x

FÓRUM CONTÁBEIS

LEGALIZAÇÃO DE EMPRESAS

respostas 2

acessos 1.350

Alteração de Presumido para Empresario Individual

Mauro Victor

Mauro Victor

Bronze DIVISÃO 4 , Analista Contabilidade
há 12 anos Sexta-Feira | 29 março 2013 | 08:28

Bom dia!

Preciso de uma ajuda de alguém entendido no assunto.
Tenho uma empresa de consultoria no Paraná(Lucro Presumido)com vários sócios e gostaria de aproveitar o CNPJ e alterar a sociedade, de 03 sócios para um somente, alterar ramo de atividade, alterar endereço, e de presumido para empresário individual. Já obtive informação com a Junta Comercial que pode ser feita a alteração para Empresario individual. Gostaria de saber se posso alterar todas essas informações, pois, a empresa se descaricteriza totalmente? E se puder, é possível altera-las todas de uma vez (somente um processo na junta), ou, tenho que alterar sociedade, alterar endereço, ramo de atividade e depois presumido para empresario individual (um processo por vez)?

Phillipe Gambôa
Consultor Especial

Phillipe Gambôa

Consultor Especial , Gestor(a)
há 12 anos Sexta-Feira | 29 março 2013 | 10:19

Opa acho que você acabou confundindo foi tudo.

Não se pode mudar de presumido para individual, porque ?

Presumido se trata de um regime tributário e o que determina isto é o cnae (atividade) e não se ela é uma sociedade ou individual.

EI ou empresário individual - é uma empresa que possui apenas 1 titular não tem nada haver com presumido.

---

Mais vamos lá a suas perguntas. Você poderá sim, alterar o ramo de atividade, alterar endereço e transformá-la de sociedade ltda para empresário individual.

Já no caso do lucro presumido, dependerá da atividade (cnae) que será exercida a atividade, e mudança de regime só pode ser feita uma vez por ano, no caso de 01 a 31 de janeiro. Portanto só poderá mudar de regime tributário em 2014.

Espero que tenha ficado claro.

-----
Abertura, alterações e baixas em PE
Revisão de processos
Implantação de padronização em escritórios contábeis
Consultoria e assessoria empresarial
Auditoria para escritórios e gestão de processos internos
-----
Orçamento gratuito
-----
Tel/Whats - (81) 99801.9055
SANDRO BR

Sandro Br

Prata DIVISÃO 1 , Contador(a)
há 11 anos Terça-Feira | 18 junho 2013 | 23:49

boa noite Phillipe Gambôa,
estou com a seguinte duvida: no presumido pode ser aberto na condição de empresa´rio individual ou necessariamente deve ser ltda?

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade