x

FÓRUM CONTÁBEIS

LEGALIZAÇÃO DE EMPRESAS

respostas 4

acessos 5.213

Entrada e saída de administrador

yuri santos

Yuri Santos

Bronze DIVISÃO 1 , Não Informado
há 12 anos Quarta-Feira | 31 outubro 2012 | 12:04

Bom dia a todos.

Eu preciso fazer a exclusão de um sócio/administrador (mas continuando como sócio) e a inclusão de um novo que não seja sócio na empresa. Creio que seja um procedimento bem simples, porém estou completamente perdido pois não sou contador e estou apanhando um pouco pra montar essa peça.

Alguém pode me auxiliar ou alguém tem um modelo disso para me ajudar??

Muito grato antecipadamente.

Júnior Santos

Júnior Santos

Bronze DIVISÃO 2 , Auditor(a)
há 12 anos Quarta-Feira | 31 outubro 2012 | 17:20

Olá Colega Yuri!

Deverá fazer uma alteração contratual retificando a cláusula da Administração, por exemplo:

"A administração da sociedade passará a ser exercida pelo não sócio FULANO DE TAL, (qualificação completa), com todos os poderes para executar ... "

De acordo com o Manual de Atos de Registro Mercantil - Sociedade Limitada (IN Nº 98, DE 23/12/2003 do DNRC) em seu item 1.2.23.3 - A sociedade só poderá ser administrada por não sócio se houver cláusula permissiva no contrato, portanto deverá criar uma cláusula antes da cláusula da Administração conforme exemplo abaixo:

"A sociedade permite e admite administrador não sócio."

Além disso deverá preencher um DBE informando a alteração da qualificação do sócio (que não é mais administrador) para Sócio, e acrescentando administrador não sócio com a qualificação Administrador.

Para acessar o Manual de Atos de Registro Mercantil - Sociedade Limitada clique aqui

Um Abraço.

Júnior Santos
------------------------------------------
- Auditor de Controle Interno Municipal
- Pós-graduando em Gestão Pública pela Faculdade São Braz/PR
- Bacharel em Ciências Contábeis pelo Centro Universitário da Grande Dourados - UNIGRAN/MS

Júnior Santos

Júnior Santos

Bronze DIVISÃO 2 , Auditor(a)
há 12 anos Quinta-Feira | 1 novembro 2012 | 01:00

Yuri,

Lembrando que quando se altera a administração da sociedade (como é o caso), a cláusula de desimpedimento do administrador deve compor a Alteração, exemplo:

"O administrador não sócio declara, sob as penas da lei, que não está impedido..."

Júnior Santos
------------------------------------------
- Auditor de Controle Interno Municipal
- Pós-graduando em Gestão Pública pela Faculdade São Braz/PR
- Bacharel em Ciências Contábeis pelo Centro Universitário da Grande Dourados - UNIGRAN/MS

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade