x

FÓRUM CONTÁBEIS

LEGALIZAÇÃO DE EMPRESAS

respostas 8

acessos 4.084

Filial industria

ADRIANA BERNARDES

Adriana Bernardes

Iniciante DIVISÃO 4 , Analista Fiscal
há 12 anos Quarta-Feira | 8 agosto 2012 | 15:15

Caro colegas,

Por gentileza me ajudem com a questão abaixo.

A empresa que trabalho é uma Industria e possui filiais dentro de outras industrias (clientes), essas filiais estão cadastradas como comercio atacadista.

Eu posso cadastrar as filiais como industria no CNAE secundário, mesmo que o a atividade principal seja comercio?

Como fica a operação de Substituto tributario se efetuar a compra de materiais de outros terceiros?

Obrigada!

GILBERTO OLGADO
Moderador

Gilberto Olgado

Moderador , Contador(a)
há 12 anos Quarta-Feira | 8 agosto 2012 | 16:17

Olá Adriana!

Para poder te ajudar, diga qual seu objetivo, onde você quer cadastrar?

Qual a função e objetivo destas filiais ?

Quais os produtos que irão comercializar?

A vida não é medida pela quantidade de vezes que respiramos, mas pelos momentos que nos tiram a respiração...
" VIVA INTENSAMENTE CADA MINUTO "
ADRIANA BERNARDES

Adriana Bernardes

há 12 anos Quinta-Feira | 9 agosto 2012 | 08:53

Oi gilberto,

O Objeto principal da industria é fabricação de ferramentas e da filial comercio atacadista de ferramentas e são vendidos a uma industria de automoveis.

eu poderia cadastrar como atividade secundaria da filial fabricação de ferramentas? mesmo ela não fabricando nada, apenas comercializando?

GILBERTO OLGADO
Moderador

Gilberto Olgado

Moderador , Contador(a)
há 12 anos Quinta-Feira | 9 agosto 2012 | 09:36

Adriana, para a empresa alterar a atividade de comercio para industria precisa ter as instalações industriais e licença de instalação dos órgãos competentes, como CETESB, Corpo de Bombeiros, etc..

Você ainda não disse onde quer "cadastrar" como atividade secundária, eu entendi que é uma alteração da atividade da empresa na Junta Comercial, SEFAZ, Receita Federal e Prefeitura.

Mas independentemente, qualquer cadastro da empresa tem que ser feito de acordo com o registro nestes órgãos.

A vida não é medida pela quantidade de vezes que respiramos, mas pelos momentos que nos tiram a respiração...
ADRIANA BERNARDES

Adriana Bernardes

há 12 anos Quinta-Feira | 9 agosto 2012 | 10:06

Oi Gilberto,

Acho que quando você diz onde é o local especifico?

a Industria fica em São Paulo e as filiais em Guarulhos e São Bernardo

a atividade secundaria sérá alterada na receita e no estado.

a minha maior duvida é se a filial pode ter o CNAE de indústria sem efetivamente "ser" uma industria, ou seja não possuo nenhum processo industrial na filial, somente na Matriz.

GILBERTO OLGADO
Moderador

Gilberto Olgado

Moderador , Contador(a)
há 12 anos Quinta-Feira | 9 agosto 2012 | 11:16

Adriana, foi como eu falei acima, você precisa fazer uma alteração contratual para registrar esta nova atividade, na Junta Comercial creio que vai conseguir registrar, mas na SEFAZ creio que vai precisar das licenças da CETESB, e para isso vai precisar das instalações estarem prontas para indutria.

Você já questionou em outro tópico, procure concentrar somente em um para não duplicar as respostas.

ADRIANA BERNARDES

Adriana Bernardes

há 12 anos Quinta-Feira | 9 agosto 2012 | 11:50

Oi Gilberto,

Obrigada pelo retorno.

As perguntas são diferentes nos dois tópicos.

o Topico 1 é: Se a filial pode ser indústria sem efetivamente industrializar nada, pois é uma extensão da matriz, a atividade realizada na filial é comercio e sempre será somente comercio, gostaria de cadastra-la como industria para obter os beneficios da substituição tributária, pois ela revende para industria os materiais fabricados pela matriz e terceiros.(ferramentas)

o Topico 2 é: que temos um Matriz que não é industrial e possui uma filial que é industria, gostaria de saber se é possivel ter uma matriz comercial e uma filial industria, não deveriam ser o mesmo objeto?

Em relação aos cadastros nos orgãos como CETESb, Bombeiro, SEFAZ..eles permitem ter uma empresa com CNAE de industria e não praticar atividade fabril?

Obrigada e desculpe o trabalho

GILBERTO OLGADO
Moderador

Gilberto Olgado

Moderador , Contador(a)
há 12 anos Quinta-Feira | 9 agosto 2012 | 13:42

Olá Adriana!

Eu não vejo como perguntas diferentes, apenas a sua colocação é que está um pouco confusa, mas vamos simplificar isso?

o Topico 1 é: Se a filial pode ser indústria sem efetivamente industrializar nada, pois é uma extensão da matriz, a atividade realizada na filial é comercio e sempre será somente comercio, gostaria de cadastra-la como industria para obter os beneficios da substituição tributária, pois ela revende para industria os materiais fabricados pela matriz e terceiros.(ferramentas)

Matriz e filiais não precisam ter a mesma atividades, pode ter sim as 2 ou 3 atividades, basta cumprir as exigências na abertura, responde as duas perguntas.

Se a empresa cumprir as exigências da CETESB e as outras terá a licença para a industria, aí se vai ou não iniciar as atividades não tem problema.

É que para a CETESB emitir a licença, a industria precisa estar com todas as máquinas instaladas e tem que apresentar um projeto das instalações e fazer o processo.

Olha, para isso precisa fazer um estudo, procure estes órgãos, exponha como deve ser esta industria e pergunte quais os procedimentos, as exigências para fazer o processo.

Você precisa fazer este estudo primeiro para ver a viabilidade.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade