x

FÓRUM CONTÁBEIS

LEGALIZAÇÃO DE EMPRESAS

respostas 4

acessos 1.712

Encerrar sociedade e manter empresa

Henrique

Henrique

Iniciante DIVISÃO 3, Técnico Informática
há 11 anos Quarta-Feira | 15 agosto 2012 | 23:44

Boa noite.

Pretendo sair de uma sociedade onde investi no total R$29 mil e ele R$6 mil. O capital social foi de R$ 10 mil (total 100 cotas) com exercício em conjunto.

Na verdade não foi eu quem decidiu sair da sociedade, mas como não estamos satisfeitos um com o outro decidimos que ele ira comprar minha parte. Minha duvida é a seguinte, pelo capital social ser muito baixo pelo valor que quero (estou saindo no 0x0) vamos ter alguma complicação se especificar esse valor no novo contrato? Desse valor 70% sera retirado da empresa (tudo que tem no banco) o restante ele vai me pagar em 3~4 meses, esse valor e melhor especificar que foi retirada da empresa ou que é capital próprio do sócio?

Ficarei muito agradecido quem puder me ajudar.

Heloisa Motoki
Consultor Especial

Heloisa Motoki

Consultor Especial , Contador(a)
há 11 anos Sexta-Feira | 17 agosto 2012 | 09:33

Henrique
Bom dia


Na venda de quotas é importante que seja analisado os seguintes aspectos:

- A venda de quotas é feita entre os sócios, se vc tiver ganho na operação deverá analisar a incidencia do ganho de capital (se tiver vc paga como pessoa fisica), nesta operação é feito um contrato de compra e venda

- A transferencia das quotas é feita pela alteração contratual, neste documento é feito a retirada do sócio informando para que foi transferido as quotas. Se houver redução da quota tb deverá ser informado neste documento.

Lembrando que por ocasição da saida do socio normalmente é feito o balanço especial para apurar os lucros / prejuizos que serão arcados pelo socio que esta saindo.


Heloisa Motoki

Henrique

Henrique

Iniciante DIVISÃO 3, Técnico Informática
há 11 anos Domingo | 19 agosto 2012 | 17:43

Boa tarde.

Heloisa, muito obrigado pela resposta. Caso o valor das quotas for de R$5mil e o valor real investido seja R$20mil? Posso fazer um contrato particular com advogado e no novo contrato social mencionar somente o valor das quotas?

Muito obrigado.

Heloisa Motoki
Consultor Especial

Heloisa Motoki

Consultor Especial , Contador(a)
há 11 anos Segunda-Feira | 20 agosto 2012 | 11:05

Henrique
Bom dia


Depende...

Se o valor da transação for de R$ 5 mil e este valor for aplicado na empresa vc deverá:

1) Fazer contrato particular da venda
2) No vendedor apurar o ganho de capital
3) Fazer alteração contratual aumentando o capital social da empresa

Procure fazer a transação com o auxilio de um advogado para que ambas as partes sejam protegidas.


Heloisa Motoki

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.