x

FÓRUM CONTÁBEIS

LEGALIZAÇÃO DE EMPRESAS

respostas 2

acessos 951

Sócio de Ltda no Simples pode abrir individual?

Fernando Hideo Tiba

Fernando Hideo Tiba

Iniciante DIVISÃO 4, Advogado(a)
há 11 anos Sexta-Feira | 24 agosto 2012 | 17:15

Olá Colegas

Um de nossos clientes possui uma empresa de comércio, instalação e manutenção de portões automáticos (garagens, portões, elevadores, portas de bancos, automatizadores de entrada de hospitais e edifícios, etc) registrada na Junta Comercial como Limitada e encontra-se devidamente enquadrada no Simples Nacional. O capital social dele é de 70% nesta empresa.

Surgiu agora a oportunidade de fazer serviços como intérprete e tradutor de textos, todavia o cnae 7490-1/0 tradução simultânea, de textos, etc, é atividade vedada no Simples Nacional.

Ficamos na dúvida se ele poderia abrir uma empresa individual de prestações de serviços de traduções (não simples) e não prejudicar as atividades da outra empresa limitada com a "exclusão do simples" (já que ele terá como individual 100% do capital de uma não simples).

A princípio entendemos que não pois o faturamento global das 2 empresas (ltda e individual) não ultrapassaria o limite de exclusão do simples. Mas é sempre bom consultar uma segunda opinião de amigos e evitar eventuais prejuízos aos clientes.

Também entendemos que ele não precisaria diminuir sua participação da limitada.

O que os amigos pensam sobre o assunto?

Abraços e obrigado.

Hideo

Phillipe Gambôa
Consultor Especial

Phillipe Gambôa

Consultor Especial , Gestor(a)
há 11 anos Sexta-Feira | 24 agosto 2012 | 17:51

Não há problema algum pode abrir desde que não passe 3.600,00 milhões.

-----
Abertura, alterações e baixas em PE
Revisão de processos
Implantação de padronização em escritórios contábeis
Consultoria e assessoria empresarial
Auditoria para escritórios e gestão de processos internos
-----
Orçamento gratuito
-----
Tel/Whats - (81) 99801.9055
Jupira Lucas

Jupira Lucas

Prata DIVISÃO 3, Técnico Contabilidade
há 11 anos Segunda-Feira | 27 agosto 2012 | 17:51

Fernando,

Pelo fato de ter uma no Simples Nacional, não abriria ele nessa outra. Justamente porque a Receita Federal vai somar o faturamento das duas empresas que ele tem participação societária. E se o faturamento da empresa que não estiver no simples for alto, vai influenciar na aliquota da outra empresa que recolhe no Simples Nacional. Ou seja, a carga tributária da empresa do Simples Nacional pode aumentar.

JUPIRA LUCAS ZUCCHETTI
(Contabilista em Campinas-SP)

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.