x

FÓRUM CONTÁBEIS

LEGALIZAÇÃO DE EMPRESAS

respostas 9

acessos 12.841

Alteração de Cartório para Junta Comercial

Leopoldo Araújo Guerra

Leopoldo Araújo Guerra

Bronze DIVISÃO 5, Contador(a)
há 11 anos Segunda-Feira | 27 agosto 2012 | 10:33

Bom dia a todos!

Em processo de transferência de contrato de empresa registrada em cartório para Junta Comercial, quando do preenchimento do cadastro sincronizado, estão me exigindo preenchimento do NIRE anterior. Mas uma vez que a empresa é constituída em cartório, ela não possui NIRE.

Será que estou utilizando evendo incorreto?

Outra dúvida: Empresa constituída em cartório pode ter a natureza jurídica 206-2 (sociedade empresária ltda)? Ou toda empresa constituída em cartório possui natureza jurídica 224-0 (sociedade simples ltda)?

Obrigado!

Geraldo Magela Soares Filho

Geraldo Magela Soares Filho

Prata DIVISÃO 2, Auxiliar Administrativo
há 11 anos Segunda-Feira | 27 agosto 2012 | 13:07

Boa Tarde Leopoldo!

Bom, até onde eu sei, que o NIRE é solicitado conforme a natureza jurídica da empresa, ou seja se for sociedade Limitada, Empresário individual, será exigido o NIRE, pois estas naturezas possui o registro na JUCEMG, quando você tem uma empresa que é constituida por Atas, ao informar a sua natureza jurídica, o cadastro sincronizado irá solicitar o número do registro do cartório, imagino que a natureza juridica que você está informando esteja errada, por isso que está sendo solicitado o NIRE.

Att.

" A sorte é o encontro do preparo com a oportunidade, portanto, estaja sempre preparado"
Leopoldo Araújo Guerra

Leopoldo Araújo Guerra

Bronze DIVISÃO 5, Contador(a)
há 11 anos Segunda-Feira | 27 agosto 2012 | 13:29


Certo,

Acontece que a empresa não tinha NIRE, tendo em vista que foi constituída em cartório, e agora, quando vou alterar seu registro para a Junta, me solicita o NIRE (que ela não tem).

Qual ou quais são os eventos obrigatórios nesta transformação de Cartório para a Juta Comercial?

Leandro Alexandrino

Leandro Alexandrino

Prata DIVISÃO 1, Analista Contabilidade
há 11 anos Terça-Feira | 28 agosto 2012 | 15:14

Caro Leopoldo, estou na mesma situação, estou fazendo um processo onde estou encerrando a empresa no Registro Civil e Trazendo Para Junta Comercial do Estado de São Paulo.

Não sei se o procedimento é o mesmo, tratando de outra UF, mas o procedimento que me passaram foi fazer um pedido de transferência junto ao Cartório de Registro Civil, e posteriormente fazer a transferência na Junta Comercial, aqui em SP o processo é igual a de uma abertura, onde registrará novamente o contrato social.

Seja Livre, use Linux!!!

https://www.ubuntu.com
Leopoldo Araújo Guerra

Leopoldo Araújo Guerra

Bronze DIVISÃO 5, Contador(a)
há 11 anos Terça-Feira | 28 agosto 2012 | 15:24


Prezado Leandro,

Quanto ao processo, estou de acordo. Meu problema é que no momento do preenchimento do cadastro sincronizado, é solicitado o NIRE anterior. Acontece que não há NIRE anterior, uma vez que a empresa era registrada apenas em cartório.
Quais os eventos usados no cadastro sincronizado para a transferência de Cartório para Junta?

Obrigado.

RAFAEL LAUREANO

Rafael Laureano

Prata DIVISÃO 5, Despachante
há 11 anos Terça-Feira | 28 agosto 2012 | 18:20

Leopoldo Araújo Guerra
O primeiro passo a ser feito, é a alteração contratual(a mencionando as devidas alterações, a proveite crie uma cláusula transformando a sociedade de "sociedde simples" para sociedade emprasária" feito isso, reconheça firma dos sócios remanecentes bem como do sócio retirante, preencha também um requerimento que o cartório disponibiliza onde também deverá ter assinatura do socio responsável pela empresa com firma reconhecida(não precisa de documentos pessoais tipo: rg, cpf e etc), todo esse processo leva em torno de 07 dias úteis.

De posse da alteração arquivada no cartório, ai vem a segunda parte da historia, você deverá pedir o acervo da empresa, para então alterar na junta comercial(lá na junta só aceitam alterar se tiver uma alteração contratual e o acervo feito pelo cartório).

Rafael Laureano
Legalização de Empresas
Despachante Documentalista CRDD-RJ
[email protected]
whatsapp 21-9-7560-9976
skype [email protected]

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.