Wanderlon Oliveira Sampaio
Bronze DIVISÃO 3 , Contador(a)Bom dia a todos. Gostaria de saber, pois ñ encontrei clareza a respeito, se uma pessoa q já é Empresário Individual pode abrir tbm uma EIRELI?
respostas 19
acessos 3.320
Wanderlon Oliveira Sampaio
Bronze DIVISÃO 3 , Contador(a)Bom dia a todos. Gostaria de saber, pois ñ encontrei clareza a respeito, se uma pessoa q já é Empresário Individual pode abrir tbm uma EIRELI?
Juarez Marinho Barreira
Ouro DIVISÃO 2 , Contador(a)Amigo,
a um tempo atras tambem busquei essas informações, temos um cliente com uma EIRELI e uma firma individual no Ceara.
Valquiria Roveri Bento
Prata DIVISÃO 2 , Assessor(a) AdministrativoWanderlon Oliveira Sampaio
Bronze DIVISÃO 3 , Contador(a)Obrigado pelas respostas, Juarez e Valquíria.
Até uma próxima. Abraços!
Gisele Andrade
Prata DIVISÃO 1 , Contador(a)Olá pessoal.
Tenho um cliente que tem uma empresa ME, são 2 sócios, ele e o pai dele, porém, ele quer abrir uma EIRELI e tirar o pai dele da sociedade e colocar a EIRELI como sócia da empresa que ele tem, pergunto, ele pode fazer isso? e qual o embasamento legal? afinal ele vai ser sócio pessoa fisica e dono da EIREILI que será sócia da mesma empresa que ele é sócio como pessoa fisica.
Obrigada.
Amanda Figueredo
Bronze DIVISÃO 4 , Contador(a)Olá pessoal,
Tive um caso desses esta semana, aqui no Estado do Goiás, fui na JUCEG, eles me orientaram que não é possível. Duas empresas individual com a mesma pessoa. No entanto, se a PF tem uma firma individual, pode sem impedimento algum abrir outras sociedades limitadas (com sócios).
Juarez Marinho Barreira
Ouro DIVISÃO 2 , Contador(a)e bom verificar se uma EIRELI pode ser socia de empresas, pois ate onde sei nao e permitido
Gisele Andrade
Prata DIVISÃO 1 , Contador(a)Até onde li caro Juarez uma EIRELI pode ser sócia de outras empresas. Mas, quero saber: se 2 sócios José com seu irmão Pedro abriram uma empresa chamada José ME Ltda, porém, José quer tirar Pedro da sociedade, abrindo uma EIRELI em seu nome (José) e a EIRELI ficar no lugar de Pedro na empresa José ME Ltda?
Jadir Murara Machado Lopes
Prata DIVISÃO 4 , Analista AdministrativoPelo que vc colocou tem uma empresa ltda, tem que tirar um dos sócios e deixar a mesma unipessoal, após fazer a transformação para EIRELI, ou seja, o sócio José sai da sociedade e o sócio Pedro transforma em EIRELI, depois o sócio José abre outra EIRELI pra ele, ou vice/versa.
Gisele Andrade
Prata DIVISÃO 1 , Contador(a)Jadir Murada muito obrigada, vc respondeu de forma clara e sucinta...e obrigda a todos que nos ajudam no momento de duvida...
Att
Valéria
Prata DIVISÃO 3 , Assistente ContabilidadeFizemos uma alteração de empresa no Lucro Presumido para Eireli em S.P
Agora quando consulto esta empresa na junta, aparecem DUAS. Com data de constituição, inicio de atividade e NIRE diferentes.
Isso está correto?
Como faço com o livro diário visto que a empresa que era no lucro presumido tem seu inicio em 08/02/2012 e a nova, a Eireli tem seu inicio de atividade em 09/12/2012?
Carlos Eduardo Gomes da Silva
Prata DIVISÃO 2 , Técnico ContabilidadeBom dia!
Uma empresa LTDA onde possui dois sócios... exemplo: Ives e Antonio.... seria possível colocar uma pessoa que não faz parte da sociedade e transformar em EIRELI?
Tipo, o IVES que tem a maior cota na sociedade LTDA... quer sair e também tirar o ANTONIO e por sua vez colocar sua esposa que se chama THAIS... seria possível fazer isso? Os dois sócios sairem e entrar uma pessoa que nunca fez parte da sociedade LTDA e se transformar em EIRELI?
Grato pela ajuda!
Termy Ferreira de Lima
Ouro DIVISÃO 1 , Contador(a)Carlos Eduardo, pode sim. O que vai acontecer primeiro faz-se uma alteração na Junta, um dos sócios vende suas quotas pra Thais, em uma outra alteração a Thaís compra as quotas do outro sócio. veja que já foram 2 alterações na Junta, na terceira alteração transforma a LTDA em EIRELI, nesse caso faz-se uma nova comunicação de enquadramento se for o caso. Lembrando que todo o processo, tem que preencher DBE da Receita Federal. Espero ter ajudado.
Marcelo B. Sakamoto
Ouro DIVISÃO 3Carlos Eduardo Gomes da Silva
Pode sim, faça a alteração societaria e depois faça a transformação
Carlos Eduardo Gomes da Silva
Prata DIVISÃO 2 , Técnico ContabilidadeTermy Ferreira de Lima e Marcelo B. Sakamoto muito obrigado pelas respostas!!!
O primeiro passo então seria: Alterar a sociedade... exemplo, tirar o ANTONIO e colocar a THAÍS em seu lugar... e na próxima alteração seria: Tirar o IVES e transformar a empresa em EIRELI mantendo a THAÍS como empresária única.
Abraços e obrigado!
Termy Ferreira de Lima
Ouro DIVISÃO 1 , Contador(a)Anderson Souza dos Santos
Ouro DIVISÃO 1 , Analista FiscalBom Dia!!
Até onde sei, pode-se fazer uma única alteração contratual de retirada de sócios, admissão, e transformação e querendo, muitos gostam assim, consolidar.
Gisele
Bronze DIVISÃO 3 , Técnico ContabilidadeBoa Tarde!!
Gostaria de uma informação pois estou com uma empresa nova que ele quer mudar de LTDA para EIRELI, já foi feito com o outro escritório a primeira parte de deixar unipessoal por 180 dias, gostaria de saber o que tenho que fazer agora?? Alguém pode me ajudar??
Agradeço
Juarez Marinho Barreira
Ouro DIVISÃO 2 , Contador(a)registrar um instrumento transformando a empresa de ltda para eireli
Gisele
Bronze DIVISÃO 3 , Técnico ContabilidadeO Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.
Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies
1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade