x

FÓRUM CONTÁBEIS

LEGALIZAÇÃO DE EMPRESAS

respostas 109

acessos 208.772

Abertura de Igreja Evangelica

Osvaldo Librandi

Osvaldo Librandi

Ouro DIVISÃO 1, Técnico Contabilidade
há 15 anos Quarta-Feira | 3 setembro 2008 | 16:31

Luiz Jose
Grande amigo - abraços e Paz

Gostaria da sua ajuda, necessito fazer uma alteração estatutária. Será que voce teria um modelo para me enviar, pode ser pelo meu email que esta no perfil. Muito obrigado se puder me ajudar e Jesus o abençoe

Osvaldo Librandi
Limeira-SP.

Osvaldo Librandi
JESUS é Paz
pedro henrique ferreira portella

Pedro Henrique Ferreira Portella

Bronze DIVISÃO 5, Técnico Contabilidade
há 15 anos Quinta-Feira | 11 setembro 2008 | 12:10

Luiz José

boa tarde

caro amigo estou com uma duvida, respectiva ao pedido do cnpj de uma igreja!

as documentações são so a do presidente, como xerox do cpf, rg e comprovante de residencia autenticados e xerox da ata e do estatuo com todas as folhas autenticadas?

Pedro Portella
Luiz José
Emérito

Luiz José

Emérito , Contador(a)
há 15 anos Quinta-Feira | 11 setembro 2008 | 13:56

Boa tarde amigos.

Apenas para constar, o que foi solicitado pelo Oswaldo Librandi, foi enviado para seu e-mail.

Beleza Aline Rosa, é isso mesmo, você entendeu perfeitamente o espírito do Fórum, parabens.

Pedro Henrique, não são necessárias as xerox mencionadas, no entanto, observe as instruções junto ao DBE e restando dúvidas, retorne.

Abraços a todos.

PS: Lembrando que o serviço de cadastramento ja foi restabelecido.

A vantagem de ter péssima memória é divertir-se muitas vezes com as mesmas coisas boas como se fosse a primeira vez.

Friedrich Nietzsche
Osvaldo Librandi

Osvaldo Librandi

Ouro DIVISÃO 1, Técnico Contabilidade
há 15 anos Quinta-Feira | 11 setembro 2008 | 16:33

Boa Tarde Jamile
As carteiras de registros de membvros não são obrigatorias, isso e de acordo com cada Igreja, como já foi post aqui. Agora, o Pastor é diferente. O Pastor deverá ter registro na Ordem dos Pastores de sua região. A carteira inscrição do Pastor serve para favorecer a sua entrada em diversos lugares para atender suas funções eclesiásticas tais como; hospitais, presidios, abrigos, asilos, cemiterios, funerais, etc. em qualquer hora do dia e da noite. Verdadeiramente a carteira de Pastor serve para identifica-lo como Ministro do Evangelho e que ele só está em determinado lugar para cumprir suas funções. Agora, uma simples carteirinha de membro não dá o devido poder a qualquer membro nas funções correlatas ao Pastor. A carteira de membro e só uma prova que a pessoa participa de uma determinada Igreja e atrelada aos deveres e obrigações e conduta na vida pessoal como se especifica no Estatuto da Igreja.
É só
abçs Osvaldo

Osvaldo Librandi
JESUS é Paz
Aline da Rosa Neumann

Aline da Rosa Neumann

Prata DIVISÃO 2, Contador(a)
há 15 anos Sexta-Feira | 12 setembro 2008 | 07:58

Bom dia, Osvaldo!

Você escreveu:

O Pastor deverá ter registro na Ordem dos Pastores de sua região. A carteira inscrição do Pastor serve para favorecer a sua entrada em diversos lugares para atender suas funções eclesiásticas tais como; hospitais, presidios, abrigos, asilos, cemiterios, funerais, etc. em qualquer hora do dia e da noite.


Então, existe alguma base, lei, norma, sei lá, q dê essa autorização ao pastor, de entrar nos lugares a qualquer hora? è q já vi pastor sendo barrado em hospital (mesmo apresentando carteirinha e tendo registro no próprio hospital para poder fazer as visitações), e disseram q ele só podia entrar nos horários normais de visitas.
Outra coisa:, vc menciona "registro na Ordem dos Pastores de sua região". Q ordem é essa? É de alguma religião específica, ou é algo mais amplo?

Wilson Fernando de A. Fortunato
Moderador

Wilson Fernando de A. Fortunato

Moderador , Contador(a)
há 15 anos Sexta-Feira | 12 setembro 2008 | 10:26

Aline da Rosa Neumann,

Então, existe alguma base, lei, norma, sei lá, q dê essa autorização ao pastor, de entrar nos lugares a qualquer hora? è q já vi pastor sendo barrado em hospital (mesmo apresentando carteirinha e tendo registro no próprio hospital para poder fazer as visitações), e disseram q ele só podia entrar nos horários normais de visitas
.
Eu não sei te informar a base legal, mas sei que esta lei existe sim.
É lei tão séria, que os pastores podem até mesmo entrar em UTI's para fazerem uma oração ao paciente.

Sempre pesquise antes de postar
Visite o meu Facebook.
***CCB
Osvaldo Librandi

Osvaldo Librandi

Ouro DIVISÃO 1, Técnico Contabilidade
há 15 anos Sexta-Feira | 12 setembro 2008 | 10:58

Bom Dia Aline - Paz


Trata-se de uma assistência religiosa prestada por ministro religioso garantida por lei em entidades civis e militares de internação coletiva como dispositivo previsto na Constituição Brasileira de 1988 nos seguintes termos: «é assegurada, nos termos da lei, a prestação de assistência religiosa nas entidades civis e militares de internação coletiva.» (CF art. 5º, VII).

Capelania é uma atividade cuja missão é colaborar na formação integral do ser humano, oferecendo oportunidades de conhecimento, reflexão, desenvolvimento e aplicação dos valores e princípios éticos-cristãos e da revelação de Deus para o exercício saudável da cidadania

Realmente acrdito que vc. não faz parte de nenhuma comunidade religiosa ou se faz, por favor, diga, pois qualquer membro de Igreja sabe que os Pastores estão vinculados a uma Ordem de Pastores que atraves de registro atestam realmente a sua função de Ministro do Evangelho, o qual estão preparados não só para pregar mas, tambem, para atender em situações inerentes a função que são classificados até pelo governo como Ministros de Confisão Religiosa sem vinculo empregaticio. Se pastores forem barrados ou outros ministros, como Padres, Freiras, etc. não foi cumprida certamente a Lei.
Qualquer duvida Post
Que Deus te abençoe
Osvaldo

Osvaldo Librandi
JESUS é Paz
Osvaldo Librandi

Osvaldo Librandi

Ouro DIVISÃO 1, Técnico Contabilidade
há 15 anos Sexta-Feira | 12 setembro 2008 | 11:08

Caro Wilson
Não só os Pastores, mas todos aqueles que são enquadrados como Ministros de Confissão Religiosa.
A Lei é a Constituição Federal de 1988 Artigo 5º Par.VII é bom ver o VIII (conferido na CF.)
abraços
Osvaldo

Osvaldo Librandi
JESUS é Paz
Aline da Rosa Neumann

Aline da Rosa Neumann

Prata DIVISÃO 2, Contador(a)
há 15 anos Sexta-Feira | 12 setembro 2008 | 14:06

Colegas!
Agradeço pela explicação muito didática. Mas tudo q falaram, eu já sabia. Sei muito bem o q é capelania, bem como sei da existência do Art. 5 da CF, pois tb fiz uso dele em meu TCC. Mas achei q talvez houvesse alguma outra lei, na dúvida, perguntei a quem me parece entender muito do assunto. Simplesmente achei um abuso o q aconteceu com o tal pastor.

Caro Osvaldo!

Realmente acrdito que vc. não faz parte de nenhuma comunidade religiosa ou se faz, por favor, diga,


Então realmente estás equivocado!!! Não somente faço parte de uma comunidade religiosa, como faço parte de uma "família" pastoral: pai, cunhado, tios, padrinho, avô, primos, todos pastores; um deles, capelão. Além disso, trabalho no centro administrativo nacional de uma igreja. E tb convivo há muito tempo com um seminário, seus professores e alunos. Conheço vários, muitos pastores (padres e pastores d outras religiões, tudo por intermédio da minha). Para q saibas, a igreja q mencionei é a Luterana.

pois qualquer membro de Igreja sabe que os Pastores estão vinculados a uma Ordem de Pastores


N se ofenda, mas senti um ar de petulância na expressão "pois qualquer membro de Igreja". Por isso digo q n concordo. Creio q muitos membros n sabem, nem se interessam por essa "burocracia". Eles estão mais interessados em ouvir o evangelho, a palavra de Deus. Sobre a "Ordem de Pastores", veja q vc sempre escreve com letra maiúscula, como se fosse um nome próprio, por isso minha pergunta: Q ordem é essa? É de alguma religião específica, ou é algo mais amplo? ! Todos os pastores da religião a qual pertenço, tem sim um registro, q é feito no Centro Administrativo Nacional da igreja, q é onde trabalho.

Queridos colegas: n interpretem mal minhas colocações. Talvez eu tenha passado uma idéia q n é real ao escrever, pois me senti "esquisita" ao ler o post do colega Osvaldo e o mínimo q eu poderia fazer era dar algumas explicações!!! No mais, desejo as mais ricas bênçãos de Deus e um ótimo final de semana a todos!

Osvaldo Librandi

Osvaldo Librandi

Ouro DIVISÃO 1, Técnico Contabilidade
há 15 anos Sexta-Feira | 12 setembro 2008 | 17:43

Colega Aline
Não foi minha intenção criar qualquer tipo de polemica, mas já que a colega conhecia todos os tramites, não haveria a necessidade das questões postadas. Encerro aqui este assunto que começa a sair dos interesses do Forum. Quando as perguntas forem relativas a este tópico volto a responder.
Obrigado
Osvaldo

Osvaldo Librandi
JESUS é Paz
Jamile Souza

Jamile Souza

Bronze DIVISÃO 5, Não Informado
há 14 anos Segunda-Feira | 23 novembro 2009 | 09:57

bom dia, gostaria de uma grande ajuda como realizo o registro de uma convenção de uma igreja. Quais serias os procedimentos. Em que órgão eu realizo o registro e os seus devido documento para a sua abertura. Aguardo resposta abraço.

mariza nascimento

Mariza Nascimento

Ouro DIVISÃO 1, Assistente
há 14 anos Segunda-Feira | 23 novembro 2009 | 15:56

preciso fazer um docad de exclusão e inclusao de socios, qual documentação e egixida para ser levada ao estado junto com este docad de exclussão e inclussao de socios?

Ester Ribeiro

Ester Ribeiro

Bronze DIVISÃO 5, Contador(a)
há 13 anos Sexta-Feira | 14 maio 2010 | 15:51

Olá colegas Boa tarde,

Gostaria de saber se eu preciso fazer um novo estatuto na abertura de uma filial de igreja evangélica, ou é preciso apenas uma nova ata?

No momento do envio da documentação para Receita eu envio a Ata o Estatuto e o RG e CPF autenticado do Presidente? só isso ou tem mais alguma coisa?

Tem necessidade de ter um vice presidente?

Pâmella

Pâmella

Prata DIVISÃO 1, Técnico Contabilidade
há 13 anos Domingo | 16 maio 2010 | 15:41

Boa tarde a todos!

Peguei a contabilidade de uma pequena igreja, eu gostaria de fazer tudo direitinho, balanços etc.. preciso de modelo de plano de contas simples, já vi alguns aqui no fórum, mas nenhum me satisfez, alguém teria um bem simples?

Esta mesma igreja tem uma associação que nunca funcionou, só ficou no papel desde a fundação. Agora querem baixá-la, como faço isso?

Muito obrigada!

Wilson Fernando de A. Fortunato
Moderador

Wilson Fernando de A. Fortunato

Moderador , Contador(a)
há 13 anos Segunda-Feira | 17 maio 2010 | 07:35

Bom dia Pamela!


preciso de modelo de plano de contas simples, já vi alguns aqui no fórum, mas nenhum me satisfez, alguém teria um bem simples?

Dificilmente você encontrará um modelo de Plano de Contas exatamente da forma que você necessita.

O ideal será você "pegar" um dos modelos disponíveis aqui no Fórum Contábeis e adaptá-lo para as suas necessidades.


Esta mesma igreja tem uma associação que nunca funcionou, só ficou no papel desde a fundação. Agora querem baixá-la, como faço isso?

Para encerrar esta fundação, basta que você faça uma Assembléia Geral com os associados e exponha a vontade de todos em encerrar a Associação.
Registre esta Assembléia em ATA e, posteriormente, providencie o registro desta ATA no Cartório.

Com o registro da extinção da Associação em Cartório, você poderá efetuar as demais baixas, como por exemplo, RFB e Município.

Sempre pesquise antes de postar
Visite o meu Facebook.
***CCB
Joõo Bovolini

Joõo Bovolini

Iniciante DIVISÃO 5, Gerente Geral
há 13 anos Quinta-Feira | 29 julho 2010 | 20:52

Estou abrindo uma igreja Batista Renovada e mesmo lendo todas as mensagens fiquei com uma dúvida.

devo devar ao cartório A Assembléia de Fundação, o Estatuto Social e o livro Ata?

Este livro é aquele que vemos normalmente em empresas com 100 páginas?

Devo escrever tudo a mão?

O que deve conter no livro Ata?

O que é a Assembléia de fundação? Ela deve estar no livro Ata?

Quantos documentos devo levar ao cartório?

grato

William Ilário de Lima

William Ilário de Lima

Prata DIVISÃO 2, Contador(a)
há 13 anos Sexta-Feira | 30 julho 2010 | 13:09

...

devo devar ao cartório A Assembléia de Fundação, o Estatuto Social e o livro Ata?

Este livro é aquele que vemos normalmente em empresas com 100 páginas?

Devo escrever tudo a mão?

O que deve conter no livro Ata?

O que é a Assembléia de fundação? Ela deve estar no livro Ata?

Quantos documentos devo levar ao cartório?

grato


Pela ordem:

A Assembleia de fundação é a reunião na qual se inicia a instituição. Portanto, deve haver uma ata que registre o fato e a respectiva eleição da diretoria executiva e conselho fiscal/deliberativo.
A ata pode ser digitada e entregue ao cartório com as respectivas assinaturas para registro.
Já o Estatuto Social tem uma estrutura padronizada e deve ser assinada por um advogado.

Na sequência, deve-se providenciar o CNPJ da instituição para estabelecê-la como pessoa jurídica.

"Sabemos, porém, que a lei é boa, se alguém dela usar legitimamente..." Apóstolo Paulo em I Tm 1:8
Joõo Bovolini

Joõo Bovolini

Iniciante DIVISÃO 5, Gerente Geral
há 13 anos Sexta-Feira | 30 julho 2010 | 14:11

Grato Willian pela resposta.

Só para complementar:

1. A Assembleia de Abertura gera a Ata, que pode ser digitada e impressa, ok? Neste caso onde entra o livro Ata? Este livro é também obrigatório e deve ser manuscrito?

2. O Estatuto Social caso NÃO esteja assinado por um advogado não será aceito pelo cartório?

Grato!

Joõo Bovolini

Joõo Bovolini

Iniciante DIVISÃO 5, Gerente Geral
há 13 anos Sexta-Feira | 30 julho 2010 | 14:15

Outrossim:

Vou precisar de um contador desde a abertura da igreja ou só quando houver complexidade devido ao volume de compras e demanda de estrutura mais elaborada?

Alguém saberia me dizer quanto tempo leva para a prefeitura liberar o alvará de funcionamento? Temo ficar pagando aluguel do imóvel sem poder realizar os cultos.

Claudio Rufino
Moderador

Claudio Rufino

Moderador , Contador(a)
há 13 anos Sexta-Feira | 30 julho 2010 | 14:37

Joõo Bovolini.

Na mesma ordem proposta por você

Grato Willian pela resposta.

Só para complementar:

1. A Assembleia de Abertura gera a Ata, que pode ser digitada e impressa, ok? Neste caso onde entra o livro Ata? Este livro é também obrigatório e deve ser manuscrito?

Sim, a ATA de Fundação deverá ser impressa em 3 vias e assinada por quem de direito pois esta é parte integrante do Estatuto Social.

O livro de ATA (aquele manuscrito) apenas serve para lavrar os temas abordados pelos membros fundadores e não deve ser levado ao cartório.

2. O Estatuto Social caso NÃO esteja assinado por um advogado não será aceito pelo cartório?

Como propos o Willian, o estatuto bem como a ATA devem conter a assinatura de um Advogado, caso contrário o cartório não registra.

Grato!


Outrossim:

Vou precisar de um contador desde a abertura da igreja ou só quando houver complexidade devido ao volume de compras e demanda de estrutura mais elaborada?

Lhe digo meu caro, um profissional habilitado em CRC lhe será muito útil Antes, durante e depois desse processo, pois a coisa é meio complexa no que se diz respeito a abertura de Igrejas ou outras formas de associações sem fins lucrativos, eu no seu lugar, contrataria um profissional para lhe assessorar, você ganhará tempo.

Alguém saberia me dizer quanto tempo leva para a prefeitura liberar o alvará de funcionamento? Temo ficar pagando aluguel do imóvel sem poder realizar os cultos.

A prefeitura pega pesado na emissão de alvará para algumas entidades (como esta que você está abrindo), mas nada que um bom contador não resolva ademais é preciso ver outro ítem importante "segurança" o habite-se do corpo de bombeiros também deve ser retirado, e certamente o amigo terá que por lá um extintor contra icendio.

Sds.

Empresário, seja prudente, contrate profissional habilitado
Professor de Contabilidade
https://www.fcscontabeis.com.br
https://www.facebook.com/fcscontabeis
http://professorclaudiorufino.blogspot.com/
Joõo Bovolini

Joõo Bovolini

Iniciante DIVISÃO 5, Gerente Geral
há 13 anos Domingo | 1 agosto 2010 | 15:42

Tenho mais uma dúvida, estamos querendo abrir uma igreja em São Paulo, porém eu tive uma empresa de roupas com CNPJ baixado por inaptidão pela RFB em dezembro de 2008. Será que poderei abrir a igreja como presidente? Como saber se há restrições em meu nome para solicitar um novo CNPJ?

Estes eram os dados de minha empresa:

João Roberto Bovolini Câmara-me
CNPJ 62.285.937/0001-08
IE 108.209.994.119-ME

É possível conseguir um CNPJ para a igreja sendo eu o presidente, mesmo tendo uma empresa baixada por inaptidão?

Toda a ajuda será bem vinda, pois temo alugar o salão e depois ficar na ilegalidade sem conseguir CNPJ para a igreja.

Grato!

Wilson Fernando de A. Fortunato
Moderador

Wilson Fernando de A. Fortunato

Moderador , Contador(a)
há 13 anos Terça-Feira | 10 agosto 2010 | 17:42

Boa tarde Washington Luiz Ramos Cruz!



Muito já se discutiu neste fórum sobre este assunto (constituição de uma associação).

Prova disto temos esta postagem e esta outra aqui.


Por isso, aconselho a fazer uma Oculto964%3A18hu4kk47ep&q=constitui%E7%E3o+de+uma+associa%E7%E3o&siteurl=www.forumcontabeis.com.br%2Fler_forum.asp%3Fid%3D5" target="_blank" rel="nofollow" class="redirect-link">pesquisa sobre o assunto e a dar uma lida nas Regras do Fórum, pois não é permitido postar sem antes fazer uma pesquisa.


Caso persistirem as dúvidas, volte a postar.

Sempre pesquise antes de postar
Visite o meu Facebook.
***CCB
Página 2 de 4
1 2 3 4

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.