x

FÓRUM CONTÁBEIS

LEGALIZAÇÃO DE EMPRESAS

respostas 1

acessos 1.023

INPI vs Junta Comercial

Breno Nogueira

Breno Nogueira

Iniciante DIVISÃO 2, Administrador(a)
há 11 anos Segunda-Feira | 23 julho 2012 | 00:22

Olá,
Me chamo Breno Nogueira, 18 anos, e estou abrindo minha primeira empresa. E assim como tantos, com algumas dúvidas quanto ao registro. Meu grande foco agora é ter exclusividade sobre nome e marca. Já dei entrada para registro de Marca Mista no portal do INPI. Creio que será deferido, pois após pesquisa, não achei logomarca nem nome parecido. Porém, para obter maior controle da minha marca, quero também fazer o registro do nome Empresarial na JUCEMA, que é a Junta do Estado do Maranhão.

Pretendo registrar-me primeiramente como Empreendedor Individual. E poder usar minha marca (logotipo e nome) a vontade. Agora algumas dúvidas:
- Posso usar minha pessoa física para registrar o nome empresarial? Ou tenho que fazer logo o cadastro do Empreendedor Individual para assim registrar o nome?

- Ao ser empreendedor individual, sei que meu cadastro será NOME + CPF, porém, posso adicionar o nome fantasia depois? Ou sempre usarei esse formato como empresa?

- Ao abrir o negócio, posso usar meu nome fantasia e logotipo, ambos registrados no INPI, mesmo sendo Empreendedor Individual?

Meu caros,
Gostei demais desse fórum. Abraços!

marcelo oliveira mendes

Marcelo Oliveira Mendes

Ouro DIVISÃO 2, Relações Públicas
há 11 anos Segunda-Feira | 23 julho 2012 | 08:58

Breno Nogueira
Quanto ao registro da marca no INPI isso é indiscutivelmente a melhor e mais segura forma de uso exclusivo da marca e logo, Quanto ao registro da empresa aconselho constitui-la o mais breve possível e já ligar a marca ao registro da empresa junto aos orgãos competentes, isso vai dar maior seguridade em todos os aspectos, Inclusive ao uso indevido de nome.

Sucesso

Marcelo

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.