Sergio Evaristo
Iniciante DIVISÃO 1 , Técnico EdificaçõesBoa tarde! Sou de Brasília-DF e estou com um grande problema.
Abri uma empresa com minha esposa de Compra, Reforma e Revenda de Veículos faz cerca de 6 meses atrás.
Solicitamos um amigo contador com nome de Márcio que o fizesse, pois o mesmo disse, que para se abrir uma empresa, nós precisaríamos de R$ 5.000,00. Não tínhamos esse dinheiro.
Então o Márcio se dispôs a fazer o serviço de graça e que nos cobraríamos somente as taxas, que seriam no valor exato de R$ 1.200,00.
Ainda nos disse que teríamos que pagar uma taxa para o cartão do CNPJ de R$ 350,00 e que sem ele não faríamos nada.
Pagamos a ele ainda cerca de R$ 260,00 para combustível para execução.
Já fazem cerca de 6 meses que pagamos e não recebemos a empresa pronta.
Sempre uma desculpa.
Sempre volta a documentação com algum problema. Não acaba nunca. É uma enrolação só.
Descobrimos que o Márcio havia contratado outro contador chamado William para fazer o serviço e que o Márcio pagou R$ 300,00.
Quer dizer, o Márcio embolsou cerca de R$ 1.460,00 nosso.
O contador William, não tem culpa, nós sabemos. O mesmo queria nos contatar direto, mas o nosso suposto amigo Márcio, não queria permitir. Tudo tinha que passar direto por ele primeiro, antes de chegar para a gente. E tudo era "uma vida" até para nos dar uma notícia.
Porque seria? Tirem suas próprias conclusões.
Então cancelamos. Solicitamos o dinheiro de volta. O contador Márcio, nos disse que iria ver a devolução e até hoje estamos esperando. Já tem 1 semana e não nos liga, quando ligamos não atende, quando enviamos email não responde.
Ele disse que tinha todas as notas referentes aos pagamentos feitos e até hoje não vimos uma sequer.
Nossas perguntas são as seguintes:
1) Esses valores para as taxas estão corretos? Pois fui a dois contadores e me falaram que ele estava nos roubando feio e que para se abrir uma empresa somente pagando taxas, não chegaria a R$ 300,00?
2) Não temos as notas que significam esses valores de pagamento. O que temos que fazer para reaver esse dinheiro ou obter as notas como prova?
3) Há como reclamar no Conselho de Contabilidade? Conseguir alguma liminar em algum lugar, para que possamos reaver esse dinheiro ou uma parte dele?
4) Isso seria caso de polícia do tipo estelionato? Ou seria caso de um Juiz de pequenas causas? Ou mesmo com um advogado?
5) Há como nós bloquearmos ou impedirmos que ele exerça a profissão até a devolução do dinheiro?
6) Qual o máximo de tempo em demora, para se abrir uma empresa? Há a possibilidade de se pedir uma indenização pelo tempo além da margem máxima?
Desde já agradeço todos os leitores.
Sempre há alguém que passa o mesmo aperto.
Ficamos no aguardo de alguma luz.
Obrigado.