Talita, sempre digo que um escritório de contabilidade é uma grande escola, pois, conforme o perfil do escritório, terás oportunidade de vivenciar a teoria e a prática simultaneamente, de muitas tarefas.
Estás citando aqui a questão dos regimes de tributação... é fundamental conheceres com profundidade todos para que estejas apta a sugerir o melhor para cada um dos clientes, medindo os riscos. Quem disse que o lucro real é sempre o melhor? Tenho clientes que possuem perfil para serem tributados pelo lucro real, mas há vantagens em ser lucro presumido ou, em alguns casos, até Simples Nacional.
Se dominas o lucro real, o mais complicado já sabes, principalmente no que tange as obrigações junto a RFB. Agora, precisas dominar os demais para definir o melhor caminho para cada cliente em cada momento.
Respeito, mas discordo da colocação que migrar do Real para outro regime é desaprender. O Simples Nacional também é complexo, tem a segregação de receita, diferentes tabelas de incidências, regras para permanecer no regime quanto a sócios e faturamento... barbada era o antigo Simples Federal.
Enfim, não estás desaprendendo, mas tendo uma grande oportunidade de ampliar o seu conhecimento fiscal.
Sucesso!