Luis Carlos
Iniciante DIVISÃO 1 , Programador(a)Bom dia,
Desculpem se este não é o forum correto, mas gostaria de perguntar sobre a situação de minha microempresa.
Em 2003 eu saí do Brasil (oficialmente, incluindo o formulário de saída definitiva da receita federal). Eu tinha uma microempresa de informática com meu sobrinho estabelecida na cidade de São Paulo que continuou aberta depois de minha saída (R$500 de capital.)
Na época eu pedi a ele para fechar a empresa, porém por várias razões ele não só não fechou como também não pagou vários impostos desde 2005.
Hoje o total das dívidas da empresa supera R$20mil, e meu sobrinho não tem condições (nem interesse) de quita-las no momento.
Idealmente gostaria de resolver esta situação o quanto antes, mas pelo visto pode demorar algum tempo pois não depende só de mim. Na verdade pode levar anos...
Então aqui vai minha pergunta: ainda tenho conta corrente em banco, CPF valido e visito a família regularmente, mas não pretendo voltar a morar no Brasil, muito menos ter empresa por lá. O fato de ter essa empresa em meu nome com todas essas dívidas pode me afetar de alguma forma? Por exemplo, livre entrada e saída do Brasil, recebimento de beneficio do INSS, recebimento de heranças etc.
Ou ter essa empresa aberta não me afetará de forma alguma e posso deixar isso pro meu sobrinho resolver quando ele puder?
Obrigado
Luis