x

FÓRUM CONTÁBEIS

SOBRE O PORTAL CONTÁBEIS

respostas 6

acessos 2.842

Indústria x Escritório Contábil

TALITA MASKALENKAS

Talita Maskalenkas

Prata DIVISÃO 1 , Analista Fiscal
há 11 anos Quinta-Feira | 17 abril 2014 | 22:46

Boa noite pessoal,

Preciso de ajuda, mês que vem começo no meu novo emprego e ansiosa demais... mas tenho milhares de dúvidas. Antes trabalhava em Indústria, Lucro Real, um só tipo de tributação, agora estou indo para uma Contabilidade, com "N" possibilidades, muita tributação diferenciada... o que vocês podem me dar de conselhos? Sugestões? Opiniões? Dicas...

Agradeço...

Talita

SAMUEL BARBOSA MACHADO

Samuel Barbosa Machado

Bronze DIVISÃO 3 , Analista Fiscal
há 11 anos Quinta-Feira | 24 abril 2014 | 11:55

Bom dia, Talita

Já passei por essa experiência, trabalhava em uma indústria LUCRO REAL (matriz) filiais (Lucro Presumido) as adequações perante o perfil tributário de cada empresa, e hoje trabalho em escritório de contabilidade, aconselho a você criar um perfil tributário a cada empresa em planilha fazer observações de suas particularidades para cada empresa deixando claro o CNAE, Alíquota do Imposto, enquadramento do Regime, entre outras observações do dia a dia, me ajudou muito e hoje consigo gerir minha rotina no prazo dos pagamentos dos impostos.

Cordialmente, espero poder ter-lhe ajudado.

"Quem não vive para servir, não serve para viver" ...Dalai Lama
Rodrigo Mattos

Rodrigo Mattos

Prata DIVISÃO 2 , Analista Fiscal
há 11 anos Quinta-Feira | 24 abril 2014 | 16:05

se vc trabalhou com o Lucro Real, as demais ficam bem mais fáceis de vc aprender, pois o REAL é osso duro de roer...
Se for cuidar de todas as tributações e não de uma especifica, vc pode separar cada empresa por sua tributação, dando mais atenção as do REAL, Presumido, simples... pois a bomba maior esta nos regimes onde as declarações pra Receita são mais exigentes, e as multas são destruidoras...
de resto boa sorte no novo emprego... :D

TALITA MASKALENKAS

Talita Maskalenkas

há 10 anos Sábado | 21 junho 2014 | 21:45

Olá amigos,

Então, consegui... planilhei as empresas, obrigações e deu tudo certo no 1º mês, pesquisei bastante sobre Presumido e Simples Nacional... Eu acho o Lucro Real muito bom de se trabalhar (particularmente, me identifico muito e gosto). Mas infelizmente não me adaptei à empresa na qual entrei... sempre procuro muito saber o que faço, estudo de causa e analisar tudo que faço e o que foi feito anteriormente e parece que algumas empresas não gostam disso, rsrs. Bom, to à procura de uma nova oportunidade... mas muito obrigada... ajudou muito estas dicas... :D

Steffany Santana

Steffany Santana

Prata DIVISÃO 2 , Contador(a)
há 10 anos Domingo | 22 junho 2014 | 09:55

Talita, interessante o que postou.
Empresas do Lucro Real são obrigadas a ter controles rigorosos e uma disciplina muito grande.

Sempre costumo dizer que o profissional contábil começa a "desaprender" quando migra para outros tipos de tributação, já "em alguns casos", os controles são ínfimos e a cultura organizacional bem diferente em relação ao lucro real.

Abraço,
Steffany

TALITA MASKALENKAS

Talita Maskalenkas

há 10 anos Terça-Feira | 24 junho 2014 | 16:13

Oi Steffany,

Realmente, quando fui para o escritório Contábil, fiquei assustada, porque trabalhava com uma só tributação, um grupo fechado de produtos e é tão pulverizado o que tem nos Escritórios Contábeis, correria para fechar 50/60 empresas/mês, muitas delas com Gia, Sped, Efd... sendo que o atraso acarreta multas, pelo menos no Efd e Sped. Acabei gostando, pois sou muito crítica e gosto muito de viver planilhada...

Abraço,

Talita

Tiago Pompermaier

Tiago Pompermaier

Prata DIVISÃO 1 , Gestor(a)
há 10 anos Quinta-Feira | 3 julho 2014 | 18:04

Talita, sempre digo que um escritório de contabilidade é uma grande escola, pois, conforme o perfil do escritório, terás oportunidade de vivenciar a teoria e a prática simultaneamente, de muitas tarefas.

Estás citando aqui a questão dos regimes de tributação... é fundamental conheceres com profundidade todos para que estejas apta a sugerir o melhor para cada um dos clientes, medindo os riscos. Quem disse que o lucro real é sempre o melhor? Tenho clientes que possuem perfil para serem tributados pelo lucro real, mas há vantagens em ser lucro presumido ou, em alguns casos, até Simples Nacional.

Se dominas o lucro real, o mais complicado já sabes, principalmente no que tange as obrigações junto a RFB. Agora, precisas dominar os demais para definir o melhor caminho para cada cliente em cada momento.

Respeito, mas discordo da colocação que migrar do Real para outro regime é desaprender. O Simples Nacional também é complexo, tem a segregação de receita, diferentes tabelas de incidências, regras para permanecer no regime quanto a sócios e faturamento... barbada era o antigo Simples Federal.

Enfim, não estás desaprendendo, mas tendo uma grande oportunidade de ampliar o seu conhecimento fiscal.

Sucesso!

Tiago Pompermaier
Contador

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade