x

FÓRUM CONTÁBEIS

LEGALIZAÇÃO DE EMPRESAS

respostas 7

acessos 1.396

Qual a Melhor tributação para minha empresa?

Ricardo C. Gimenez
Moderador

Ricardo C. Gimenez

Moderador , Contador(a)
há 12 anos Domingo | 24 março 2013 | 11:14

Prezado Samuel Cavalcante, bom dia

Usualmente a tributação pela Pessoa Jurídica é sempre menos onerosa do que pela pessoa física, no entanto, para manter a pessoa jurídica são necessários os gastos com os honorários contábeis e encargos sociais em geral.

O comércio simples de produtos (eletrônicos ou não) é permitido no Simples, todavia, o desenvolvimento de aplicativos merece atenção especial.

Como a atividade de "Desenvolvimento e licenciamento de programas de computador não-customizáveis" é atividade ambígua (permitida ou não, de acordo com as particularidades da atividade), é recomendável entrar em contato com um contador de sua confiança (e com boas referências) para tratar deste assunto com maior objetividade.

Bons negócios

Observação pessoal: raramente o contador cujos honorários são inferiores à média local de preços tem a estrutura interna ou capacitação suficientes para prestar serviços com qualidade

Ricardo C. Gimenez
Professor público de matemática
Contador com CRC ativo desde 1995
Blog de Procedimentos Contábeis
samuel cavalcante

Samuel Cavalcante

Bronze DIVISÃO 2 , Programador(a)
há 12 anos Segunda-Feira | 25 março 2013 | 22:23

Sou Autônomo. eu faturo em média 150 mil por mês, trabalho sozinho e pagando impostos e os custos de negócios eu lucro em média 102 a 105 só que eu pago 40 mil reais só de imposto todos os meses e eu vi que uma empresa pagaria bem menos que isso. já fui em alguns contadores e muitos nem acreditam o quanto eu ganho, e outros nem entendem direito minha profissão. Eu viajo muito, abrir uma empresa eu precisaria de um monte de documentos e etc. A PERGUNTA É : VALE A PENA EU ABRIR UMA EMPRESA Já QUE EU VIAJO MUITO ? se eu optasse pelo lucro presumido quanto eu pagaria por mês de impostos se baseando que eu faturo 150 mil e gasto 3.000 ou 3.500 ( com servidores, luz e etc)

Thiago Almeida da Silva

Thiago Almeida da Silva

Bronze DIVISÃO 5 , Contador(a)
há 12 anos Terça-Feira | 26 março 2013 | 02:06

Boa noite,

Vou exemplificar um cálculo pelo regime de tributação pelo Lucro Presumido.
Com receita que você citou, é aplicado um percentual de 32% sobre o total da receita e chegamos a base para cálculo do IRPJ com alíquota de 15% e CSLL com alíquota de 9%, para calcular o valor do PIS e COFINS é aplicado respectivamente 0,65% e 3% sobre a receita.

Exemplo:

Receita Trimestral 450.000,00

Base de cálculo do IRPJ e CSLL
450.000,00 x 32% = 144.000,00

IRPJ..144.000,00 x 15%.................................................. 21.600,00

IRPJ..144.00,00 - 60.000,00 = 84.000,00 x 10%.............. 8.400,00
*quando lucro trimestral excede o valor de 60.000,00
é aplicado a alíquota de 10% sobre o valor excedente.

CSLL..144.000,00 x 9%..................................................... 12.960,00

PIS.....450.000,00 x 0,65%................................................ 2.925,00
COFINS..450.000,00 x 3%................................................ 13.500,00

ISSQN...450.000,00 x 5%................................................. 22.500,00
*alíquota depende do município, neste
calculo utilizei a alíquota máxima de 5%.

TOTAL TRIMESTRAL................................ 81.885,00

O custo por mês seria de 27.295,00 (81.885,00/3)

*Considerando que você não tem Funcionários.

O pagamento dos tributos PIS, COFINS e ISSQN é mensal e o IPRJ e CSLL é ao final de cada trimestre.

*Este cálculo é apenas para você ter uma visão de como é tributado somente no caso de prestação de serviço no lucro presumido, conforme o faturamento citado.

Você deve procurar um contador, para lhe esclarecer suas dúvidas e também para ajudar na escolha da forma de tributação, mais condizente com sua realidade.

Thiago Almeida da Silva

Thiago Almeida da Silva

Bronze DIVISÃO 5 , Contador(a)
há 12 anos Terça-Feira | 26 março 2013 | 13:55

Bom dia,

Se você desenvolve o conteúdo, acredito que a sua atividade pode ser classificada dentro dos serviços de tecnologia da informação.

Acesse este site:

www.cnae.ibge.gov.br 2.1 - Subclasses@0@cnaefiscal@0

Vou pesquisar um pouco, e posto depois...

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade