna, poderá retirar lucro que todos sabem da não incidência de IR na pessoa física (empresário). Caso contrário, já que o MEI não é obrigado a ter contabilidade, pagará o IR na PF se retirar lucro maior que 32% da receita mensal (de acordo com o regime do lucro presumido). (mais venhamos e convenhamos, uma empresa contábil que não faz nem sua própria contabilidade...)
Respondendo ao tópico:
Sim terá! Uma para a anuidade do profissional contábil (contador/técnico contábil) e outra para o CNPJ.
Liguei no CRC-SP de Campinas para saber. O valor na época era de menos de 190,00. Hoje não sei (mais faz menos de 1 ano que me informei).