Bruno Lovatto Felippini
Iniciante DIVISÃO 5 , Contador(a)Olá pessoal!
Sou formado em contábeis mas não atuo na área e estou precisando muito da ajuda dos colegas :)
Seguinte, pretendo abrir uma empresa na atividade de design gráfico e comunicação,seria criação de material publicitário, banners, marcas, revistas...enfim, todo material gráfico.
Pelo que consulte i os cnas específicos para publiciadade e propaganda e para design são impeditivos aos simples.
Os cnaes 1822-9/01, 1822-9/99 e 5819-1/00 são aplicáveis ao simples, mas não tenho certeza quanto a utilização deles para esta atividade.
O cnae 5819-1/00 possuis as seguintes atribuições:
- a edição de listas de dados e de outras informações, cujo formato está sujeito a direitos autorais, na forma impressa, eletrônica e na internet:
- cadastros e listas para malas diretas
- listas telefônicas
- listas de produtos farmacêuticos, etc.
- material publicitário
- calendários, cartões de felicitações e cartões postais
- gravuras, reproduções de trabalhos de arte, etc.
E na minha cidade há uma empresa neste setor (design e comunicação) que utiliza do cnae 18.22-9/99 (serviços de acabamentos gráficos, exceto encadernação e plastificação), que compreende a atividade:
- os serviços de acabamentos gráficos, como: colagem, dobra manual e mecânica, picote, intercalação, furação, relevo, corte e vinco, gofragem, envernizamento, hot stamping, laminação e serviços afins, sob contrato.
Amigos, alguma sugestão como saio dessa? Como abrir a empresa neste setor sendo optante pelo simples?
Caso não consiga nenhuma outra alternativa vou ter que "copiar" o modelo da concorrente na ciadade, porém tenho certo receio pela questão das atividades previstas neste cnae não ser as que a empresa vai prestar.
Qualquer ajuda é muito bem vinda!
Obrigado a todos.