Pavan Rc
Prata DIVISÃO 3 , Técnico ContabilidadeBoa tarde
Um funcionario Publico pode ser socio administrador de uma empresa optante pelo SIMPES NACIONAL?
Att
Pavan
respostas 9
acessos 1.012
Pavan Rc
Um funcionario Publico pode ser socio administrador de uma empresa optante pelo SIMPES NACIONAL?
Att
Pavan
Eliane Viana
Prata DIVISÃO 1 , Técnico ContabilidadeBoa tarde,
Ele pode ser sócio mas não sócio administrador.
um abraço
Eliane Viana
Prata DIVISÃO 1 , Técnico ContabilidadeE depende da instituição, por exemplo a Receita Federal não permite nenhuma participação.
Pavan Rc
Eliane
A Senhora poderia me informar onde posso encontrar mais detalhes.
Pois o cliente veio até o escritório onde trabalho com a informação que pode e junto ele trouxe a Lei Complementar 123, onde na Seção II Das Vedações ao Ingresso no Simples Nacional, não menciona que funcionário publico não pode e sim entidades da administração publicas, conforme o inciso III abaixo:
III - de cujo capital participe entidade da administração pública, direta ou indireta, federal, estadual ou municipal;
Será que procede a lógica do meu cliente?
Att
Pavan
Phillipe Gambôa
Consultor Especial , Gestor(a)Robson Camilo Pavan
Assunto bastante debatido. Não pode ser sócio administrador de sociedade, nem abrir empresa individual.
O Artigo 117, inciso X da Lei 8.112/90 dispõe o seguinte:
"Art. 117. Ao servidor é proibido: (...)
X - participar de gerência ou administração de sociedade privada, personificada ou não personificada, salvo a participação nos conselhos de administração e fiscal de empresas ou entidades em que a União detenha, direta ou indiretamente, participação no capital social ou em sociedade cooperativa constituída para prestar serviços a seus membros, e exercer o comércio, exceto na qualidade de acionista, cotista ou comanditário; (Redação dada pela Lei nº 11.094, de 2005)"
Eliane Viana
Prata DIVISÃO 1 , Técnico ContabilidadeRobson, seu cliente é funcionário público de qual entidade? pode me chamar de voçê.
Pavan Rc
P H Gamboa
Primeiramente gostaria de agradecer vossa atenção como tambem a atenção da Senhora Eliane...
Pelo que eu entendi, não pode administrar, mas pode ser socio cotista sem fazer uso da administração. Correto?
Att
Pavan
Pavan Rc
Prata DIVISÃO 3 , Técnico ContabilidadeEliane
Diretor de escola...
Att
Pavan
Phillipe Gambôa
Consultor Especial , Gestor(a)Robson Camilo Pavan
Correto. E ele deve deter a menor porcentagem das cotas bem como não ter administração.
Como contornar a situação ele fica como sócio minoritário-não-administrativo e logo após ter todos documentos da empresa, basta ir em cartório e fazer uma procuração pública para ele responder bem como administrar a empresa.
Pavan Rc
Prata DIVISÃO 3 , Técnico ContabilidadeObrigado
P H GAMBOA
Valeu pela força e dica...
Forte abraço
Att
Pavan
O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.
Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies
1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade