x

FÓRUM CONTÁBEIS

LEGALIZAÇÃO DE EMPRESAS

respostas 9

acessos 4.747

ANTONIO GOMES

Antonio Gomes

Prata DIVISÃO 4, Contador(a)
há 16 anos Quinta-Feira | 4 outubro 2007 | 10:42

Bom dia a todos

uma empresaria quer abrir um salão de cabeleireiro, nunca tive essa situação e o que sei é que nesse ramo a maioria é autonomo, no caso de empresa, se é normal essa atividade, ela é equiparada a profissão regulamentada, sendo obrigatorio opção pelo lucro presumido ou poderia ser simples nacional, nao sei nada sobre essa atividade, se alguem puder me auxiliar.

grato

abraços

Reinaldo Hassen Junior

Reinaldo Hassen Junior

Ouro DIVISÃO 1, Representante
há 16 anos Quinta-Feira | 4 outubro 2007 | 11:52

É registrada na JUCESP. Pode optar pelo Simples nacional. Não há órgão de classe dessa atividade.

Abraço!

Antes de perguntar, pesquise;
Após receber uma resposta, classifique-a;
Ajude na corrente do fórum: Quando fizer uma pergunta, busque dar também uma resposta.
Denilson Cesar Pinto

Denilson Cesar Pinto

Bronze DIVISÃO 1, Assistente Contabilidade
há 12 anos Quarta-Feira | 11 maio 2011 | 23:02

Colega Reinaldo,

Fui solicitado para tirar inscrição de cabeleireio autônomo junto a Prefeitura de São Paulo, porém, nunca tirei inscrição para esse tipo de atividade e tenho 02 dúvidas sobre cabeleireiro autônomo:

1-) O cabeleireiro alugou uma pequena parte da frente de um imóvel residencial, porém, está independente do restante do imóvel, é como se fosse uma garagem adptada para um pequeno salão de cabeleireiro, inclusive bom banheiro. Nesse caso ao preencher o cadastro do CCM deverá ser feito a opção por estabelecimento comercial ou residencial aberto ao publico, tendo em vista que o restante do imóvel é residencial, mas não do cabeleireiro ?


2-) No caso de cabeleireiro autônomo, após efetuar a inscrição no CCM, será que terá alguma vistoria por parte da vigilância sanitária, em decorência do registro no CCM ?

Agradeço desde já.

MAICON A Z

Maicon a Z

Bronze DIVISÃO 4, Autônomo(a)
há 12 anos Segunda-Feira | 16 maio 2011 | 11:46

Vou tentar esclarecer as dúvidas dos colegas, mas se eu estiver incorreto por favor me ajudem....

Toninho veja os procedimentos para abertura de um ME ou EPP neste site, não muda muita coisa em relação a outros estados, tipo, cadastros no órgãos http://www.sebrae-sc.com.br/faq/default.asp?vcdtexto=1896
Denilson, vou tentar responder:
1- O que tu deves levar em consideração é o HABITE-SE do imóvel e cadastro na Prefeitura (espelho do IPTU tem o nº), caso o imóvel não tenha HABITE-SE tem que entrar com processo ex-ofício na prefeitura, aí já viu rola a multa todo o ano. Mais uma vez houvi falar que empresa não pode ser estabelecida em casa residencial, sei lá onde vi isso, mas caso seja o exemplo do teu cliente, derrepente ele se enquadra no MEI, aí pode tudo.

2 - Vai ter que ter Alvará Sanitário sim, veja nestes sites algumas orientações acerca dos procedimentos e tipos de coisas que tem que ter num salão de beleza, pode variar devido ao estado em que você se encontra:
ROTEIROS DA CIDADE DE FLORIANÓPOLIS/SChttp://www.pmf.sc.gov.br/entidades/saude/index.php?cms=roteiros+de+inspecao+de+estabelecimentos

MAICON A Z

Maicon a Z

Bronze DIVISÃO 4, Autônomo(a)
há 12 anos Segunda-Feira | 16 maio 2011 | 11:57

Outro detalhe Denilson, aqui na cidade onde me encontro, primeiro vem a requisição de Consulta de Viabilidade para Instalação e já dou entrada no mesmo ato dou entrada na Vistoria do Bombeiro, após sair a Viabilidade dou entrada no Alvará Sanitário, com todos os laudos prontos aí que eu entro com o Registro na Prefeitura para tirar o Cadastro Municipal.

Fica aqui uma dica, o trâmite da entrada de Viabilidade até sair o Cadastro Municipal é demorado uma vez que existem Prefeituras que ainda não tem conectividade com os outros órgãos tipo o REGIN da Junta, por isso quando deres entrada na Vigilância Sanitária providencie uma plaquinha digitada mesmo para ser afixada aos olhos dos clientes dizendo que esta empresa encontra-se sob o registro de protocolo junto a Vigilância Sanitária sob o nº tal, assim você não precisa esperar para sair todos os documentos, isso já serve como comprovante de que a empresa está conforme as normas, isso quem me disse foi uma fiscal da Vigilância amiga minha.

Mais uma dica, cuidado com o prazo de enquadramento no SIMPLES NACIONAL que é após o último dia do último registro em órgão, que no caso será a própria Prefeitura no quesito de Registro Municipal....

Abração e espero ter ajudado.

Denilson Cesar Pinto

Denilson Cesar Pinto

Bronze DIVISÃO 1, Assistente Contabilidade
há 12 anos Segunda-Feira | 16 maio 2011 | 12:29

Muito obrigado Maicon, ajudou bastante sim.

Já dei uma pesquisada e quanto a vigilancia sanitária é necessário mesmo.

Agora surgiu esse outro detalhe do IPTU, que eu não imaginava.

Provavelmente não vou aceitar esse serviço, pois ao mesmo tempo que pareçe ser simples poderá se tornar desgastante, pois esse profissionais (cabeleireiros), não aceitariam pagar pelos serviços.

Pelo que andei pesquisando acredito que a maioria desses profissionais não é totalmente regularizada não, pois abrem e fecham rapidamente.

Bom, agradeço muito pela ajuda.

Abraços

MAICON A Z

Maicon a Z

Bronze DIVISÃO 4, Autônomo(a)
há 12 anos Segunda-Feira | 16 maio 2011 | 13:48

Denilson, não acho legal denegrir a profissão dos outros, mesmo assim entendo a tua posição, mas assim, eu estou abrindo este mês um Salão de Beleza para minha esposa ela é uma profissional lado bom da profissão, 20 anos no ramo, clientela de 20 anos e assim vai, se quiseres outras informações posso prestar na boa.

E assim, toda profissão tem os maus e bons pagadores, é um risco que se corre nesta nossa jornada como Contador.

E cabeleireiros não tem registro aí fica fácil abrir aqui e aquolá, o que faz amenizar um pouco é que os bons pagadores (em todo o sentido) pagam pelos maus pagadores, ou seja, a vigilância sanitária geralmente bate naqueles com estruturas de empresa e coisa e tal, enquanto os ilegais fecham as portas e abrem em outro lugar como você mesmo falou sem ao menos bater os fiscais da lei, vai da sorte de cada um.

Mas assim Denilson, uma forma de você conscientizar o teu cliente cabeleireiro, e acho que nesse caso é uma das funções do Contador é justamente orientar o cliente para andar sempre conforme manda a lei, explicando a ele o que pode e o que não pode ser feito e as devidas consequências do não fazer ou deixar de fazer.

Abração e tudo de bom.... uma dica, você já pensou no lado bom de aceitar ou não este cliente, pensou na reputação perante outros clientes? Pense sempre o lado bom e o lado ruim de cada cliente.


MAICON A Z

Maicon a Z

Bronze DIVISÃO 4, Autônomo(a)
há 12 anos Segunda-Feira | 16 maio 2011 | 13:54

Acabei de retornar da Secretaria da Fazenda do meu estado e o Analista acabou de informar que a Inscrição Estadual já saiu e me sugeriu a dar entrada no Simples Nacional amanhã mesmo, e não esperar pela Prefeitura devido este órgão ser demorado como eu havia falado. Amanhã vou fazer isso.

Abração.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.