Inscreva-se CONBCON 2025
x

FÓRUM CONTÁBEIS

LEGALIZAÇÃO DE EMPRESAS

respostas 1

acessos 1.073

Abertura de empresa para micro empreendedor

JESSYKA PEREIRA SANTOS

Jessyka Pereira Santos

Iniciante DIVISÃO 1 , Vendedor(a)
há 12 anos Sábado | 20 abril 2013 | 01:33

Boa noite!!!

Pessoal, preciso de ajuda.
Eu abri um pequeno negocio, onde eu vendo semi joias, tanto pela internet (já tenho site próprio e envio para todo o Brasil) quanto pessoalmente. A atividade é recente, apenas 6 meses, porem, ocorre que o faturamento e as despesas decorrente de compras de mercadorias estão crescendo muito rapidamente. o faturamento está em torno dos 2 a 3 mil por mês oscilando para mais e para menos, porem com crescimento rápido.
Gostaria de legalizar a minha atividade, até por que, com este fluxo de entrada e saída, preciso fazer isso urgente! Minha dúvida é; qual o tipo de escrituração que devo fazer? Posso me cadastrar como MEI? e se o meu faturamento ultrapassar, como deverei proceder? não seria melhor abrir logo uma ME?

Sei que preciso procurar um escritório de contabilidade, mas gostaria de ter pelo menos uma ideia, sobre qual escrituração seria melhor para o meu negocio.

Agradeço a atenção de todos!

Grata.

Tiago  de Lannes

Tiago de Lannes

Ouro DIVISÃO 1 , Contador(a)
há 12 anos Quarta-Feira | 1 maio 2013 | 09:29

BOm dia,

Jessyka Pereira Santos,

Você pode constituir inicialmente um MEI que terá faturamento no máximo 5 mil mensal.

Se o faturamento ultrapassar em até 20% (6000,00) você pagará a diferença como empresa ME (4% ou 2,75% conforme a classificação fiscal da mercadoria em ST ou Tributada) a diferença se dará no mês em que ultrapassar.

Caso o faturamento ultrapassar em mais de 20% (7000,00 por exemplo) você terá que recolher como empresa ME desde janeiro do ano calendário ou desde a data de abertura se esta se da posterior a janeiro.

Se o faturamento ultrapassar procure um profissional contábil para lhe auxiliar como recolhimento da diferença.

Como MEI você está dispensada de contabilidade formal, mas a contabilidade é uma excelente ferramenta de gestão, de modo que é sempre aconselhável realiza-la.

Abraços espero ter lhe ajudado.

Tiago de Lannes

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade