Erich José Ribeiro Santos
Prata DIVISÃO 2 , Contador(a)Boa tarde,
Antes de expôr a minha dúvida, venho dizer que não sei se a sala está correta, então pus nesta por achar a mais adequada, me desculpem administradores se eu estiver errado...
Caros colegas,
Venho expôr uma situação que venho passando e gostaria de saber o que vocês fazem/fariam se ocorresse com vocês. A cerca de um mês estou fazendo os procedimentos de transformação de MEI para ME (Simples Nacional) para um empresário que desde o início aparentou ser suspeito, ele veio com os documentos da MEI, no caso o CCMEI e CNPJ, e reparei que ele trabalhava com cerca de 10 ramos de atividade, todos do ramo de comércio de materiais de construção (como em geral, elétrico, hidráulico, tintas, vidros, madeira, ferragens...), por bom senso se imaginaria uma loja no mínimo de pequeno porte e impossível de ser movimentada no MEI, mas até ai tudo bem, fizemos o procedimento todo de migração MEI para ME, Junta Comercial, Receita Federal, assim vai, e recebemos pelo serviço, logo ele veio pedindo vários tipos de comprovantes de renda, antes de movimentar a empresa, pois disse que precisava abrir conta em banco, lojas, e todos em valores de cerca de R$ 1700,00 - 2500,00. Outra coisa é que eles vieram de outra cidade, o empresário no caso é natural de MG (bem longe daqui) e um amigo dele veio de Franca - SP. Sobre o amigo dele, um dia veio dizendo que traria a contabilidade de uma "empresa" que ele possui em Franca - SP para nossa responsabilidade, e nessa ele estava com alguns documentos em mãos, como o Requerimento de Empresário desta empresa, e vi que ele possuía dois CPF, um com um nome e numeração e o outro com numeração e nome diferente, sendo isso legalmente impossível, ficou confirmado que os dois seriam possíveis "picaretas" que vieram a nossa cidade (pequena, no interior do Paraná), e estão de passagem para fazer empréstimos e compras a prazo em lojas, tudo em nome da empresa (que era MEI e passamos para o Simples) e em seguida sumir daqui e ir para outra onde provavelmente irão repetir o esquema.
Concluindo, eu gostaria de saber se isso pode acarretar algum problema para nós aqui do escritório, e aproveitar para saber o que fariam se identificassem possíveis clientes picaretas, se vocês possuem algum procedimento para selecionar e não pegar algum novo cliente que venha lhe dar dores de cabeça.
Aguardo a opinião de todos que visitarem o tópico, desde já agradeço a paciência em ler o texto todo e as respectivas respostas.
Atenciosamente, Erich José.