x

FÓRUM CONTÁBEIS

LEGALIZAÇÃO DE EMPRESAS

respostas 1

acessos 510

Abertura de empresa em fundo de comércio existente

Celio Ribeiro Junior

Celio Ribeiro Junior

Bronze DIVISÃO 4 , Técnico Contabilidade
há 12 anos Quinta-Feira | 14 março 2013 | 15:57

Boa tarde caros colegas,

Um cliente adquiriu um fundo de comércio (máquinas, móveis e estoque) por R$ 10.000,00.

Contudo ele preferiu optar por abrir uma nova empresa, à assumir a anterior.

Acontece que a contadora da empresa que era dona do local está contrária a ideia de que uma nova empresa seja criada, citando a lei de fundo de comércio como base legal para uma possível proibição de tal ato. Porém, pelo que sei e li, não há nada que obrigue alguém a assumir a empresa anterior, muito embora recaia sobre o novo empresário, mesmo com a abertura de uma nova empresa, as obrigações não cumpridas pela antiga empresa por dar continuidade ao ramo explorado anteriormente.

Outro problema é que esse ativo vendido tem valor superior (+- 40.000,00) ao praticado na operação e ela alega não ser legal uma venda com o valor de 10.000,00.

Não quero deixar aqui minha opinião para não influenciar nas respostas, mas gostaria de saber da posição dos colegas à respeito destes dois problemas.

Obrigado.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade