x

FÓRUM CONTÁBEIS

LEGALIZAÇÃO DE EMPRESAS

respostas 21

acessos 45.975

Transformação de MEI em ME na JUCESP SP

Andreia Castilho Custodio Queiroz

Bronze DIVISÃO 4 , Contador(a)
há 12 anos Quarta-Feira | 30 janeiro 2013 | 10:34

Bom dia!

Tenho um cliente que por opção não quer mais ser MEI e sim uma ME.

Solicitei o desenquadramento do Simei ontem, e desde 01/01/2013 a empresa passará a recolher o simples como uma ME normal.

Porém, gostaria de saber como faço para alterar essa condição perante a JUCESP SP?

Tentei solicitar uma alteração pelo CADASTRO WEB, mas ao digitar o nire ele identifica a empresa como MEI e não permite modificações.

No site do portal do empreendedor, também não há nenhuma alteração nesse sentido para as MEIs.

Agora que essa empresa não é mais uma MEI - Microempreendor Indivual, preciso que seja gerado o Requerimento de Empresário.

Fico no aguardo de sugestões.

Obrigado!

WAGNER JOSE PIMENTEL DE ABREU

Wagner Jose Pimentel de Abreu

Prata DIVISÃO 2 , Contador(a)
há 12 anos Quarta-Feira | 30 janeiro 2013 | 10:41

Andreia, pelo que entendi esse cliente ainda deve estar com o nome empresarial padrão de MEI: Nome completo seguido do CPF.

Minha sugestão é fazer o requerimento de empresário mudando o nome empresarial (pode ser simplesmente tirando o número de CPF).

Dessa forma o requerimento certamente será aceito e registrado na Junta. Já fiz esse procedimento aqui no Rio e deu certo.

WAGNER ABREU
Contador - CRC-RJ 095334/O-2

há 12 anos Quarta-Feira | 30 janeiro 2013 | 10:55

Olá Wagner,

Exato, preciso alterar o Requerimento de Empresário.

Porém, o preenchimeto do Requerimento de Empresário em SP deve ser feito pela Cadastro WEB da JUCESP, e quando digito o Nire ele identifica ser uma MEI e não me permite solicitar qualquer alteração, alegando que devo alterar no site https://www.portaldoempreendedor.gov.br.

Será que a Receita comunica o desenquadramento do SIMEI para a JUCESP? E somente após a Junta receber essa informação consiguirei alterar o Requerimento de Empresário?

HABAG Contabilidade

Habag Contabilidade

Bronze DIVISÃO 4 , Diretor(a) Contabilidade
há 12 anos Segunda-Feira | 4 fevereiro 2013 | 15:06

Andreia eu tenho uma resposta oficial da Ouvidoria DF.
Prezado MARCELO LOPES DE OLIVERIA,
Prezado Sr.

Recebemos o seguinte esclarecimento no que tange a desenquadramento de SIMEI, segundo a Jucesp - Junta Comercial do Estado de São Paulo, eles estão desenvolvendo o aplicativo para atualização dos dados o “enquadramento” ocorrerá a contar do dia 26/01/2013.

Atenciosamente,
Gabinete do Diretor do DNRC.

Atenciosamente,

Ouvidoria do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior
Esplanada dos Ministérios, Bloco J, Térreo

HEBROM ASSESSORIA EMPRESARIAL & CONTABIL
(011) 2025.1976 - 9527.1706
HABAG Contabilidade

Habag Contabilidade

Bronze DIVISÃO 4 , Diretor(a) Contabilidade
há 12 anos Segunda-Feira | 4 fevereiro 2013 | 15:08

Acabei de falar com a JUCESP e pediu para aguardar a validação do sistema que até agora nao conseguiram concluir.

Consulte de vez enquando o portal do empreendedor.

HEBROM ASSESSORIA EMPRESARIAL & CONTABIL
(011) 2025.1976 - 9527.1706
Paulo Renato Martins Vieira

há 12 anos Quarta-Feira | 6 fevereiro 2013 | 10:31

Olá.

Alguém tem novidade sobre a atualização dos sistemas da JUCESP para recepção das alterações dos SIMEI´s que migraram para o SIMPLES NACIONAL?

Se tiver, por gentileza, nos informe. Há muitas pessoas tendo seus negócios prejudicados por essa nova dificuldade burocrática.

É realmente incrível a leniência dos órgãos públicos. Sempre fico com a impressão de que colocam a carroça na frente dos bois.

Paulo Renato
Guareí - SP
Paula Souza Castilho

Paula Souza Castilho

Prata DIVISÃO 1 , Contador(a)
há 12 anos Quinta-Feira | 7 fevereiro 2013 | 12:49

Boa tarde a todos!!

Também estou com esse dilema...complicado essa situação da JUCESP.

Difícil cliente entender.

Se alguém souber de novidades nos avisem....

Obrigada!!

vinicius  petri

Vinicius Petri

Bronze DIVISÃO 4 , Auxiliar Contabilidade
há 12 anos Quinta-Feira | 7 fevereiro 2013 | 13:18

Boa Tarde Amigos.

Tambem estava com esse problema, porem hoje descobri a solução.

Primeiro passo é fazer o desenquadramento do SIMEI.

Segundo passo é consultar na ficha cadastral emitida pela JUCESP se ja esta aparecendo o desenquadramento do SIMEI.

Se estiver aparecendo, é só acessar o site da Jucesp e fazer a alteração de nome, capital, atividade.. o que quiser.

Caso ainda não apareça na ficha da JUCESP, tera que aguardar aparecer, pois voce não cosegue efetuar a alteração.
Eles mandam pro portal do empreendedor, e la só é feita alteração no MEI, e não no porte da empresa.

há 12 anos Quinta-Feira | 7 fevereiro 2013 | 14:03

Caro Vinícius Petri, muito obrigado pela informação.

Vou verificar se, nas situações que tenho aqui, o enquadramento do MEI ainda consta.

Obrigado por compartilhar o conhecimento!

Abraços.

Paulo Renato
Guareí - SP
CRISTIANE AP.DIAS OLIVEIRA

Cristiane Ap.dias Oliveira

Bronze DIVISÃO 4 , Auxiliar Contabilidade
há 12 anos Terça-Feira | 19 fevereiro 2013 | 08:08

Caros amigos, depois de muito ter quebrado a minha cabeça, ter visitado estes post inúmeras vezes e não obter nenhuma resposta concreta a respeito, enviei um email a Jucesp onde eles me responderam:

Prezado Usuário.

É possível a transformação de MEI em outro tipo jurídico. De acordo com a Instrução Normativa º 122/2012 o Empreendedor deverá solicitar seu desenquadramento no "Portal do Empreendedor e, após, protocolar junto a JUCESP um requerimento para o processo de tranformação emde empresário para outra natureza jurídca.

www.dnrc.gov.br

Agradecemos o contato.

....Ai com essa resposta quebrei minha cabeça novamente até que cheguei a este link
www.portaldoempreendedor.gov.br

Preenchi o requerimento de desemquadramento e ja dei entrada na Jucesp agora é só esperar a resposta.

Agora vamos ver se vai dar certo...
bj!

Cristiane Dias
Phillipe Gambôa
Consultor Especial

Phillipe Gambôa

Consultor Especial , Gestor(a)
há 12 anos Terça-Feira | 26 fevereiro 2013 | 17:11

Transformar a natureza juridica tecnicamente falando não é solução, explico o porque :

Natureza juridica do MEI - 2135
Natureza juridica de Empresário Individual - 2135

Ou seja, se mudar a natureza ou transformar vai jogar ela para o que ?

Eireli ou ltda ?

-----
Abertura, alterações e baixas em PE
Revisão de processos
Implantação de padronização em escritórios contábeis
Consultoria e assessoria empresarial
Auditoria para escritórios e gestão de processos internos
-----
Orçamento gratuito
-----
Tel/Whats - (81) 99801.9055
SANDRO ALVES MOREIRA

Sandro Alves Moreira

há 12 anos Quarta-Feira | 13 março 2013 | 15:55

boa tarde

colegas,

também estou com o mesmo problema da colega andrea castilho,até quando devemos aguardar a atualização do site da jucesp? eu já fiz no ano passado no mes de julho e deu certo, agora este ano obtive este problema..alguém teve sucesso nesta alteração?

abraços

sandro

Adilson Santos

Adilson Santos

Bronze DIVISÃO 3 , Administrador(a) Empresas
há 12 anos Quarta-Feira | 13 março 2013 | 17:25

Pessoal aqui em Franca tb permanece o mesmo problema. Já enviei vários e-mail pra ouvidoria e respondem que estão fazendo a adequação no Cadastro Web. Até qdo conseguiremos segurar a impaciência de nossos clientes.

há 12 anos Terça-Feira | 16 abril 2013 | 14:59

Colegas,

Alguém tem alguma novidade sobre o processo de transformação de MEI em Empresário Individual?
O Cadastro WEB continua reconhecendo que a empresa é MEI ao digitar o NIRE.
Alguém tem alguma dica? O cliente está pressionando.

Adilson Santos

Adilson Santos

Bronze DIVISÃO 3 , Administrador(a) Empresas
há 12 anos Terça-Feira | 16 abril 2013 | 15:50

Andréia
Você terá que registrar o Desenquadramento na Junta para que o sistema aceite o Nire do Mei. Dê uma olhadinha no site da JUCESP quanto ao registro do Desenquadramento. Esse procedimento é para que o Cadastro WEB reconheça o Nire. Quanto a atualização na junta vc tera que registrar um ato separadamente visto que a Receita não passou as atualizações para JUCESP.

MAICON SILVA LIMA

Maicon Silva Lima

Ouro DIVISÃO 1 , Contador(a)
há 12 anos Terça-Feira | 16 abril 2013 | 16:51

Olá pessoal.
Vocês tem que ir no site da Jucesp, na opção formulários e preencher o formulário "capa marrom" solicitando o Desenquadramento na Junta Comercial.Só assim para poder fazer as alterações. Eu fiz o processo e mandei, faz 1 semana, estou no aguardo. Qualquer novidade eu posto aqui no forum.
Entrem nesse link para melhor esclarecimeto.
www.jucesp.fazenda.sp.gov.br

Lidiane Bergamaschi Navarro

Bronze DIVISÃO 4 , Técnico Contabilidade
há 12 anos Sábado | 20 abril 2013 | 11:16

Bom dia pessoal,

já fiz esse formulário da Jucesp, e o mesmo já foi deferido. Até agora NADA, entro na Jucesp, no Cadastro Web para alterar o Nome, Capital, Atividade e quando digito o NIRE ainda diz que é MEI e só pode ser alterado no Portal do Empreendedor.

Novidades eu aviso, mas por agora, tá difícil...

Bronze DIVISÃO 4 , Técnico Contabilidade
há 12 anos Segunda-Feira | 29 abril 2013 | 14:55

Boa tarde,

Consegui o desenquadramento do MEI na Jucesp.

Os passos são:

- Desenquadramento no Portal do Empreendedor.
- Na JUCESP, fazer o procedimento do "Formulário Capa Marrom"

Feito isso após alguns dias é só fazer as alterações necessárias pelo cadastro Web.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade